comidas tipicas, acompanhamentos...
comidas tipicas, acompanhamentos...

Asinha


 (sopa) de azeite
½  (chá) de leite
1 quilo de asas de frango com a coxinha da asa
Sal, orégano e pimenta-do-reino a gosto
2 dentes de alho amassados


Em uma tigela, temperar as asinhas com os dentes de alho, sal, orégano, pimenta-do-reino, o azeite e o leite. Misturar bem e deixar descansar por 4horas para pegar o tempero. Espetar as asinhas em espetos de bambu ou de metal, começando pela coxinha e terminando na ponta da asa de forma que elas fiquem abertas e esticadas. Levar à grelha da churrasqueira e deixar assar por 10 minutos de cada lado ou até dourar. Retirar e servir.

 

Almôndegas de frango


 sopa de salsinha
500 gramas de peito de frango picado
pimenta de reino a gosto
2 dente e alho
1 cebola


Passar todos os ingredientes no processador. Só fazer as bolinhas passar na farinha de rosca e fritar.

 

Asa de frango com creme de cebola


 (sopa) de maionese
 de sopa mostarda
1 creme de cebola (ou sopa de cebola)
1 quilo de asas de frango


Misturar a maionese, a mostarda, e o creme de cebola. Levar ao forno médio por aproximadamente 40 minutos ou (depende da asa, se for grande um pouco mais), até ela ficar dourada. Obs: Fica melhor ainda se assar em churrasqueira.

 

Batata Recheada com Frango


colheres de (sopa) de manteiga
1 cebola média picada
1 peito de frango sem osso (300 g) cortado em tirinhas
Sal e pimenta-do-reino a gosto
colheres de (sopa) de farinha de trigo
2 e ½ colheres de (sopa) de catchup
xícara de creme de leite
colher de (sopa) de molho inglês
4 batatas grandes com casca, lavadas


Numa forma refratária, coloque a manteiga e a cebola e leve ao microondas, micro-ondas, Micro-ondas, em potência alta, por 3 minutos. Junte o frango temperado com sal e pimenta e cozinhe por mais 2,5 minutos em potência alta. Misture na metade do tempo. Acrescente a farinha aos poucos e misture. Junte os ingredientes restantes e cozinhe em potência alta por mais 3 minutos. Misture na metade do tempo, retire do forno e reserve. Coloque as batatas num refratário (faça furos em todas elas com um garfo) e leve ao micro, em potência alta, por 10 minutos ou até ficarem macias. Sirva as batatas cortadas ao meio recheadas com o creme de frango reservado.

 

Bife de peito de frango


 (sopa) de queijo ralado
2 pãezinhos franceses demolhados em um pouquinho de leite
½ pimentão verde ou vermelho ou amarelo picado
5 azeitonas verdes picadinhas
1 peito de frango cru
cebola batida
1 ovo inteiro
Temperos
cebolinha
salsa
sal


Passar o peito cru pelo processador. Em uma tigela, juntar o peito aos outros ingredientes. Amassar bem e fazer bifes bem apertados, como se fossem hamburguers baixos. Passar na farinha de pão misturada com queijo ralado. Fritar em óleo quente.

 

Bobó de frango


 (sopa) de coentro picadinho
 (sopa) de óleo
 (chá) de purê de tomate
 (chá) de leite de coco
1 quilo de peito de frango em cubinhos
3 cubinhos de caldo de galinha
2 cebolas médias picadinhas
Pimenta-do-reino a gosto
1 quilo de mandioca cozida
Suco de 1 limão


Temperar o frango com o suco de limão e o caldo de galinha amassado. Deixar tomar gosto por 30 minutos. Refogar bem o frango no óleo, mexendo sempre. Acrescentar as cebolas, o purê de tomate e cozinhe, em fogo baixo, por 20 minutos. Reservar. Bater a mandioca no liquidificador com 1 xícara (chá) de água e o leite de coco. Juntar ao frango reservado e levar ao fogo, mexendo sempre, até ferver. Acrescentar a pimenta-do-reino e o coentro. Servir quente.

 

Bobó de frango


 (sopa) de ketchup
leite suficiente para bater as batatas
cheiro verde e sal a gosto
1 quilo de batatinha cozida
1 lata de milho verde
4 tomates sem pele
1 lata de ervilha
1 knorr de frango
1 peito de frango
1 cebola media


Cozinhar as batatas com sal, fazer um molho com o frango e os temperos, bater as batatas no liquidificador com o leite massa mais dura que mole, misturar este creme com o molho do frango e deixar cozinhar mais 5 minutos e por último colocar o ketchup.

 

Bobó de Frango


 (café) de alecrim (seco ou fresco)
 (sopa) de óleo vegetal
 (chá) de sal
500 gramas de peito de frango cortado em cubinhos
500 gramas de mandioca ou aipim cozido
1 cubinho de caldo de galinha
200 ml de leite de côco
½ litro de leite de vaca
2 cebolas médias picadas
2 dentes de alho picados
3 tomates maduros picados
Molho de pimenta a gosto


No liquidificador bater o leite de coco, o leite de vaca, a mandioca cozida e o caldo de galinha, formando um creme. Reservar. Em uma panela colocar o frango, o óleo, o sal, a cebola, o alho, o alecrim, a pimenta e refogar por 10 minutos ou até corar. Acrescentar os tomates picados. Tampar a panela e cozinhar até o frango ficar macio. Acrescentar o creme de mandioca e cozinhar em fogo baixo por mais 5 minutos, mexendo sempre. Servir com arroz branco.

 

Bobó de Frango


 de chá caldo do cozimento do frango
½  de chá coentro picado
 de sopa azeite de dendê
 de sopa óleo
1 quilo peito de frango cortado em cubinhos
4 tomates bem maduros (sem pele) picados
1 garrafinha leite de coco (200 ml)
1 quilo mandioca cozida picada
3 dentes de alho amassados
Molho de pimenta a gosto
1 cebola grande picada
Sal a gosto


Temperar o frango com sal e refogar no óleo. Acrescentar o alho, a cebola, os tomates e deixar cozinhar em fogo baixo. Enquanto isso processar a mandioca com o caldo do cozimento até obter um purê. Juntar ao refogado, acrescentar o leite de coco, aumente o fogo e mexer bem. Então colocar o dendê, a pimenta e o coentro. Mexer mais um pouco, acerte o sal, se necessário, e colocar em uma travessa. Servir com arroz branquinho e mandioquinha frita.

 

Bobó de frango


 (sopa) de azeite de dendê
 (sopa) de molho de tomate
 (sopa) de azeite
1 quilo de peito de frango cortado em cubos
sal e pimenta do reino a gosto
salsinha picada para polvilhar
4 cebolas grandes em rodelas
10 dentes de alho socados
200 ml de leite de coco
½ litro de cachaça branca
1 litro de caldo de frango
1 cebola pequena picada
1 quilo de macaxeira


Descascar a macaxeira e colocar em uma panela grande, preferencialmente de barro. Fazer uma camada de cebola em rodela. Temperar com sal e cobrir com o caldo de frango ou de camarão. Levar para cozinhar em fogo baixo até que a macaxeira esteja cozida. Retirar e triture a macaxeira ainda quente. Reservar a água do cozimento. Numa panela grande dourar o alho com a cebola picada. Juntar o frango ou o camarão e refogar bem. Adicionar as 4colheres de cachaça e deixar o álcool evaporar. O restante da cachaça (meio litro) reservar e não utilizar para outros fins, é do cozinheiro. Misturar o azeite de dendê, o molho de tomate e o caldo de frango. Temperar com sal e pimenta. Abaixar o fogo e cozinhar até que o frango ou o camarão esteja cozido. Retirar o frango ou o camarão e transferir para uma vasilha. Voltar com a panela e o caldo para o fogo. Adicionar macaxeira triturada, o leite de coco e cozinhar em fogo baixo por 10 minutos. Juntar o frango ou o camarão e deixar esquentar. Desligar o fogo e misturar a salsinha. Transferir tudo da panela para uma travessa e servir quente com arroz branco e salada. Guarde um pouco para o coitado do cozinheiro, que vai acordar com ressaca e com fome. Você pode substituir o frango cortado em cubos, por camarão. Mas cuidado: substitua o nome da receita por BOBÓ DE CAMARÃO. E atenção: O camarão, depois de descascado, sem cabeça e rabo, não precisa cortar em cubos. Se for pequeno usar inteiro, se grande, apenas cortar em rodelas.

 

Bobó de Frango


1 quilo de peito de frango em cubinhos
Suco de 1 limão
3 cubinhos de caldo de galinha
colheres de (sopa) de óleo
2 cebolas (médias) picadinhas
xícara de (chá) de purê de tomate
1 quilo de mandioca cozida
xícara de (chá) de leite de coco (200 ml)
Pimenta-do-reino a gosto
colheres de (sopa) de coentro picadinho


Tempere o frango com o suco de limão e o caldo de galinha amassado. Deixe tomar gosto por 30 minutos. Refogue bem o frango no óleo, mexendo sempre. Acrescente as cebolas, o purê de tomate e cozinhe, em fogo baixo, por 20 minutos. Reserve. Bata a mandioca no liquidificador com 1 xícara de (chá) de água e o leite de coco. Junte ao frango reservado e leve ao fogo, mexendo sempre, até ferver. Acrescente a pimenta-do-reino e o coentro. Sirva quente.

 

Bolinhas de frango


 (sopa) de queijo ralado
6 tomates bem maduros sem casca e sem semente
1 lata de creme de leite sem soro
½ quilo de peito de frango
Tempero e sal a gosto
4 batatas médias

Temperar o peito de frango bem temperado e cozinhar, após cozido desfiar e colocar em uma forma. Cozinhar a batata e depois amassar e misturar o queijo ralado, fazer bolinhas e colocar em volta do frango desfiado que esta na forma. no liquidificador colocar os tomates sem casca e sem semente, o creme de leite sem soro e mais ou menos um copo do caldo que foi cozinhado o frango, (por isso temperar bem o frango). Bater tudo e após despejar em cima do frango e da batata e levar ao forno para dourar. Sirva com arroz branco e batata palha.

Camarões empanados


16 camarões
100 gramas de farinha de trigo
4 claras de ovo
fermento em pó
amido de milho
1 limão
pimenta
leite
óleo
sal


Descascar os camarões deixando os rabinhos. Retirar as tripas. Lavar e esfregar bem com sal e caldo de limão. Deixar de molho no caldo de limão, sal e pimenta por mais ou menos 1 hora. Bater as claras, juntar a farinha de trigo e 2 colheres (sopa) de amido de milho, 1 colher (chá) de fermento e leite para obter uma massa mole. Retirar os camarões do tempero e escorrer bem, passar na mistura de claras e olhe se ficaram bem cobertos de massa. Fritar em bastante óleo bem quente até ficarem bem dourados. Colocar em papel para retirar o excesso de gordura. Servir com ervilhas passadas na manteiga e fatias de limão.

 

Canja de galinha


 de arroz
pimenta
tomates
1 galinha
cebola
alho
salsa
sal


Limpar a galinha, cortar em pedaços. Secar bem cada pedaço com um guardanapo. Colocar bastante azeite numa panela e vá fritando os pedaços de galinha, muito bem fritos. Não colocar muitos pedaços, juntos, pois dificulta a fritura. Revirar a maior parte do azeite da panela, deixando apenas o necessário para a canja, Juntar o alho moído, a cebola ralada, a salsa picadinha, o sal e os tomates sem pele. Colocar nesse molho, os pedaços de galinha, deixar quase secarem os tomates e acrescentar a água necessária para a canja. Quando a galinha estiver cozida, retirar os pedaços, separe a carne dos ossos e levar de novo a carne ao caldo. Despejar nele o arroz e deixar amolecer bem e engrossar o caldo. Servir a canja quando o caldo estiver bem engrossado.

 

Canja de Galinha


xícaras de arroz 
cebola ralada 
alho moído 
salsa picadinha sal 
pimenta 
tomates (sem peles) 
1 galinha


Limpe a galinha e pique-a em pedaços. Seque bem cada pedaço num guardanapo. Coloque bastante azeite numa panela e vá fritando os pedaços de galinha, muito bem fritos. Nunca muitos pedaços juntos para fritar, que dificulta. Coloque alho, a cebola a salsa, o sal os tomates sem pele. Coloque nesse molho, os pedaços de galinha, deixe quase secar os tomates e coloque a água necessária para a canja.-Quando a galinha cozinhar, despeje o arroz e deixe-o amolecer bem e engrossar o caldo. Sirva bem quente.

 

Couve-flor com frango


1 requeijão de preferencia tipo catupiri
5 coxas e sobre-coxas (frango)
3 dentes de alho amassados
1 cebola média picada
sal e tempero a gosto
½ copo de água
1 couve-flor


Em uma panela refogar o alho e a cebola até ficarem dourados, acrescentar as coxas e sobre-coxas, deixar refogar. Acrescentar o tempero. Depois de refogado colocar a água e a couve-flor (já cortada e lavada) Tampar a panela para cozer a couve. Mexer uma vez depois de um tempinho de cozida com cuidado para não desmanchar a couve-flor. Acrescentar o requeijão mexer com cuidado.

