Síndrome do túnel do carpo
Síndrome do túnel do carpo

Cirurgia para Túnel do Carpo

A cirurgia como forma de tratamento para a síndrome do túnel do carpo está particularmente indicada para os indivíduos que já fizeram algumas sessões de fisioterapia e não apresentaram nenhuma ou pouca melhora.

A cirurgia é feita por um ortopedista, é relativamente simples e não demora. Após a cirurgia recomenda-se repouso e o uso de uma tala para imobilizar o punho para evitar danos causados pela movimentação do punho.

Não é preciso tomar medicação, somente um analgésico caso o indivíduo sinta muita dor na região. Mesmo depois da cirurgia recomenda-se fazer algumas poucas sessões de fisioterapia para evitar que as cicatrizes da cirurgia fiquem aderidas e impeçam a livre movimentação do nervo mediano.

Túnel do Carpo

A síndrome do túnel do carpo é uma doença ortopédica que atinge o nervo mediano, na região do punho. Ela causa dor e fraqueza na mão e o seu tratamento vai depender da gravidade. Algumas pessoas fazem fisioterapia e sentem-se melhor, outras precisam realizar uma cirurgia para solucionar o problema.

Essa doença aparece quando há um estreitamento da região por onde passa o nervo mediano, e este acaba sendo comprimido. Este estreitamento pode ocorrer por diversos motivos como por uma inflamação causada por movimentos repetitivos deficiência de vitamina B e se os dois punhos estiverem comprometidos, é preciso avaliar a cervical.

Tratamento para Síndrome do Túnel do Carpo

O tratamento para a síndrome do túnel do carpo deve ser feito inicialmente com fisioterapia. A fisioterapia vai visar desinflamar a região, diminuindo as dores e aumentando a capacidade de movimentação do punho e dos dedos.

O tratamento pode ser demorado, mas isso vai depender sempre da gravidade da situação, cada caso é um caso diferente.

Às vezes é necessário fazer uma cirurgia para cortar um pedacinho do ligamento e aumentar o espaço em que o nervo mediano passa. Neste caso é preciso esperar alguns dias para cicatrizar e então voltar à fisioterapia.

Não é certo que a pessoa vá deixar de sentir os incômodos provocados pela síndrome, mas a fisioterapia irá conseguir diminuir as dores e aumentar a qualidade de vida da pessoa.

Síndrome do túnel do carpo

A síndrome do túnel do carpo é consequência da compressão do nervo mediano, que passa pelo punho e inerva a palma da mão. Pode afetar uma ou ambas as mãos.

Os sintomas são dormência, formigamento, dor nos três primeiros dedos da mão, podendo apresentar dor e formigamento no braço e no ombro.

O uso prolongado de teclados de computador também tem sido considerado causador da síndrome do túnel do carpo, porém as gestantes e os indivíduos diabéticos ou com hipoatividade da tireóide apresentam maior risco de apresentar essa síndrome.

Se não tratada ao longo do tempo, os músculos da palma da mão podem enfraquecer e atrofiar.

O melhor tratamento para essa síndrome é a interrupção de todas as atividades que exijam uma hiperextensão do punho ou que exerçam uma maior pressão sobre o nervo mediano. Em casos mais crônicos, a acirurgia pode ser útil.

Votação
O que você acha desse site? Dê sua nota
9|95|blue
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (2641 votos)




ONLINE
1





Partilhe este Site...