 

Coxa com bacon


 (sopa) de vinagre
Salada e farofa para acompanhar
200 gramas de bacon fatiados
Sal e pimenta-do-reino a gosto
3 dentes de alho amassados
1 quilo de coxa de frango


Em uma tigela, colocar as coxas de frango. Adicionar sal, pimenta-do-reino, o vinagre e o alho amassado. Deixar descansar por 20 minutos. Enrolar as fatias de bacon nas coxas. Colocar em uma assadeira e levar ao forno, preaquecido, por 30 minutos ou até assar e dourar. Retirar do forno e servir. Se desejar, servir acompanhado de salada e farofa.

Coxa de festa


 (sopa) de salsa picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
8 coxas de frango desossadas
150 gramas de salame moído
2 dentes de alho amassados
100 gramas de ricota
1 lata de cerveja


Temperar as coxas com sal, pimenta e o alho. Adicionar o salame, a ricota e a salsa e colocar sal se necessário. Encher as coxas com a mistura e fechar com palitos de dente. Colocar em um refratário, cobrir com a cerveja e fechar com papel-alumínio. Levar ao forno médio, preaquecido, por 50 minutos. Retirar o papel e deixar mais 30 minutos para dourar. Servir sobre folhas de alface em uma travessa, acompanhada de arroz branco.

 

Coxa de Frango Assada na Cerveja


6 coxas de frango
6 fatias de bacon
1 lata de cerveja
1 dente de alho
colheres de (sopa) de suco de limão
Pimenta-do-reino
1 cebola média
Orégano
Sal


Tempere as coxas com alho espremido, suco de limão, sal, pimenta-do-reino, orégano e cebola picada. Deixe no tempero por 1 hora. Retire as coxas do tempero, enrole-as com as fatias de bacon, prenda com palito e arrume-as em uma assadeira, cubra-as com o tempero, acrescente ½ lata de cerveja e leve ao forno quente para assar. Durante o cozimento acrescente o resto da cerveja e vá regando de vez em quando com o molho formado no fundo da assadeira.

 

Coxa de frango empanada


1 quilo de coxa de frango
1 tablete de caldo de galinha
1 litro de água
sal

Creme:
3 e ½  (sopa) de manteiga ou margarina
½  (chá) de água
½  (chá) de farinha de trigo
3 batatas cozidas
2 ovos
sal e pimenta
Farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar


Cozinhar as coxas de frango na água com o caldo de galinha e sal (opcional).

Creme:
Em uma panela colocar a água e a manteiga. Deixar ferver, juntar a farinha e mexer até se agregar aos demais ingredientes. Retirar do fogo e acrescentar as batatas cozidas e espremidas. Se desejar, neste momento adicionar queijo e orégano. Juntar os ovos um a um, o sal e a pimenta. Misture. Empane as coxas de frango com o creme e passar na fainha de rosca. fritar em óleo quente e escorra. Polvilhar queijo ralado (opcional).

 

Coxa de Frango Empanada



1ª Parte
15 coxas de frango
1 litro de água
½ cebola picada
2 dentes de alho picados
100 gramas de margarina
Sal e salsinha a gosto
2 tabletes de caldo de galinha
4 gemas
200 gramas de farinha de trigo

2ª Parte
Óleo para fritura
Ovos e farinha de rosca para empaná-las


Refogue a margarina, a cebola, o alho, a salsinha e o sal. Coloque as coxas, os tabletes de caldo de galinha e a água. Cozinhe e reserve o caldo. Torne a levar o caldo ao fogo e, quando estiver fervendo, incorpore as gemas e a farinha de trigo, formando um creme. Após tudo pronto, espere esfriar um pouco e empane as coxas. Passe-as pelos ovos batidos e em seguida pela farinha de rosca. Após tudo pronto, frite-as em óleo quente.

 

Coxa de frango recheada


1/3  (chá) de azeitonas pretas picadas
½  (chá) de leite
 (sopa) de cheiro verde picados
6 coxas de frango dessosadas
Sal e pimenta do reino a gosto
2 pães franceses amanhecidos
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados


Temperar as cochas com sal pimenta e reservar. Em uma tigela umedecer os pães com o leite e espremer. Colocar em uma vasilha. Adicionar a cebola o alho as azeitonas o cheiro-verde sal e pimenta. Rechear as coxas colocar em um refratário de 20 cm x 18 cm. Cobrir com papel-alumínio e levar ao forno médio preaquecido por 25 minutos. Retirar o papel e voltar ao forno por mais 20 minutos ou até dourar. Retirar e servir.

 

Coxinhas de galinha


1 galinha pequena ou um frango grande
 (sopa) de amido de milho
pimenta ardida se gostar
pimenta do reino
½ litro de leite
farinha de rosca
salsinha
tomates
óleo
cebola
alho
sal


Limpar uma galinha e cortar em pedaços. Levar ao fogo uma caçarola com óleo, sal, cebola, alho, pimenta do reino. Colocar os pedaços de galinha e deixar fritar bem. Quando estiver bem dourado, juntar os tomates e deixar que estes cozinharem bem. Juntar água aos poucos e acrescentar o cheiro verde bem batidinho. Quando a galinha estiver bem cozida, tirar do fogo e esperar esfriar. Tirar a pele e os ossos (guardar, entretanto). À parte, dissolver o amido de milho no leite e levar ao fogo para engrossar com o sal. Mexer sempre e quando estiver pronto juntar o molho em que foi feita a galinha, mas coado. Experimentar enrolar a massa na mão, se não conseguir adicionar farinha de rosca até que possa. Abrir um pouco de massa na mão, rechear com um pedaço de frango e fechar, dando, tanto quanto possível, o formato de uma coxinha. Espetar um osso. Passar na farinha de rosca, no ovo, na farinha novamente e fritar.

 

Estrogonofe de frango


500 gramas de filé de frango
 (sopa) de manteiga
 (sopa) de páprica doce
 (sopa) de conhaque
 (sopa) de ketchup
½  de caldo de frango
½  de molho de tomate
¾  de creme de leite fresco
200 gramas de cogumelos fatiados
1 cebola picada bem fina
sal e pimenta-do-reino


Cortar os filés de frango em tiras e temperar com um pouco de sal e pimenta-do-reino. Colocar a manteiga em uma panela e levar ao fogo. Adicionar a cebola picada e refogar até que esteja macia. Colocar os pedaços de frango. Refogar por 3 minutos e adicionar os champignons. Cozinhar até que estejam macios, adicionar o conhaque e deixar evaporar. Salpicar com a páprica e adicionar o ketchup. Misturar bem e regar com o molho de tomate e com o caldo de frango. Cozinhar em fogo baixo por 10 minutos e acrescentar o creme de leite. Temperar com sal e pimenta-do-reino. Servir com arroz e batatas palha.

 

Estrogonofe de frango


 (sopa) de azeite ou margarina light
 (chá) de molho inglês
 (sopa) de ketchup
1 quilo de peitos de frango picado
2 dentes de alho amassados
1 lata de creme de leite light
4 palmitos picados
1 cebola média
Sal a gosto


Refogar cebola e o alho no azeite. Acrescentar o frango, o ketchup, o molho inglês e deixar fritar até o frango ficar cozido. Adicionar palmito e mexer bem. Deixar aquecer, juntar o creme de leite, sal, misturar e servir.

 

Falso vatapá


 (chá) de folhas e talos de sua preferência picados
 (sopa) de óleo
 (chá) de sal
6 pães franceses amanhecidos
2 dentes de alho amassados
Sobras de frango a gosto
1 tomate picado
1 cenoura ralada
1 cebola picada
1 litro de leite


Juntar o pão, o leite e misturar até formar um creme. Reservar. Refogar a cebola, o alho e o tomate no óleo. Adicionar as folhas, os talos, a cenoura e o frango. Acrescentar o creme de pão reservado, o sal, misturar bem e servir quente.

 

Farofa de Miúdos


Miúdos de aves cozidos e picados
 (sopa) de manteiga
 de farinha de mandioca
50 gramas de passas ou amêndoas
100 gramas de azeitonas verdes
1 cebola ralada
2 ovos cozidos e picados
tempero verde e sal à vontade


Refogar a cebola, os temperos verdes e o sal na manteiga e acrescentar os miúdos, as azeitonas e a farinha de mandioca, mexer bastante para não encaroçar. Acrescentar os ovos e as passas (ou amêndoas).

 

lcoólico - "BICE" Colada
Proibido para menores de 18 anos - Beba sempre com moderação


Grenadine (xarope de romã)
Rum Malibu
Suco de abacaxi
Creme de leite
Gelo
Gim

Copo long drink
Coqueteira
Canudo


Colocar aproximadamente 6 cubos de gelo na coqueteira, uma dose de gim, 1/3 de dose de Malibu, uma dose de suco de abacaxi, uma dose de creme de leite, ¼ de dose de Grenadine. Bater na coqueteira e servir no copo long drink. Colocar o canudo. Fazer a sua decoração.

 

Alcoólico - Abacaxi batido



1 lata de abacaxi em calda
500 gramas de polpa de morango (ou fruta lavada e sem cabinho)
1 garrafa de vinho branco ou rose
a medida da garrafa de soda limonada
gelo em cubo a gosto
suco de 1 limão


Bata no liquidificador, o abacaxi com a calda, o morango, o limão, o vinho e o gelo até homogeneizar. Acrescente a soda na hora de servir, misturando delicadamente.

Rendimento: 2 litros


Abacaxi de noiva



copo de suco de abacaxi
1 cálice de suco de limão
1 cálice cheio de açúcar
2 copos de gelo picado
1 copo de rum


Bater no liquificador tudo muito bem e servir com pedacinhos de abacaxi.


Alcoólico - Absoluto
Proibido para menores de 18 anos - Beba sempre com moderação


1/3 vodka
1/3 licor pêssego
1/3 licor de côco
suco de abacaxi
1 creme de leite
groselha


Bater na coqueteleira com gelo, colocar groselha no copo e servir.

 

Alcoólico - Acapulco
Proibido para menores de 18 anos - Beba sempre com moderação


1 dose de rum
½ dose de triple sec
½ clara
½ colher de (chá) de açúcar
1/3 dose de suco de limão
1 ramo de hortelã


Coloque o rum, o triple sec, a clara, o açúcar e o suco de limão numa coqueteleira. Junte cubos de gelo e agite. Coe para um copo de coquetel previamente gelado e guarneça com o ramo de hortelã.

 

Alcoólico - Achocolatado de Anis
Proibido para menores de 18 anos - Beba sempre com moderação


colheres de (sopa) de licor de anis
colheres de (sopa) de leite condensado
colheres de (sopa) de nescau
300 ml de leite


Coloque 300 ml em um recipiente onde há medidas (ou em qualquer outro). Adicione primeiro o nescau, depois o leite condensado, misture com a colherou se quiser pode usar um mixer. Coloque o licor de anis. Se achar que está muito fraco pode acrescentar mais licor. Se preferir, para não ficar muito doce, coloque uma colher de cada coisa por vez (na ordem a cima), experimentando para ver se está do seu gosto. O segredo é não deixar a bebida muito doce, apenas um leve sabor adocicado.

 

Alcoólico - Amarula
Proibido para menores de 18 anos - Beba sempre com moderação


 de chocolate em pó
 de creme de leite
1 medida (da lata de leite moça) de licor de cacau
1 medida (da lata de leite moça) de vodka
1 lata de leite condensado


Bater todos os ingredientes no liquidificador. Se quiser que a bebida fique mais cremosa, acrescentar mais creme de leite.

 

Alcoólico - Amarulla Cremosa
Proibido para menores de 18 anos - Beba sempre com moderação


 (café) de essência de piqui ou de amarula
 de cacau em pó ou chocolate em pó
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
A mesma medida de vodka
A mesma medida de licor de cacau


Bater todos os ingredientes no liquidificador e levar para gelar. Rendimento de mais ou menos 1 litro e 200 ml.

 

Alcoólico - Aperitivo de água mineral

Proibido para menores de 18 anos - Beba sempre com moderação

 


1 e ½ dose de vermute branco seco
½ dose de suco de limão
1 e ½ dose de gin seco
Água mineral gasosa
Casquinha de pepino


Coloque o gin, o vermute e o suco numa coqueteleira com gelo e agite bem. Coe para um copo com pedras gelo e complete com a água mineral. Decore com as casquinhas de pepino.

 

Alcoólico - Batida de Abacaxi
Proibido para menores de 18 anos - Beba sempre com moderação


1 lata de leite condensado
2 vezes a mesma medida de cachaça
1 abacaxi médio

 
Descascar e picar o abacaxi. Bater os ingredientes no liquidificador, passar pela peneira e juntar o gelo.

 

 SUCOS

 Abacaxi com bala de hortelã


1 abacaxi
6 balas de hortelã (bala dura)
3 copos de açúcar (requeijão)


Corte o abacaxi em rodelas sem o miolo. Coloque tudo na panela de pressão, feche e coloque no fogo. Deixe 4 minutos após começar a chiar. Abra a panela somente depois de bem fria. Sirva gelada. Servir em copo alto.


Abacaxi com Banana


3 fatias de abacaxi
1 banana cortada em rodelas
½ copo (150 ml) de água
1 copo de gelo picado
8 folhas de hortelã
suco de 1 laranja


Pique o abacaxi em pedaços pequenos. Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva com a espuma. Beba até 1 hora antes do almoço (nunca após a refeição).


Abacaxi de Noiva


1 copo de suco de abacaxi
1 cálice de suco de limão
1 cálice cheio de açúcar
2 copos de gelo picado
1 copo de rum


Bater tudo muito bem e servir com pedacinhos de abacaxi.


Abacaxi surpresa


colher (sobremesa) de licor de menta
1 fatia de abacaxi grossa
Quanto baste de açúcar
350 ml de água


Bata tudo no liquidificador. Coe o suco e adicione o gelo. Para decorar utilize uma cereja, um pedaço de melão e a folhinha do abacaxi.


Açaí


 

500 gramas de polpa de açaí
½ xícara de (chá) de xarope de guaraná ou mel
1/3 xícara de (chá) de granola
Suco de 1 limão para regar
2 bananas


Bata o xarope de guaraná ou o mel no liquidificador com 1 banana até ficar homogêneo. Junte a polpa de açaí e bata até misturar. Despeje em duas tigelas e decore com a banana restante picada e regada com limão. Polvilhe com a granola e sirva em seguida. Substitua a banana por outra fruta de sua preferência (mamão, abacaxi, morango, etc.)

Rendimento: 2 porções

 

 Açaí na tigela


350 gramas de polpa de açaí
2 bananas ou 1 polpa de fruta de sua preferência
xícara (cafezinho) de xarope de guaraná
Granola a gosto


Coloque as 2 bananas (ou a fruta de seu gosto) e os 60 ml do xarope de guarani no liquidificador. Bata bem até desmanchar toda a banana. Coloque aos poucos o açaí. Bata bem até formar um sorvete. Coloque numa tigela e sirva com granola a gosto.


 Achocolatado aveludado



colheres de (sopa) de açúcar
xícara de (chá) de chocolate em pó
Raspas de 1 tangerina
1 litro de leite morno
4 gemas


Bata as gemas com o açúcar até obter um creme bem claro. Junte o chocolate em pó e bata por mais alguns instantes. Por último, adicione o leite morno e as raspas de tangerina. Leve ao banho-maria, mexendo até ficar encorpado (cerca de 20 minutos). Sirva imediatamente, em canecas grandes.

Rendimento: 5 porções


Achocolatado Cremoso



colheres de (sopa) de Toddy
colher de (sopa) de amido de milho
colher de (chá) de canela em pó
colher de (chá) de fermento em pó
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
Canela em pau
1 litro de leite


Coloque no liquidificador o leite condensado, o Toddy, o amido de milho, a canela em pó e o fermento. Acrescente um pequena quantidade de leite, o suficiente para misturar bem os ingredientes. Leve para ferver o restante do leite. Quando subir a fervura, abaixe o fogo e misture os ingredientes liquidificados. Acrescente o creme de leite e apague o fogo. Para incorporar o creme de leite mais facilmente à mistura, costumo batê-lo no liquidificador rapidamente com uma concha do achocolatado.


Achocolatado Cremoso

 


colheres de cacau ou chocolate em pó puro
colheres de (sobremesa) de amido de milho
colheres medida de açúcar cristal
1 litro de leite


Dissolva o amido de milho, o chocolate em pó, em um pouco de leite e misture ao restante do leite. Coloque o açúcar mexa bem. Leve ao fogo mexendo sempre até que levante fervura. Depois disso é só deixar cozinhar por 3 minutos, colocar em uma jarra e deixar esfriar. Leve à geladeira, bata no liquidificador, servir gelado.

 

 Achocolatado de inverno


colheres de (sopa) de chocolate em pó
colher de (chá) de essência de baunilha
colheres de (chá) de amido de milho
colher de (sopa) de açúcar
500 ml de leite


No liquidificador, bata todos os ingredientes. Despeje a mistura em uma leiteira e mexa continuamente até ferver. Sirva bem quente, em canecas grandes, polvilhado com chocolate em pó a gosto.



Achocolatado Diferente



6 bolachas tipo maizena (preferencialmente Aymoré)
colheres de (sopa) de achocolatado em pó
colher de café de canela
3 cubos de gelo
180 ml de leite


Bater todos os ingredientes no liquidificador até não ter mais gelo, sirva em seguida.


Achocolatado gelado com sorvete


colheres de (sopa) de chocolate nestlé
xícaras de Sorvete de morango ou chocolate
colheres de (sopa) de açúcar
1 litro de leite integral
10 cubos de gelo


No liquidificador coloque o leite, o açúcar, o chocolate, o sorvete e o gelo. Bata bastante até que vire um creme. Colocar em vasilhas de sobremesa eservir.


Achocolatado tipo Todinho



1 copo de leite de vaca
colheres de Nescau ou achocolatado em pó
colheres de leite em pó
Açúcar a gosto
8 cubos gelo


Bater todos os ingredientes no liquidificador até o gelo sumir.


Água de coco com suco de caju


 (sopa) de leite condensado
5 castanhas de caju médias cruas e sem sal
700 ml de água de coco
250 ml de suco de caju


Colocar no copo do liquidificador o suco de caju, as castanhas e o leite condensado. Bater por 1 minuto e distribua em uma forma de gelo. Levar ao congelador por 3 horas ou até ficar firme. No momento de servir, arrumar os cubos em 4 copos e despejar a água de coco. Se preferir, enfeitar com castanha de caju triturada.


Amarula caseira



1 lata de leite condensado
1 litro de creme de cacau
1 lata de creme de leite


Bater tudo no liquidificador e colocar na geladeira para servir gelado.


Azedinho


limão cortado em pedacinhos
3 garrafas de soda limonada
1 copo de suco de limão
½ copo de açúcar


Bater tudo menos o limão, juntar o limão cortado, gelo e um raminho de hortelã glaçada em cada copo.

Azedinho


1 copo de suco de limão
3 garrafas de soda limonada
Limão cortado em pedacinhos
½ copo de açúcar


Bata tudo menos o limão. Junte o limão cortado, gelo e um raminho de hortelã glaçada em cada copo.


Base de limão para limonada



5 limões
1 e ½ xícaras de (chá) de açúcar
xícara de (chá) de água


Lave bem os limões e rale a casca. Retire o suco. Coloque a casca ralada e o açúcar em uma panela. Junte a água e aqueça lentamente, mexendo até que o açúcar tenha se dissolvido. Deixe levantar fervura. Cozinhe por 2 minutos. Deixe esfriar e junte o suco de limão. Coe e leve à geladeira. Dilua em água ou água mineral gelada.

Rendimento: 2 litros aproximadamente

Batida Amor Perfeito



1 tablete pequeno de chocolate meio amargo picado
colher de (sopa) bem cheia de café em pó
colher de (chá) rasa de canela em pó
colheres de (sopa) de creme de leite
xícaras de (chá) de leite quente
colheres de (sopa) de açúcar


Ferva o leite, junte o pó de café e deixe a infusão por 5 minutos. Coe, volte ao fogo, adicione o chocolate e o açúcar e mexa até derreter. Retire do fogo, acrescente a canela, o creme de leite, bata no liquidificador até ficar espumante. Sirva quente ou gelado.


Batida Antioxidante



colheres de (sopa) de germe de trigo
xícara de (chá) de suco de laranja
colheres de (sopa) de mel
xícaras de (chá) de leite
½ cenoura média
½ maçã média


Lave a maçã muito bem, tire o miolo e as sementes. Pique-a e reserve. Raspe a casca da cenoura, lave-a e pique. Bata no liquidificador a maçã, a cenoura, o leite, o germe de trigo, o suco de laranja e o mel por 3 minutos, ou atéobter uma mistura homogênea. Sirva gelado.


Banana Power


 (sopa) de essência de baunilha 
 (sopa) de mel 
¾  de leite de soja 
100 gramas de tofu (queijo de soja)
4 cubos de gelo
3 bananas 

 
Descascar as bananas, colocar imediatamente no congelador para congelarem. Depois de congeladas, cortar as bananas em fatias grossas e colocar em um liquidificador, acrescentar o leite de soja e o tofu, colocar os cubos de gelo, o mel e a baunilha. Bater bem para obter uma textura bem cremosa. Servir imediatamente.


Batida Cremosa It Coco


½ xícara de (chá) de aguardente de cana
½ xícara de (chá) de leite de coco
xícara de (chá) de leite gelado
½ xícara de (chá) de garotada

Para Decorar:
Coco ralado


Bata bem todos os ingredientes no liqüidificador até ficar cremoso. Sirva em copos de coquetel decorados com coco ralado. Conserve na geladeira até o momento de servir.

Fonte: Garoto


Batida de Abacaxi com Erva-Doce



1 fatia média de abacaxi
colher de (sopa) de suco de limão
½ xícara de (chá) de água
1 talo de erva-doce
Adoçante a gosto
½ maçã média


Bata no liquidificador ½ maçã média sem casca picada, 1 colher de (sopa) de suco de limão e ½ xícara de (chá) de água por 30 segundos. Despeje numa fôrma de gelo e leve ao congelador por 2 horas, ou até ficar firme. No momento de servir, bata no liquidificador 1 fatia média de abacaxi sem miolo picada, 1 talo de erva-doce picado, adoçante a gosto e 250 ml de água, até ficar homogêneo. Coloque a mistura de maçã congelada num copo, despeje o suco e sirva em seguida.


Batida de Abacaxi com Hortelã



5 folhas de hortelã picadas
1 fatia média de abacaxi
200ml de leite desnatado
Adoçante a gosto


Picar o abacaxi e colocar a metade em um copo. Levar ao congelador e deixar por 1 hora. Em seguida, colocar o restante do abacaxi no copo do liquidificador e juntar o leite, a hortelã, o adoçante e 2 cubos de gelo. Bater até ficar homogêneo. Despejar no copo com as fatias de abacaxi e sirva imediatamente para não ficar amargo.


Batida de Ameixa



6 ameixas pretas sem caroço
xícaras de (chá) de extrato de soja preparado
colheres de (sopa) de açúcar mascavo
colher de (sopa) de fibra de trigo


Bater tudo no liquidificador. Servir frio.

Leite de Soja de preparo:
Dosagem: Para 1 litro de água, usar 10 colheres de (sopa) de extrato de soja. Colocar a quantidade indicada de extrato de soja em um recipiente com um pouco de água quente ou fria. Bater um pouco até o pó absorver a água. Em seguida, adicionar o restante da água e mexer.


Batida de banana


1 copo de banana amassada
½ copo de caldo de abacaxi
Açúcar à gosto


Agite bem, sirva gelada.


Batida de Banana com Abacaxi



1 copo de banana amassada
½ copo de caldo de abacaxi
Açúcar a gosto


Junte tudo e agite bem, sirva gelada.


Batida de Coco com Beterraba


1 beterraba média sem casca
colheres de (sopa) de leite condensado
xícaras de (chá) de leite desnatado
500 ml de iogurte de coco


Bata por 1 minuto no liqüidificador, a beterraba, o leite e o leite condensado. Retire e despeje em uma fôrma de gelo. Leve ao congelador e deixe por 3 horas, ou até ficar firme. No momento de servir, distribua os cubos em copos e sirva com o iogurte de coco.


Batida de danoninho



1 copo de leite de vaca
1 copinho de danoninho
colheres de açúcar
5 morangos picados


Bata tudo no liquidificador, coe em uma peneira e sirva gelado.


Batida de Graviola



 (chá) de polpa de graviola
 (chá) de leite
 (sopa) de hortelã
 (sopa) de açúcar


Colocar no liquidicador a polpa, o leite, a hortelã, o açúcar e 5 pedras de gelo. Bater por 2 minutos. Distribuir em 4 copos. Enfeitar com folhas de hortelã e servir.


Batida de iogurte



3 copos (requeijão) de leite desnatado
xícara de (chá) de suco de laranja gelado
1 copo de iogurte natural gelado
colheres de (sopa) de mel
1 cenoura grande
Gelo à gosto


Coloque no liquidificador a cenoura descascada e picada e o leite. Bata bem. Coe o leite em uma peneira fina e devolva ao liquidificador. Acrescente o iogurte e o mel e bata no liquidificador por 1 minuto. Acrescente o suco e o gelo, bata apenas para misturar e sirva em taças médias. Se desejar, decore com uma folha de hortelã.

Rendimento: 4 copos


Batida de maçã



1 maçã
1 iogurte de maçã
Açúcar à gosto
250 ml de leite


Junte a maçã cortada em pedaços na liquidificador com o resto dos ingredientes. Bata bem até obter uma bebida espumosa. Sirva em copo alto.


Batida de maracujá com leite



30 ml de suco concentrado de maracujá (use polpa natural se preferir)
150 ml de leite frio
Adoçante ou açúcar a gosto
4 cubos de gelo
Querendo, substitua o suco por 5 morangos congelados


Bater o leite e o maracujá no liquidificador. Acrescentar os cubos de gelo e o adoçante e bater por mais 1 minuto. Caso fica muito denso, acrescente mais leite. A batida é extremamente refrescante. Lembra uma mousse de maracujá. Ótima opção para um lanche. E se utilizado adoçante, terá pouquíssimas calorias.


Batida de melancia e banana



¼ de melancia
1 banana
colheres de (sopa) de açúcar
Sumo de 1 limão


Misturar tudo em um liquidificador. Pode acrescentar uns cubinhos de gelo.


Batida de morango



1 lata de refrigerante guaraná
½ lata de leite condensado
350 gramas de morango
Cubos de gelo


Juntar tudo e bater no liquidificador. No final usar um pouco de calda de morango (de sorvete) para decorar.


Batida de morango


 (chá) de água mineral gasosa
1 lata de leite condensado
350 gramas de morangos
Gelo picado


Bater tudo no liquidificador.


Batida de morango



1 caixa de morangos
xícaras de (chá) de água mineral com gás
1 lata de leite condensado


Bata tudo no liquidificador.


Batida de morango



4 morangos
colher de (chá) de açúcar
1 pitada de canela em pó
xícaras de leite magro
1 pau de canela


Lave muito bem os morangos e corte em pedaços. Coloque no liquidificador com o leite, o açúcar e a canela em pó, bata tudo. Sirva e mexa com o pauzinho de canela.


Batida de morango



colheres de (sopa) de refresco em pó de morango
colheres de (sopa) de leite em pó
colheres de (sopa) de açúcar
½ lata de leite moça
xícaras de gelo


Misture tudo no liquidificador. Coloque em taças. Sirva bem gelado. Decore as taças com cobertura de sorvete de sua preferência.


Batida de morango



350 gramas de morangos
1 lata de leite condensado
A
Coloca-se tudo no liquidificador. Usando o botão pulsar ligue e desligue o aparelho algumas vezes até triturar o gelo.


Batida de morango



1 caixa de morangos
1 lata de leite condensado
1 litro de leite gelado
2 folhas de hortelã


Misture todos os ingredientes no liquidificador e bata por uns 5 minutos. Sirva a seguir.


Batida de Papaia com Laranja



1 mamão papaia bem maduro
½ copo de suco de laranja
Açúcar a gosto
Suco de  limão


Bata tudo no liquidificador até ficar bem misturado. Coloque uma pedra de gelo no copo, despeje a batida e sirva.


Batida de sorvete



½ pote de sorvete de 1 quilo
De 1 a 1 e ½ litros de leite


Bata tudo no liquidificador.


Bebida de gelatina


1 pacote de gelatina sabor a gosto
3 copos de laranjada gelada
2 copos de água quente
3 copos de refrigerante
4 copos de água fria


Em uma vasilha adequada misturar a gelatina com água quente. Mexer até dissolver bem. Adicionar depois os 4 copos de água fria e levar a geladeira por 4 horas. Depois de pronto misturar a laranjada com o refrigerante e a gelatina e bater no liquidificador e servir.


Bebida de milho quente



2 latas de milho verde, escorridas
1 lata de leite condensado
2 vezes a mesma medida de leite
1 pedaço de canela em pau
Canela em pó á gosto
xícaras de água


Bata no liquidificador o milho verde com 2 xícaras de água. Passe pela peneira. Volte ao liquidificador o suco de milho, o leite condensado e o leite para misturar bem os ingredientes. Leve ao fogo baixo com a canela em pau, mexendo sempre até ferver (cerca de 5 minutos). Distribua em canecas e polvilhe com canela em pó, sirva-se quente. Maravilhoso para dias frios. Pode substituir o milho verde em lata por 6 espigas de milho.


Bebida de verão



colheres de (sopa) de leite condensado
100 ml de refrigerante de laranja
25 ml de suco de caju
25 ml de suco de maçã
2 pedras de gelo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado


Bebida quente



colher de (café) de essência de baunilha
colheres de (sopa) de leite em pó
1 lata de doce de leite
500 ml de água


No liquidificador coloque o doce de leite, a água, o leite em pó e a essência de baunilha e bata até ficar bem cremoso. Coloque a mistura na panela leve ao fogo e deixe aquecer. Sirva em seguida. Sirva em copos individuais e coloque chantilly por cima.


Bebida Quente de Milho



2 latas de milho verde cozido no vapor
1 pedaço de canela em casca e canela em pó
1 lata de leite condensado
2 vezes a mesma medida de leite
xícaras de água


Bata no liquidificador o milho com a água. Passe pela peneira e leve a mistura para uma panela, com o leite condensado, o leite e a canela em pau. Leve o fogo baixo, mexendo sempre por cerca de 5 minutos. Distribua em canecas ou copos de alça, polvilhe canela em pó e sirva a seguir.


Bebida tipo choco milk



2 e ½ colheres de nescau
½ lata de leite condensado
Açúcar a gosto


Bata tudo e sirva bem gelado.


Bebida tipo Fanta natural



2 cenouras
2 litros de água
1 copo de açúcar
½ casca de laranja
½ limão


Raspe as cenouras, corte e coloque no liquidificador com a casca de laranja, o suco do limão, açúcar e um pouco de água. Bata bem, coe e junte o restante da água gelada, se achar um pouco forte coloque mais água.


Blackberry Drink



xícara de amoras maduras
colher de (sobremesa) de suco de limão
1 e ½ colheres de (sopa) de açúcar
Água gaseificada
1 cubo de gelo


Bata no liquidificador 1 xícara de chá (125 gramas) de amoras maduras, 1 ½ colher de sopa (25 gramas) de açúcar, 1 colher de sobremesa de suco de limão e 1 cubo de gelo. Despeje em um copo alto, complete com água gaseificada e mexa rapidamente. Guarneça com uma rodela de limão e sirva.


Branca de Neve


1 parte de leite de coco
1 parte de creme de leite
2 partes de leite
Açúcar à vontade
Cereja
Groselha


Despeje os ingredientes no liquidificador com gelo e sirva com uma cereja e gotas de groselha.


Café cappuccino com menta



xícaras de (chá) de café preparado forte
colher de (sopa) de chocolate em pó
colher de (sopa) de açúcar
xícara de (chá) de leite
Canela em pó a gosto
Essência de menta
Chantilly a gosto


Em uma panela, leve ao fogo médio o leite, antes de começar a ferver retire do fogo. Acrescente o café, o chocolate e o açúcar. Coloque em canecas e sirva com a essência, a canela e o chantilly a gosto.


Café com chantilly



4 xicarazinhas (café) bem forte e quente
180 gramas de chocolate em tablete
1 pitada de canela em pó
açúcar a gosto
creme chantilly
gelo moído


Ralar o chocolate e levar ao fogo em banho-maria com 2 colheradas de água, para derreter. Acrescentar a canela e depois, pouco a pouco, o café. Encher 4 copos com gelo moído (até três quartos) e despejar a mistura. Adicionar açúcar à vontade, mexer bem e colocar por cima uma boa colherada de creme chantilly.


Café cremoso


50 gramas de café solúvel (nescafé)
xícaras de açúcar refinado
xícara de água


Junte todos os ingredientes e bata na batedeira durante 15 minutos até ficar um creme. Guarde no congelador em pote fechado. Obs: Este creme é para ser servido do seguinte modo: 1 colher de sobremesa em 1 xícara de café quente (já pronto) ou 2 colheres de sobremesa em 1 xícara de leite fervendo. Está pronto uma deliciosa bebida cremosa para aquecer as noites frias de inverno. Fica muito delicioso.


Café cremoso


1 vidro de nescafé 500 gramas
colheres de (sopa) de canela (opcional)
1 quilo de açúcar refinado
1 vidro de água quente


Bater todos os ingredientes na batedeira até que se forme um creme homogêneo e consistente. Levar ao congelador e após o uso manter congelado. Obs: Preferencialmente tomar com leite quente.


Café cremoso



1 pacotinho de 50 gramas de café solúvel (que não seja granulado)
1 pacotinho de 50 gramas de água fervente (o mesmo do café solúvel)
300 gramas de açúcar refinado
Leite fervendo


Coloque o açúcar, o café e a água fervendo na batedeira, e bata por uns 15 minutos, até virar um creme. Despeje num pote (destes de sorvete de dois litros) e leve ao congelador. Na hora de servir, é só pegar uma colherada do creme, colocar numa xícara de chá e despejar leite fervendo em cima, mexer e tomar.


Café cremoso


100 gramas de café solúvel
colheres de (sopa) de chocolate (do padre) em pó
colher de (sopa) de bicarbonato de sódio
colher de (sobremesa) de canela em pó
1 lata de leite em pó integral
xícaras de açúcar refinado


Coloque todos os ingredientes numa travessa e misture bem. Vá colocando essa mistura aos poucos no liquidificador e vá batendo até ficar um pó fininho. Coloque num vidro muito bem vedado e use como uma mistura para um delicioso café cremoso, é só adicionar água quente e misturar bem.


Café espumante



1 medida do vidro com café coado, forte e quente
50 gramas café solúvel (vidro pequeno)
colher de (sobremesa) de baunilha
colher (café) de chocolate em pó
colher (café) de canela em pó
xícara de (chá) de açúcar


Colocar todos os ingredientes na tigela grande da batedeira. Bater por 10 minutos. Guardar em pote hermético no freezer. Para utilizar é só colocar (mesmo congelado) uma colher em uma xícara e acrescentar água fervente. Pode polvilhar uma pitadinha de canela sobre ele pronto.


Café gelado


50 gramas de café solúvel
Cobertura de chocolate para sorvete
1 litro de leite congelado
1 lata leite condensado
Chantilly

Para Polvilhar:
Chocolate em pó ou canela à gosto


Bata no liquidificador o leite congelado em pedaços, o leite condensado e o café solúvel. Depois de pronto, decore um copo de vidro com a cobertura de chocolate para sorvete. Coloque o café gelado e por cima o chantilly. Polvilhe chocolate ou canela por cima do chantilly.


Café gelado


xícara de (chá) de café pronto frio
colher de (chá) de gelatina sem sabor
1 Lata de creme de leite gelado e sem soro
colheres de (sopa) de açúcar

Para Acompanhar:
Chantilly a gosto


Hidrate a gelatina no café dissolva em banho-maria e bata no liqüidificador com creme de leite e o açúcar. Coloque em taças decore com o chantilly e leve a geladeira por 1 hora. Se desejar decore com grãos de café.

Rendimento: 2 porções


Cappuccino caseirinho



colheres de (sopa) de chocolate em pó
colheres de (sopa) de canela (ou a gosto)
colher de (chá) de bicarbonato de sódio
1 lata de leite em pó instantâneo
100 gramas de café solúvel
1 pacote de chantineve


Misture bem os ingredientes numa vasilha. Se possível, peneire o chocolate e o bicarbonato antes de misturá-los. Coloque em potes ou latas bem fechados. Dura 1 mês. Obs: O chantineve é um tipo de creme de leite em pó que é encontrado em supermercados na seção de gelatinas.


Capuccino caseiro



 (café) de canela em pó
 (café) de bicarbonato
1 lata de Nescau ou Toddy
1 lata de café soluvél
1 lata de leite ninho


Colocar em uma vasilha todos os ingredientes e misturar bem. Depois de misturado, colocar em potinhos para guardar. Quando quiser tomar misturar o tanto desejado no leite bem quente.


Chá levanta defunto


30 gramas de gengibre em fatias
Pimenta vermelha picada a gosto
1 dente de alho cortado ao meio
2 latas de refrigerante escuro
Folhas de coentro a gosto


Numa panela, coloque 2 latas de refrigerante escuro, 30 gramas de gengibre em fatias, folhas de coentro a gosto, pimenta vermelha. picada a gosto e 1 dente de alho cortado ao meio. Leve ao fogo alto. Após levantar fervura deixe por mais 10 minutos no fogo. Sirva quente.


Chá Mate com Leite


500 ml de chá mate sem açúcar, o mais gelado possível
colheres de (sopa) de leite condensado (pode ser colocado a gosto)
colheres de (sopa) de leite em pó Ninho
colher de (café) de chocolate em pó


No liquidificador bater o chá gelado, o chocolate em pó e o leite condensado por aproximadamente 20 segundos. Adicionar as colheres de leite em pó aos poucos, até misturar bem e ficar cremoso.


Chá mate especial


1 saquinho de chá Mate Leão tradicional
Pedacinhos de gengibre (umas 5 fatias)
200 ml de água fervente
Mel


Ferva a água e coloque-a em uma caneca, junto ao saquinho de chá e o gengibre. Tampe bem e deixe em infusão por 5 minutos. Adoce com mel a gosto.


Chá medicinal de melissa


200 ml de água
Chá de planta desidratada de melissa


Primeiro, você deve colocar água para ferver até que esteja com pequenas bolhas (água fervente e não fervendo), de preferência em um recipiente de vidro ou esmaltado. Procure não utilizar alumínio ou material inoxidável, pois pode influenciar no resultado final. Coloque 1 colher de (chá) de planta desidratada (melissa) no fundo de uma xícara, ponha depois a água fervente e deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Tome a mistura morna. Adoce à vontade.

Importante: para usar de forma prolongada, procure orientação especializada.


Chá melhora barriga



3 ameixa secas
1 copo de água filtrada


Colocar a água e as ameixas para ferver, deixar apurar por uns 7 minutos. Esperar amornar e servir. Não colocar açúcar.


Chá para resfriado e gripes



1 copo d’água bem cheio
um pedaço de gengibre
2 pedaços de canela
2 dentes de alho
1 e ½ limão
mel a gosto
5 cravos


Deixar ferver a água com meio limão picado (com casca), o gengibre, os cravos, a canela e o alho durante três minutos. Desligar o fogo, deixando a panela tampada de 15 a 20 minutos. Coar, colocar em uma xícara e espremer um limão inteiro (o sumo, coado) e acrescentar o mel. Tomar o chá três vezes por dia, sendo a última antes de dormir.


Chá para Sinusite



½ colher de (sopa) de Boldo do Chile
½ colher de (sopa) de Tanchagem
xícara de água fervente quente


Misturar as duas ervas e colocá-las na garrafa térmica, inserir a água fervida bem lentamente e fechar por 10 à 15 minutos. Coar e tomar quente enquanto estiver em crise

Adulto: tomar de 3 à 5 xícaras por dia;

Crianças: maior de 1 ano de idade ¼ de xícara, três vezes ao dia.


Chá para Tosse


½ colher de (sopa) de guaco
½ colher de (sopa) de assa-Peixe
xícara de água fervente quente


Misturar as duas ervas e colocá-las na garrafa térmica, inserir a água fervida bem lentamente e fechar por 10 à 15 minutos. Coar e tomar quente.

Adulto: tomar de 3 à 5 xícaras por dia

Crianças: maior de 1 ano de idade ¼ de xícara, três vezes ao dia

Não utilizar Guaco por mais de 15 dias


 Chá Preto Cítrico



colheres de (sopa) de açúcar mascavo ou mel
xícara de (chá) de suco de laranja
colheres de (sopa) de suco de limão
colher de (sopa) de chá preto
½ litro de água fervente

Para Decorar:
Rodelas de limão


Prepare 1 colher de (sopa) de chá preto em ½ litro de água fervente. Deixe em infusão por 5 minutos, coe e leve para gelar. Distribua 1 xícara de (chá) de laranja em uma fôrma para gelo e leve ao congelador. No momento de servir, distribua o gelo em 2 copos, bata no liquidificador o chá, 4 colheres de (sopa) de suco de limão e o açúcar mascavo ou mel a gosto e despeje nos copos. Decore com rodelas de limão.


Chocolate apimentado



70 gramas de chocolate meio amargo picado
50 ml de creme de leite
1 pimenta dedo de moça
150 ml de leite


Aqueça o creme de leite, adicione o chocolate meio amargo até formar um creme homogêneo e reserve. Corte a pimenta ao meio (corte transversal), retire as sementes e acrescente ao leite. Ferva o leite com a pimenta, retire do fogo e descarte a pimenta, acrescente o creme de chocolate. Mexa bem e sirva.


Coquetel de banana ao leite



1 banana
4 copos de leite
6 bolachas maizena
2 cubos de gelo
Açúcar (opcional)


Bata tudo no liquidificador, passe na peneira e sirva.


Coquetel de bananas



 de mel
 de aveia
1 copo de caldo de laranjas
pedacinhos de abacaxi
4 copos de leite
2 bananas
açúcar
gêlo picado


Levar ao liquidificador aveia, leite, bananas, mel, caldo de laranja e açúcar. Quando bem batido juntar os pedacinhos de abacaxi e o gêlo picado. Servir.


Coquetel de frutas



2 cálices (para licor) de suco de manga
2 cálices de leite condensado
2 cálices de suco de uva
½ cálice de suco de caju
1 cálice de suco de abacaxi
½ cálice de suco de goiaba
2 cálices de groselha


Bater todos os ingredientes com gelo moído em coqueteira ou no liqüidificador. Servir em copo para coquetel ou flute decorada com uma meia lua de laranja e uma cereja. Usar canudo largo.


Gelado de abacaxi



1 pacote de flan de baunilha
1 copo americano de açúcar
1 lata de creme de leite
1 abacaxi grande
½ litro de leite


Descascar o abacaxi, cortar em cubinhos colocar na panela com o açúcar e deixar cozinhar uns 20 minutos. Apagar o fogo e deixar esfriar. Colocar numa travessa. Juntar o leite e o flan levar ao fogo até engrossar. Jogar esta mistura em cima do abacaxi. Misturar o creme de leite com açúcar a gosto e colocar por cima do flan. Levar a geladeira e servir bem gelado.


Frapê de manga


1 manga pequena
1 e ½ xícaras de suco de laranja
Casquinha de laranja


Coloque a manga e o suco de laranja no liquidificador e bata bem. Peneire e sirva com gelo picado. Decore com a casquinha de laranja.



Iogurte caseiro


1 pacote de gelatina no sabor de sua preferência
colheres de (sopa) de açúcar
1 copo de iogurte natural
1 copo de água
1 litro de leite


Leve o leite para aquecer por 5 minutos. Coloque o iogurte no leite e misture bem. Tampe. No dia seguinte coloque a água e o açúcar em um refratário e leve ao micro-ondas por 5 minutos na potência alta. Retire e acrescente a gelatina mexendo bem até ficar morno. Adicione à mistura do leite e bata no liquidificador. Deixe gelar por 4 horas.


Iogurte caseiro



100 gramas iogurte natural pronto
1 litro de leite


Se quiser fazer seu próprio iogurte, aqueça 1 litro de leite a 85°c e deixe que esfrie até 43°c. Misture com 100 gramas de iogurte natural pronto e mexa até dissolver ou bata no liquidificador. Cubra com um prato, embrulhe em duas ou três toalhas e coloque em um lugar protegido. Deixe descansar por 5 horas, desembrulhe, cubra com filme plástico e leve à geladeira. No momento de usar, separe uma parte desse iogurte e guarde para o preparo do próximo. Iogurte com sabor e textura: Caso queira acrescentar sabores e texturas ao seu iogurte, a fim de torná-lo mais rico e saboroso, ou apenas para incluir em alguma sobremesa, alguns passos simples devem ser seguidos: Forre o interior de um funil ou peneira com um pano limpo, coloque o iogurte, cubra com um filme plástico e leve à geladeira. Deixe que o líquido escorra por 12 horas e você terá um iogurte firme, com textura de "cream cheese", que pode ser utilizado para preparar um delicioso cheesecake. Se quiser adicionar sabor a este creme de iogurte, misture-o com algum tipo de suco, antes de colocar na geladeira. Os sólidos do suco vão ficar no creme quando o líquido escorrer e todo o sabor vai permanecer. Você também pode fazer um xarope ou chá e proceder da mesma forma. Fica uma delícia. Misture mel e frutas secas ao iogurte, caso queira um recheio saboroso para crêpes e bolos.


Iogurte naural



1 copo de iogurte natural
colheres de (sopa) de leite em pó
2 litros de leite


Faça à noite: Ferva o leite. Espere um pouco e verifique a temperatura com o dedo (não pode ser quente demais e nem morno), a temperatura ideal é quando você coloca o dedo no leite e consegue mantê-lo por 10 segundos (a temperatura é o segredo). Adicione o iogurte natural, o leite em pó e mexa bem. Coloque em uma vasilha de vidro, cubra com uma toalha grossa e deixe dormir a noite toda. Na manhã seguinte já está pronto. Ele fica com uma consistência mais encorpada (não é como os iogurtes comuns). Separe um copo (o mesmo do iogurte natural) para fazer a próxima receita (sem doce e sem sabor). Agora é só adoçar com adoçante ou açúcar.Se quiser sabor, coloque suco em pó de sua preferência.


Leite batido Napolitano



 (sopa) de iogurte de morango
 (sopa) de chocolate em pó
 de leite condensado
 de creme de leite
Cubos de gelo a gosto
2 copos de leite


Bater tudo no liquidificador até ficar cremoso e com muita espuma. Depois servir.


Leite com limão



300 ml de leite bem gelado
xícara (café) de suco de limão taiti
Açúcar a gosto


Bata todos os ingrediente no liquidificador por 2 minutos e sirva.


Refresco com Leite de Coco



1 vidro de leite de coco (425 gramas)
xícaras de suco de laranja
¼ xícara de suco de limão
xícara de club soda


Despeje todos os ingredientes numa jarra com gelo. Mexa bem até ficar gelado. Coe para os copos.

Rende 6 refrescos


Refresco de Abacaxi com Refrigerante



½ copo de Seven Up ou outro suco citrus
colher de (chá) de adoçante
Folhas de hortelã picadinhas
2 rodelas de abacaxi


Triture muito bem as rodelas de abacaxi. Junte a Seven-Up dentro de um copo misturador. Junte a fruta triturada, as folhinhas e o adoçante. A seguir, agite energicamente durante alguns minutos. Sirva gelado em copos altos.


Refresco de banana e leite


 de leite
1 banana cortada
Açúcar a gosto
1 ovo


Colocar todos os ingredientes no copo do liqüidificador e bater bem. Dá para 1 copo.


Refresco de ameixa-preta



Receita para 2 bebidas

¼  de calda da ameixa
 de leite
4 ameixas em calda, sem caroço


Tampar e bater todos os ingredientes no liquidificador, em alta velocidade.


Refresco de casca de manga



Casca de 3 mangas bem limpas
1 e ½ litros de água gelada
Açúcar a gosto


Ponha a casca no copo do liquidificador, cubra com ½ litro de água e bata bem. Adicione a água restante e misture. Coe e adoce antes de servir.

Rendimento: 6 porções


Suco de casca de manga


Cascas de manga
Água
Açúcar


Lavar bem as mangas antes de descascá-las. Bater as cascas no liquidificador, adicionar água e açúcar. Servir gelado.


Suco de mandioca


½  (chá) de leite em pó
 (chá) de açúcar
 (chá) de água
 de mandioca


Após a mandioca estar cozida, juntar com todos os ingredientes, e batê-los no liquidificador. Coar e servir de preferência bem gelado.


Suco de Luz



100 gramas de brotos de alfafa ou feijão
3 folhas de hortelã
1 maçã picada
1 pepino médio
1 berinjela crua
1 cenoura


Coloque os ingredientes no liquidificador juntamente com um copo de água (250 ml). Bata muito bem e coe se desejar. O suco é um ótimo fortificante e refrescante nos dias quentes. Uma boa dica é acrescentar cubos de gelo no liquidificador.


Suco de luz do sol (suco vivo)



Legumes e raízes
Batata-doce
Couve-flor
Abobrinha
Beterraba
Cenoura
Abóbora
Maxixe
Inhame
Quiabo
Nabo


Cortar uma maçã em pedaços pequenos e tirar as sementes grandes. Colocar no liquidificador. Usar um pepino como socador para auxiliar a extrair o líqüido que mora dentro das hortaliças. Acrescentar os grãos germinados*, as folhas verdes comestíveis, o legume e a raiz escolhida na proporção indicada, variando as hortaliças sempre que possível e privilegiando as de produção orgânica. Coar em um pano e beber logo em seguida.

Como germinar grãos:
1 – Colocar de uma a três colheres de (sopa) de grãos em um vidro e cobrir com água limpa.
2 – Deixar de molho por uma noite (8 horas).
3 – Cobrir o vidro com filó e prender com elástico. Despejar a água e enxaguar bem sob a torneira.
4 – Colocar o vidro inclinado em um escorredor em um lugar sombreado e fresco.
5 – Enxaguar pela manhã e à noite. Nos dias quentes, é preciso lavar mais vezes. Os grãos iniciam sua germinação em períodos variáveis. Em geral, estão com sua potência máxima logo que sinalizam, o processo do nascimento, quando ficam prontos para serem consumidos.

Sugestões de sementes:
Todas as sementes comestíveis, tanto pelo homem como pelos pássaros: girassol, painço, niger, colza, aveia, trigo, linhaça, arroz, soja, centeio, gergelim, grão-de-bico, amendoim, lentilha, nozes, castanha-do-pará, amêndoas, ervilha, feno-grego etc.


Suco de manga com limão



 (sopa) de suco de limão
35 gramas de manga descascada
gelo e adoçante a gosto
200 ml de água

 
Descascar a manga e cortar a quantidade pedida na receita. Colocar todos os ingredientes num liquidificador e bater até obter um líquido homogêneo.


Suco digestivo



1 cacho pequeno de uvas
1 rodela de kiwi
1 maçã verde
1 kiwi firme


Bata todas as frutas no liquidificador e enfeite o copo com a rodela de kiwi. Tome o suco assim que ficar pronto, pois após muito tempo, perde parte de suas vitaminas. É considerado o fruto comercial com maior quantidade de vitamina C, além de ser particularmente rico em alguns elementos, como o magnésio, o potássio e o ferro.


Suco Diurético



1 cacho médio de uvas verdes
1 laranja sem casca
2 fatias de melancia
1 raminho de hortelã


Na centrífuga, passe a laranja, as uvas e a melancia. Enfeite o copo com a hortelã. A laranja funciona como diurético. A uva e a melancia são ricas em fibra, o que ajuda a eliminar as toxinas através das fezes e da urina.


Suco do ânimo



125 gramas de beterraba
460 gramas de cenoura
Gengibre a gosto
1 maçã


Corte a beterraba, a cenoura e a maçã com a casca e as sementes em pedaços e bata com o gengibre na centrífuga. Indicado para anemia e problemas digestivos. Aumenta a disposição.


Suco do bom-humor



2 fatias de abacaxi
½ xícara de framboesa
1 banana nanica
1 copo de água


Bata todos os ingredientes no liquidificador e adoce a gosto. Sirva a seguir.

Rendimento: 1 porção


Suco para memória


colher medida de farinha de linhaça
1 copo de suco de laranja
1 fatia de mamão
3 ameixas secas


Bater no liquidificador e servir.


Suco do equilíbrio



600 gramas de cenoura
50 gramas de salsinha


Corte as cenouras em pedaços e bata com a salsinha na centrífuga. Sirva em seguida, se quiser decore com folhas de salsinha e acrescente gelo. Rico em betacaroteno, é muito indicado para estimular o bronzeamento da pele. Combate a irritação e auxilia no tratamento da TPM.

Rendimento: 1 suco


Suco Emagrecedor



1 punhado pequeno de algas secas
1 beterraba
4 cenouras
½ maçã


Centrifugue todos os alimentos, menos a alga, que deve ser batida com o suco no liquidificador. Enfeite o copo com um pedaço de maçã. A maçã e a cenoura ajudam na digestão. A beterraba auxilia a circulação do sangue.


Suco energético



1 mamão papaya
Suco de 6 laranjas
4 figos frescos
2 caquis grandes
10 tâmaras


Bater tudo no liquidificador. Tomar gelado.

Rendimento: 4 porções



Suco Energético de Uva



25 ml de suco de uva concentrado
colher de (sopa) de açúcar light
25 gramas de beterraba crua
100 ml de guaraná light
½ carambola
Gelo


Bata no liquidificador todos os ingredientes exceto o gelo. Coe bem. Num copo, coloque o gelo e em seguida o suco. Enfeite com uma fatia de carambola.


Suco energia



colheres de (sopa) de mel (sacarose, açúcar para restabelecimento da glicemia)
colheres de (sopa) de polpa de açaí (alto índice glicêmico)
colher de (sopa) de xarope de guaraná (fornece energia)
1 fatia de melancia (alto índice glicêmico)
½ xícara de (chá) de água gelada


Bata todos os ingredientes no liqüidificador e tome em seguida.


Suco exterminador de celulite



1 maçã
Algumas folhas de hortelã
2 talos de aipo
4 cubos de gelo
¼ de toranja
1 pera


Passe na centrífuga a maça, a pera, a toranja e o aipo. Coloque o suco em um copo com o gelo e salpique a hortelã picada. A toranja ou grapefruit é uma fruta exótica, nativa do sudeste da Ásia e comum nos trópicos asiáticos. É parente das laranjas e outros cítricos, mas de espécie diferente.


Suco Nutritivo



 (sopa) de aveia em flocos
 (sopa) de mel
1 copo de laranja (300 ml)
2 copos de leite (600 ml)
Gelo picado para decorar
1 cenoura picada
1 manga


Colocar no liquidificador o leite, a manga e a cenoura. Bater bem. Coar a mistura e voltar ao liquidificador. Juntar o mel e bater mais um pouco. Por último acrescentar o suco de laranja, a aveia e bater mais um pouco. Forrar o fundo do copo com gelo picado e colocar a mistura. Servir em seguida.


Suco para a beleza da pele



1 florete de brócolis
½ beterraba
4 cenouras


Na centrífuga, passe todos os alimentos. Enfeite com um florete de brócolis. O brócolis é um antioxidante, que combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. A cenoura e a beterraba, ambos ricos em fibra, facilitam o funcionamento intestinal, o que, indiretamente, deixa a pele mais bonita.


Suco para Cólica Menstrual



3 fatias de abacaxi
1 fatia fina de gengibre
1 folha de louro
½ maçã


Passe todos os ingredientes na centrífuga e, por último, bata o suco no liqüidificador junto com o louro. Enfeite com um pedacinho de casca de abacaxi. O louro ajuda a diminuir os sintomas da menstruação. O abacaxi e o gengibre são diuréticos, ajudam a diminuir a retenção de líquidos e estimulam o funcionamento do intestino, diminuindo as cólicas. E a maçã, rica em fibra, também colabora para o trato intestinal.


Suco para mal estar ou ressaca



150 ml de guaraná (diet ou normal)
colher (chá cheia) de amido de milho
Suco de 1 limão


Coloque o amido de milho no guaraná e misture bem. Acrescente o suco do limão e mexa. Está pronta para beber!. O hidrato de carbono, presente no amido de milho, é o responsável. pela melhora. Nunca beba de estômago vazio; sucos e água de coco também são boas opções se você estiver de ressaca; alimente-se com comidas leves.

Rendimento: 1 porção


Suco para o bebê



1 cenoura
água se necessário


Para preparar você deve utilizar uma centrifuga de alimentos. Centrifugar a cenoura, colocar o suquinho na mamadeira e servir ao bebê. Se quiser mais fraquinho acrescente um pouquinho de agua. Se não tiver a centrifuga de alimentos, utilize a parte fina do ralador. Rale a cenoura e coloque num pano de prato bem limpinho. Vá apertando para ir coando e separar o suco do bagaço. Sirva para o bebê. Muito indicado quando o bebe está com o intestino preso. Quando o bebe for crescendo pode utilizar a cenoura em conjunto com a beterraba. Além de nutritivo é muito eficiente!


Vitamina de coca-cola



300 ml de coca-cola
1 bola de sorvete de chocolate
1 bola de sorvete de morango
1 bola de sorvete de creme


Bater todos os ingredientes no liqüidificador. Servir em seguida.


Xarope de Laranja



raspa de casca de 1 laranja calda de açúcar
12 laranjas


Espremer as laranjas e coar o caldo obtido, juntar a raspa de casca (fazer para cada copo de caldo 1 litro de calda em ponto de 30.º). Misturar tudo e levar ao fogo até levantar fervura, depois do que retirar do fogo, deixar descansar, escumar, coar por um pano e engarrafar, arrolhando quando o xarope estiver frio.


Xarope de Limonada



6 limões muito bem lavados
450 gramas de açúcar
3 dl. de água


Com um descascador de batatas retirar a casca dos limões em tiras tão finas quanto possivel. Retirar toda a medula branca da casca para que a bebida não fique amarga. Colocar a água e as cascas numa panela grande, cobrir com a tampa e levar ao fogo durante 5 minutos, sem deixar levantar fervura. Retirar a panela do fogo. Espremer os limões, colocar o sumo num recipiente grande e juntar o açúcar. Coar o liquido da panela para o recipiente que contem o sumo e mexer até dissolver o açúcar. Este xarope constitui a base da bebida, e guardado no congelador conserva-se durante 2 semanas. Para fazer a limonada, diluir com água mineral. Antes de servir juntar cubos de gelo e rodelas de limão.


Xarope de Tamarindo


250 gramas de polpa de tamarindo
1 litro de calda de açúcar
1 copo de vinagre


Descascar uma boa porção de tamarindos, porção que pese 250 gramas de polpa (pode comprar a polpa preparada em latas) e desmanchar num tigelão com um copo de bom vinagre. Misturar 3 litros de calda de açúcar em ponto de xarope e levar ao fogo em tacho estanhado até ferver. Depois, coar e engarrafar, arrolhando logo que esteja frio.



Abraçadinhos


½ quilo de gordura vegetal
 de açúcar
farinha até dar ponto de abrir com o rolo
1 copo (requeijão) de guaraná


Deixar descansar ½ hora. Abrir com o rolo, cortar os quadradinhos, colocar tirinhas de goiabada, juntar as pontas e assar. Depois de assado e frio, passar no açúcar refinado. OBS: pode também puxar com o rolo, cortar com um cálice e assar. Depois de assado e frio, passar geleia ou doce de leite por outra parte em cima e passar no açúcar.


Alfajor


Chocolate para derreter
Doce de leite
Bolacha maria
A quantidade dos ingredientes depende do número de porções que deseja fazer.


Pegar uma bolacha maria e passar o doce de leite em cima. Em cima do doce de leite, colocar outra bolacha. Passar o doce de leite novamente e em cima outra bolacha. Fazer isso até que foram usadas quatro bolachas. Em cima da quarta bolacha não passar doce de leite. Fazer vários desses "bolinhos". Quando achar que já tem o suficiente, pare de fazer. Derreter o chocolate, passar ao redor dos "bolinhos" e colocar em uma travessa, se preferir, mas não poderá fechar e não poderá encostar os "bolinhos" um no outro porque eles grudarão. Levar a travessa na geladeira por uma hora ou no freezer por ½ hora.


Alfajor



Cobertura:
200 gramas de chocolate meio amargo picado

Massa:
 (chá) de manteiga em temperatura ambiente
 (chá) de farinha de trigo
 (chá) de amido de milho
 (chá) de açúcar
 (chá) de essência de baunilha
 (sopa) de raspas de limão
 (sopa) de fermento em pó
 (sopa) de leite gelado
 (sopa) de conhaque
3 gemas

Recheio:
 (chá) de essência de baunilha
300 gramas de doce de leite cremoso


Ligar o forno à temperatura média. Misturar em uma tigela a manteiga (reservar 1 colher de sopa), o açúcar, as gemas, a baunilha, as raspas de limão e o conhaque até ficar cremoso e homogêneo. Juntar, aos poucos, a farinha peneirada com o amido de milho e o fermento, simultaneamente com o leite. Se necessário, juntar mais farinha. Transferir para uma superfície lisa e sovar até desgrudar das mãos. Deixar descansar por 15 minutos. Abrir a massa numa superfície enfarinhada até obter 1 cm de altura. Cortar em 32 círculos de 5 cm de diâmetro, e colocar em assadeiras, untadas com a manteiga reservada. Levar ao forno por 15 minutos, ou até dourar. Retirar do forno, desenformar e deixar esfriar. Una os círculos com o doce de leite misturado com a baunilha, formando os alfajores.

Cobertura:
Derreter o chocolate em banho-maria e banhe os alfajores, um a um. Colocar numa fôrma forrada com papel-alumínio e levar à geladeira por 20 minutos, ou ficar firme.


Alfajor


 (sobremesa) de fermento em pó
 (chá) de conhaque
 de açúcar
250 gramas de farinha de trigo
200 gramas de margarina
Raspas de 1 limão
3 gemas


Misturar todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Abrir a massa com um rolo. Com um copo, cortar a massa, fazendo bolachinhas. Levar para assar. Rechear com brigadeiro no meio de 2 bolachinhas.


Alfajor de bolacha maizena


1 pacote de bolacha maizena
 de manteiga
1 pacote de coco ralado tradicional
500 gramas de chocolate ao leite
1 lata de leite condensado


Preparar o recheio como se fosse fazer beijinho. Colocar na panela a manteiga, o leite condensado e o coco ralado. Mexer até desgrudar da panela. Deixar esfriar. Montar como uma bolacha recheada, com 2 bolachas e beijinho no meio. Derreter o chocolate e cobrir as bolachas. Deixar na geladeira em uma forma forrada com papel alumínio. Esperar o chocolate endurecer e servir.


Almofadinhas



Massa:
200 gramas de farinha de trigo, peneirada
¼ de xícara de (chá) de vinagre branco
160 gramas de manteiga ou margarina
xícara de (chá) de leite em pó

Recheio:
1 e ½ dúzia de bananas-prata maduras
2 e ½ colheres de (sopa) de açúcar
4 cravos-da-índia (opcional)
1 pau de canela (opcional)
½ xícara de (chá) de água

Para Polvilhar:
Açúcar e canela


Para fazer a massa, dissolva o leite em pó no vinagre branco, de forma que o leite fique totalmente dissolvido, mas não líquido (consistência cremosa). Misture a farinha de trigo e a manteiga (ou margarina) delicadamente, com a ponta dos dedos, até obter uma massa homogênea. Deixe descansar numa vasilha de louça, coberta por um pano úmido, por 1 hora. Prepare o recheio: numa panela, em fogo baixo, doure ligeiramente o açúcar e junte as bananas descascadas e picadas. Se desejar, junte os cravos e a canela e deixe cozinhar até as bananas se desmancharem. Quando o creme estiver numa tonalidade avermelhada, acrescente a água, misturando bem. Retire do fogo e deixe esfriar. Abra a massa com o rolo até ficar com a espessura bem fina. Corte em quadrados de aproximadamente 8 cm de lado. Coloque o recheio no centro e junte todas as pontas, como se fosse uma esfiha. Arrume as almofadinhas num tabuleiro untado, deixando espaço de cerca de 3 cm entre elas. Leve ao forno médio, preaquecido, e asse-as até ficarem coradas. No momento de servir, polvilhe com ½ xícara de (chá) de açúcar e 2 colheres de (chá) de canela em pó.


Amanteigado


 (sopa) de fermento em pó
 (sopa) de manteiga
 (chá) de farinha de trigo
1 e ½  (chá) de açúcar
Margarina para untar
2 ovos


Misturar todos os ingredientes com as mãos até formar uma massa homogênea. Com um rolo, abrir a massa e cortar no formato desejado. Colocar em uma assadeira untada e levar ao forno, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar.


Amanteigado



colheres de (sopa) de manteiga ou margarina
xícaras de (chá) de farinha de trigo
colher de (sopa) de fermento em pó
1 e ½ xícaras de (chá) de açúcar
2 ovos


Coloque todos os ingredientes em um recipiente, misture com as mãos até que a massa desgrude das mãos e vire uma massa homogênea (caso esteja grudando um pouco pode polvilhar mais farinha em cima até que desgrude um pouco). Caso for abrir a massa para cortar no formato desejado, polvilhar o local onde for colocar a massa com farinha, para que não grude, pois a massa é super leve. Coloque os biscoitinhos em uma assadeira untada com margarina. Leve ao forno médio, pré-aquecido, por 20 minutos, ou até que doure. Não faça muito grosso o biscoito pois cresce um pouquinho.


Amanteigado mineiro



1 e ¼ xícara de (chá) de margarina sem sal
xícaras de (chá) de açúcar
1 quilo de polvilho doce
4 ovos


Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Modele rolinhos com a massa e achate as pontas. Coloque em uma assadeira e leve ao forno médio, pré aquecido, por 15 minutos ou até assar e dourar levemente. Retire, deixe esfriar e sirva.

Rendimento: 45 unidades


Amanteigados de coco


 (sopa) de coco ralado (pode ser o úmido ou seco)
 (sopa) de farinha de trigo
 (sopa) de açúcar
200 gramas de margarina ou manteiga
200 gramas de amido de milho


Misturar todos os ingredientes. Fazer bolinhas e amassar com um garfo. Levar para assar por 15 a 20 minutos. Fica branquinho e macio. Retirar do tabuleiro e deixar esfriar para que fiquem firmes.


Amanteigados de goiaba


 de farinha de trigo (peneiradas)
½  de açúcar refinado
200 gramas de manteiga


Juntar todos os ingredientes e amassar com as mãos até se soltar, caso a massa não soltar das mãos acrescentar aos pouca mais farinha. Enrolar os biscoitinhos e em uma assadeira untada com manteiga e farinha de trigo assar em fogo médio durante 30 minutos ou até que dourem os biscoitos.


Argolinhas de leite



 (chá) de açúcar de confeiteiro peneirado
1 e ½  (chá) de leite em pó
 (chá) de essência de baunilha
200 gramas de manteiga sem sal
500 gramas de amido de milho
2 ovos médios


Colocar numa tigela a manteiga, o açúcar de confeiteiro e os ovos e misturar tudo muito bem. Em seguida, juntar a baunilha, o leite em pó e vá acrescentando amido de milho até obter uma massa brilhante, macia e que não grude nas mãos. Fazer pequenos cordões da massa e fechar como argolinhas. Colocar em assadeira ligeiramente untada e polvilhada com farinha de trigo e levar ao forno a 180° C, até que estejam assados (dourados por baixo e branquinhos por cima). Retirar do forno, deixar amornar e, com o auxílio de uma espátula, retirar da assadeira. Deixar esfriar bem e servir.


Barrinha de banana com chocolate


2 bananas nanicas em rodelas
xícara de (chá) de aveia em flocos
½ xícara de (chá) de flocos de arroz
½ xícara de (chá) de gêrmen de trigo
colheres de (sopa) de óleo
colheres de (sopa) de mel
Margarina para untar

Cobertura:
100 gramas de chocolate meio amargo
colheres de (sopa) de glucose de milho
colher de (sopa) de manteiga sem sal


Em uma vasilha, coloque a aveia, os flocos de arroz, o gêrmen de trigo, misture e reserve. No liquidificador, bata a banana, com o óleo e o mel. Despeje sobre a mistura reservada e mexa até incorporar todos os ingredientes. Coloque a mistura em uma forma quadrada, levemente untada, pressionando delicadamente. Leve para assar em forno pré aquecido, em temperatura moderada, por cerca de 20 minutos. Enquanto isso, leve o chocolate para derreter em banho-maria, com a manteiga e a glucose. Despeje sobre a massa assada já fria, espere o chocolate endurecer por completo e corte em barrinhas.

Rendimento: 15 unidades


Barrinhas de banana com glacê de limão


1/3 xícara de (chá) de banana madura amassada
1/3 xícara de (chá) de castanha do pará ou de caju picada
¼ xícara de (chá) de manteiga ou margarina (60 gramas)
xícara de (chá) de farinha de trigo peneirada
½ colher de (chá) de fermento em pó
colher de (chá) de canela em pó
¾ xícara de (chá) de açúcar
¼ xícara de (chá) de leite
1 pitada de sal
1 ovo


Peneire juntos a farinha, o açúcar, o fermento, o sal e a canela. Misture a manteiga ou margarina com a banana e bata bem. Junte o ovo e bata novamente. Acrescente os ingredientes peneirados, alternadamente com o leite, batendo bem. Junte as castanhas do pará. Espalhe em forma bem untada de 33 x 22 x 5cm. Asse em forno moderado durante 22 a 25 minutos. Enquanto ainda morno, cubra com um glacê feito de 2 colheres de sopa de manteiga derretida, 1 colher de sopa de água quente, 2 colheres de sopa de suco de limão e 1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro. Se estiver muito grosso junte algumas gotas de água quente. Corte em quadrados.


Barritas de coco


1 pão de forma amanhecido
1 lata de leite condensado
1 copo de leite
Coco ralado


Corte cada fatia de pão em três pedaços, misture os leites. Passe as fatias de pão no leite e no coco ralado. Arrume em uma assadeira untada, leve ao forno regular para dourar.


Batons fritos


150 gramas de queijo minas ralado
 (sopa) rasa de fermento em pó
 (sopa) de açúcar
 chá de leite
1 pitada de sal
Farinha de trigo
1 gema


Misturar tudo e vá incorporando farinha de trigo até dar ponto de enrolar com facilidade. Enrolar em formato de dedo e fritar em óleo quente.


Beijinho de moça


 (sopa) de manteiga
 (sopa) de açúcar
Farinha de trigo e manteiga para untar
200 gramas de amido de milho
1 ovo


Em uma tijela misturar à mão todos os ingredientes, até que a massa esteja consistente. Usando às mãos, formar bolinhas da massa e as amassar com dois garfos (um de cada lado), colocando as bolinhas amassadas em uma fôrma untada. Levar ao forno e deixar por aproximadamente 15 minutos, até que os beijinhos estejam bem sequinhos.


Beliscão



 de fermento em pó
 de manteiga
 de açúcar
Farinha até dar o ponto de enrolar
goiabada
3 ovos


Abrir a massa com um rolo. Cortar em quadrados. Colocar um pedaço de goiabada e unir as duas pontas. Levar ao forno para assar.


Beliscão de banana



1 e ½ xícaras de (chá) de bananada em cubos
250 gramas de gordura vegetal hidrogenada
15 gramas de fermento biológico fresco
xícaras de (chá) de leite morno
500 gramas de farinha de trigo

Para Polvilhar:
Açúcar de confeiteiro


Em uma tigela, coloque o fermento, o leite e misture até dissolver. Acrescente a gordura vegetal, a farinha, aos poucos, misture e sove a massa até desgrudar das mãos. Deixe crescer por 20 minutos, ou até dobrar de volume. Abra a massa com o rolo e corte em triângulos. Coloque um cubo de bananada na parte mais larga do triângulo e enrole. Disponha um ao lado do outro em uma assadeira sem untar. Leve ao forno médio, pré-aquecido, por 25 minutos ou até dourar levemente. Retire do forno e polvilhe com açúcar de confeiteiro. Deixe esfriar e conserve em pote fechado.


Beliscão de goiabada


400 gramas de goiabada
 (sopa) de açúcar
500 gramas de gordura vegetal
50 gramas de fermento para pão
1 quilo de farinha de trigo
250 ml de leite
1 pitada de sal
1 clara de ovo


Esfarelar o fermento e adicionar o sal. Misturar até ficar líquido. Acrescentar o leite e reservar. Numa vasilha, colocar a farinha de trigo (reservar um pouco), o açúcar, a gordura vegetal e o fermento reservado. Misturar com as mãos (neste momento acrescentar a farinha reservada aos poucos). Colocar sobre superfície lisa e trabalhar a massa. Sobre superfície enfarinhada, abrir porções da massa com o rolo. Modelar com um cortador redondo. Colocar um pedaço de goiabada no centro. Pincelar clara de ovo nas bordas e una no centro do biscoito (de modo que fique aparecendo a goiabada nas laterais). Acomodar em assadeira retangular (não precisa untar). Levar ao forno a 180ºc por aproximadamente 20 minutos.


Biscoitinho amanteigado


colheres de (sopa) de fermento em pó
colher de (sopa) de essência de baunilha
xícaras de farinha de trigo
1 e ½ xícaras de margarina
xícaras de maizena
xícaras de açúcar
9 gemas
3 claras


Misture as gemas com o açúcar e a margarina. Coloque a maizena e misture levemente. Acrescente o restante e amasse bem. Coloque um pouco de farinha sobre a mesa, deixe bem enfarinhada para poder esticar a massa. Corte os biscoitinhos, com a ajuda de um cortador ou uma faca sem ponta. Leve ao forno pré-aquecido, a 150°, até ficarem douradinhos.


Biscoitinho amanteigado com goiabada



Biscoito:
 (sopa) de açúcar
 de farinha de trigo
 de margarina

Cobertura:
Goiabada em pedaço
Açúcar


Em uma travessa colocar os ingredientes e amassar até desgrudar da mão. Fazer pequenos biscoitinhos um pouco maiores de uma moeda de um real. Com o dedo mindinho afundar um pouco o meio do biscoitinho. Colocar um pedaço de goiabada e passar no açúcar. Como o biscoitinho é muito delicado o tempo de assar depende da potência do forno. Assar em forno preaquecido fogo médio por 15 minutos. Mas varia as potências. Pode ser feito em forninho elétrico também.


Biscoitinho amanteigado com goiabada



Biscoito:
colheres de (sopa) de açúcar
xícara de farinha de trigo
xícara de margarina

Cobertura:
Goiabada em pedaço
Açúcar


Em uma travessa coloque os 3 primeiros ingredientes e amasse até desgrudar da mão. Faça pequenos biscoitinhos um pouco maiores de uma moeda de um real. Com o dedo mindinho afunde um pouco o meio do biscoitinho. Coloque um pedaço de goiabada e passe no açúcar. Como o biscoitinho é muito delicado o tempo de assar depende da potência do forno. Eu asso em forno pré-aquecido fogo médio por 15 minutos. Mas varia as potências. Pode ser feito em forninho elétrico também.


Biscoitinho Básico


colheres de sopa em temperatura ambiente
colher de (sopa) de fermento em pó
1 lata de leite condensado
500 gramas de maizena
4 gemas


Em uma vasilha grande coloque a maizena, gemas, manteiga e misture bem. A seguir junte o leite condensado e o fermento em pó e amasse com as mãos até ficar uma massa espessa. Modele os biscoitinhos com tamanho pequeno, coloque em uma forma untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido por 50 minutos, ou até que estejam macios e sequinhos. Deixe um pequeno espaço entre cada um deles de aproximadamente 3 dedos.


Biscoitinho da vovó


xícaras de (chá) de farinha de trigo (peneirada)
colher de (chá) de fermento em pó
1 tablete de margarina (100 gramas)
colher de (chá) de baunilha
1 e ½ xícaras de açúcar
1 ovo


Misture todos os ingredientes, exceto a farinha e o fermento. Adicione aos poucos a farinha e misture bem até que a massa fique homogênea. Abra a massa, fina, sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo e corte os biscoitinhos. Leve ao forno quente por cerca de 7 minutos, não havendo necessidade de untar a forma. Deixe esfriar e se delicie.

 

Biscoitinho com recheio de goiabada


colheres de (sopa) de manteiga
xícara de farinha de trigo ( depois será necessário mais farinha para dar o ponto de enrolar)
colher de (chá) de fermento
colheres de (sopa) de leite
xícara de açúcar
1 ovo

Para Rechear:
Goiabada


Corte a goiabada em quadradinhos pequenos e reserve. Bata o ovo com o açúcar até ficar esbranquiçado, misture os demais ingredientes. Acrescente mais farinha até dar o ponto de enrolar os biscoitos (quando a massa não grudar mais nas mãos). Faça bolinhas achatadas recheie com um quadradinho de goiabada, feche formando uma bolinha ou um biscoito compridinho. Feche bem para que o recheio não vaze na hora de assar. Coloque para assar em uma assadeira untada e enfarinhada, não deixe os biscoitos muito perto uns dos outros, porque eles irão crescer. Asse em forno médio por mais ou menos 30 minutos. O biscoito fica bem clarinho, o ponto ideal é quando embaixo deles estiver douradinho. Logo apos tirar do forno ele estará mole e ficará mais crocante assim que esfriar.

 

Biscoitinho da Vovó


colher de (sopa) de fermento em pó
xícara de (chá) de amido de milho
xícara de (chá) de farinha de trigo
colheres de (sopa) de manteiga
Raspas de limão ou erva doce
½ xícara de (chá) de açúcar
xícara de (chá) de fubá
3 ovos


Misture todos os ingredientes e sove sobre a superfície lisa e enfarinhada. Abra a massa com um rolo. Modele com cortadores. Coloque em formas untadas e polvilhadas, pode polvilhar com açúcar. Levar ao forno por 35 a 40 minutos. Esses biscoitinhos ficam uma delícia para comer com café.


Bem-casado com massa de pastel


1 rolo de massa de pastel de 400 gramas
500 gramas de goiabada
canela em pó
açúcar
Óleo

Acessório:
Cortador de 6 cm de diâmetro


Com o cortador, corte a massa de pastel. Em uma frigideira, aqueça levemente o óleo e frite os círculos de massa até dourarem. Ponha sobre papel-toalha para retirar o excesso de gordura. Pique a goiabada e derreta em banho-maria Sobre cada círculo de massa ponha uma porção de goiabada e cubra com outro círculo. Passe na mistura de açúcar com canela e sirva. Você pode substituir a goiabada por doce de leite.

Rendimento: 30 porções


Biscoitinho de cebola


1 pacote de creme de cebola
½ quilo de farinha de trigo
250 gramas de margarina
1 ovo


Não há necessidade de untar a forma. Misturar todos os ingredientes, até que se torne uma massa homogênea. Fazer bolinhas e colocar no forno. Fica branquinho.


Biscoitinho de coco


1 coco pequeno ralado
 e ½ (chá) de açúcar refinado
 de fermento em pó
½ quilo de farinha de trigo
125 gramas de margarina
1 pitada de sal
3 ovos


Primeiro colocar a farinha de trigo, a seguir o açúcar refinado e a pitadinha de sal. Colocar o coco, o fermento e a margarina. Bater as claras em neve e colocar as gemas uma por uma e continuar batendo. Despejar tudo em cima dos outros ingredientes e mão a massa. Se quiser pode colocar um pouquinho de leite para a massa ficar mais macia, mas pouquinho mesmo. O ponto certo do biscoitinho é quando a massa já está toda juntinha e toda solta. Depois da massa preparada, untar o tabuleiro com um pouquinho de óleo. Ele deve ser enrolado com a mão, em bolinhas, e passado no açúcar. Colocar no forno de fogão a lenha e demora de 15 a 20 minutos para ficar pronto.


Biscoitinho de coco


colheres de coco ralado
11 colheres de polvilho doce
½ copo (americano) de óleo
colheres de açúcar
1 ovo


Coloque o polvilho em um recipiente. Esquente bem o óleo e derrame por cima do polvilho. Mexa bem com uma colher. Junte o açúcar e o coco ralado, mexa bem e junte o ovo, amasse bem. Faça bolinhas, coloque em assadeira sem untar. Amasse cada bolinha com um garfo e leve para assar em forno quente. Não precisa deixar corar muito. Caso o ovo seja pequeno e a massa fique seca, umedeça as mãos com água para amassar, umedecendo a massa e facilita para enrolar.


Biscoitinho de Fubá


 (chá) de fubá
 (chá) de farinha de trigo
 (chá) de amido de milho
 (chá) de açúcar
 (sopa) de fermento em pó
 (sopa) de manteiga
3 ovos inteiros


Misturar bem todos os ingredientes. Amassar até obter uma massa lisa que desgrude das mãos. Abrir com um rôlo e cortar com cortadores de sua preferência ou fazer cordões cortando com uma faca e pressionando com um garfo. Colocar os biscoitos emuma forma untada e enfarinhada. Assar em forno médio preaquecido (180° graus), até que dourem ligeiramente mais ou menos 15 minutos. Retirar do forno e esperar esfriar.


Bicoitinho caseiro


colheres de (sopa) de farinha de trigo
colheres de (sopa) coco ralado
colheres de (sopa) de açúcar
200 gramas de amido de milho
100 gramas de margarina


Coloque o amido de milho em uma tigela, depois acrescente a farinha de trigo, o açúcar e o coco ralado, mexa. Acrescente a margarina aos poucos, até obter uma massa a ponto de enrolar. Enrole e achate com o garfo em uma forma sem untar. Leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos a 180°, asse por aproximadamente 35 minutos, ou até dourar.


Biscoitinho de goiabada de padaria



30 gramas de fermento para pão (2 tabletes)
500 gramas de farinha de trigo
250 gramas de gordura vegetal
colheres de (sopa) de açúcar
400 gramas de goiabada
125 ml de leite

Para Polvilhar:
Açúcar 


Dissolva o fermento em 1 colher de açúcar e no leite morno. Misturar todos os ingredientes e amassar bem. Cortar a goiabada em tirinhas e enrolar na massa. Levar ao forno 180º a 200º. Quando começar a dourar, tirar do forno e polvilhar açúcar.


Biscoitinho de maizena


200 gramas de maizena
colheres de farinha de trigo (com fermento)
colheres de açúcar refinado
xícara de manteiga


Misture tudo e amasse até soltar da mão. Faça o formato desejado e leve ao forno.


Biscoitinho de polvilho



1 quilo e 300 gramas (mais ou menos até dar o ponto de enrolar) de polvilho doce
 de manteiga ou queijo ralado
1 vidro de leite de coco 200 ml
400 gramas de açúcar
½ quilo de margarina
1 pitada de sal
2 gemas


Misturar a manteiga, a margarina, o açúcar, as gemas e o sal. Acrescentar o leite de coco e o polvilho aos poucos o suficiente para enrolar os cordões da massa. Cortar os biscoitinhos no formato que desejar e levar para assar em forno não muito quente. Não precisa untar a forma e quando os biscoitinhos dourarem por baixo, pode tirá-los.


Biscoitinho de última hora


xícara de (chá) de farinha com fermento
½ tablete de manteiga sem sal
¼ de xícara de açúcar


Misture com as mãos todos os ingredientes em uma vasilha, no inicio parece que não vai dar liga mas em pouco tempo a massa se transforma em uma bola amarelada consistente. Faça rolinhos de 2 dedos de espessura e em seguida corte rodelas de 1 cm mais ou menos. Ligue o forno para pré-aquecer, enquanto isso espalhe as rodelas em uma travessa, com uma distância de 3 dedos entre elas, pois os biscoitos vão se espalhar. Leve ao forno a uma temperatura de 180°, por 20 minutos. Para soltar os biscoitinhos do tabuleiro deixe esfriar, eles esfriam logo e ficam crocantes e desmancham na boca.


Biscoitinho frito de polvilho azedo


½ quilo de polvilho azedo
1 envelope de caldo de galinha em pó
1 cebola pequena (opcional)
¼ de xícara de óleo de soja
¾ de xícara de água
2 ovos inteiros
Sal a gosto


Leve ao fogo uma panela com o óleo, a cebola, o caldo de galinha em pó e o sal a gosto. Deixe a cebola dourar e acrescente a água, assim que essa mistura levantar fervura desligue o fogo a reserve. Em uma vasilha de sua preferência coloque o polvilho e mexa com uma colher, acrescentando aquela água que você temperou ainda quente (para escaldar o polvilho), mexendo sempre até ficar no ponto que você consiga sovar com as mãos. Misture e acrescente os ovos um a um. Sove a massa em cima de uma bancada de mármore ou ardósia até que a massa fique lisinha e desgrude de suas mãos. Assim feito modele em rolinhos da espessura de 1 dedo (pois ao fritar, eles dobram de tamanho). Quando você já tiver modelado a massa toda, aqueça uma panela grande e funda com mais ou menos uns 4 dedos de óleo de soja. Não deixe o óleo esquentar muito para evitar que os biscoitinhos se abram. Coloque uns 7 rolinhos de cada vez. Muito cuidado na hora de fritar os biscoitinhos pois eles costumam espirrar gordura. Se distancie da panela pois nessa hora pode pular gordura, vire os biscoitinhos com o auxílio de um garfo protegendo sempre o rosto da gordura quente. Assim que eles começarem a dourar, os retire da gordura com o auxílio de uma escumadeira e coloque em uma travessa coberta com papel toalha para absorver o excesso de gordura. Ele combina com um suco bem gelado ou até mesmo com um café bem quentinho. De preferência consuma no mesmo dia, pois de um dia para o outro ele tende a ficar meio borrachudo.


Biscoitinho fácil


¾ xícara de (chá) de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
xícaras de (chá) de amido de milho
xícara de (chá) de açúcar
Algumas gotas de baunilha
1 ovo


Misture o amido de milho, o açúcar e o ovo. Acrescente a manteiga ou margarina. Junte a baunilha e amasse bem. Deixe descansar por uns 15 minutos. Forme bolinhas com a palma da mão e coloque em uma assadeira untada. Asse em forno moderado (170º) pré aquecido por uns 6 minutos.


Biscoitinho que derrete na boca


 de fermento em pó
300 gramas de açúcar refinado
700 gramas de amido de milho
250 gramas de margarina
1 ovo inteiro
12 gemas


Bater a margarina como açúcar na batedeira até ficar um creme. Depois acrescentar as gemas, uma a uma, e o ovo inteiro, sem parar de bater. Em seguida misturar o amido de milho com o fermento. Fazer bolinhas com as mãos e colocar em forminhas de papel manteiga. Assar em forno moderado, deixar ficar moreninho.


Biscoitinhos argolinhas



xícaras de (chá) de polvilho doce coado
xícara de (chá) de banha derretida
2 colherinhas de (café) de sal
½ prato raso de farinha de trigo
½ prato raso de açúcar
4 ovo


Misturar o polvilho com o açúcar, o trigo e o sal. Juntar a banha derretida, mexendo e misturando bem. Acrescentar os ovos. Amassar bastante. Enrolar em argolinhas e levar para assar em forno brando.


Biscoitinhos caseiros



Biscoito de coco:
 (sopa) de farinha de trigo
 (sopa) de coco ralado
 (sopa) de açúcar
 (chá) de manteiga
200 gramas de amido de milho

Biscoito de goiabada:
200 gramas de goiabada
 (chá) de farinha de trigo
 (chá) de manteiga
½  (chá) de açúcar



Biscoito de coco:
Em um recipiente, colocar o amido de milho, a farinha, o açúcar, raspas de limão (opcional) e a manteiga. Misturar a cada ingrediente adicionado. A seguir, trabalhe a massa sobre superfície lisa. Enrolar porções da massa (tal como nhoque). Cortar, com auxílio de uma faca (umedecida), com espessura de aproximadamente 2 dedos. Aperte com um garfo. Acomode em uma assadeira retangular untada e polvilhada. Levar ao forno preaquecido (180 a 200°c) por 15 a 20 minutos.

Biscoito de goiabada:
Em um recipiente, colocar a farinha, o açúcar, a manteiga e as raspas de limão (opcional). Mexer com as mãos. Em seguida, modelar pequenas bolinhas na palma da mão. Colocar em uma assadeira untada e polvilhada. Com auxílio do cabo de uma colher de pau, pressione o centro do biscoito. Colocar um pedaço de goiabada. Levar ao forno preaquecido (180°c) por 15 a 20 minutos.


Biscoitinhos da Titia



 (chá) de fermento em pó
 de sopade manteiga
 (sopa) de coco ralado
 de farinha de trigo
 de açúcar
200 gramas de amido de milho


Misturar todos os ingredientes até a massa ficar homogênea e que possa enrolar. Depois, colocar em um tabuleiro dando um espaço entre uma bolinha e outra de biscoito. Por fim, de uma levar apertada com um garfo. Levar ao forno preaquecido. Deixar assar por uns 30 minutos ou até que os biscoitinhos fiquem dourados por baixo.


Biscoitinhos da Titia


colheres de farinha de trigo
colheres de coco ralado
200 gramas de maizena
xícara de margarina
colheres de açúcar


Misture todos os ingredientes, faça as bolinhas e achate-as com um garfo. Coloque uma pitada de coco ralado em cima das bolachinhas já achatadas e leve ao forno quente até que o coco fique dourado. Se preferir, pode ser colocado cubos de goiabada em cima.


Biscoitinhos de araruta com coco


100 gramas de coco ralado
150 gramas de manteiga
500 gramas de araruta
250 gramas de açúcar
2 ovos


Bata o açúcar com a manteiga. Acrescente os ovos, adicione a araruta e o coco. Mexa bem até obter uma massa lisa. Faça pequenas bolinhas na mão. Coloque em forma untada e amasse com um garfo. Leve para assar em forno pré-aquecido, a 200°, por uns 20 minutos.


Biscoitinhos de areia


 (chá) mais 1  e ½ (sopa) de margarina ou manteiga
 (chá) rasa de farinha de trigo
½  (chá) de açúcar
 (sopa) de canela em pó
 (sopa) de açúcar


Misturar o açúcar, a farinha e a margarina, fazer bolinhas e colocar em formas polvilhadas com farinha de trigo (não precisa untar). Com a ponta do dedo, fazer uma ligeira covinha sobre o bolinho. Levar ao forno com calor brando para assar sem cor 17 minutos. Depois de prontos, ainda quente passar os biscoitos no açúcar (½ xícara) misturado com a canela em pó.


Biscoitinhos de canela


 (sopa) de farinha de trigo
 (sobremesa) de canela
 (sopa) de açúcar
1 pitada de sal (a gosto)
1 tablete de margarina
1 gema


Colocar a farinha, a margarina, a gema e o sal (se quiser). Misturar bem. Depois da massa pronta, misturar a canela e o açúcar. Molde pequenas bolinhas. Fazer detalhes com a ajuda de um garfo para ficar mais bonitinho. Levar ao forno preaquecido (200°c) por uns 10 minutos.


Biscoitinhos muito fácil


2 tabletes (200 gramas) de margarina
xícaras de (chá) de farinha de trigo
xícara de (chá) de açúcar


Junte todos os ingredientes em uma vasilha e vá misturando até ficar uma massa pronta para ser modelada. Faça o formato que quiser (pode enrolar na mão, usar forminhas) e leve ao forno médio até dourar. Ainda quentes, passe-os numa misturinha de açúcar e canela.


Biscoitinhos Recheados



Massa:
a mesma medida de farinha de trigo peneirada
1 caixa de fécula de batata peneirada
100 gramas de manteiga sem sal
100 gramas de açúcar peneirado

Recheio:
200 gramas de chocolate para cobertura derretido



Massa:
Juntar todos os ingredientes, amassando bem até formar uma bola. Abrir a massa com o rolo de pastel e cortar pequenos círculos. Levar ao forno para assar em forno médio, em tabuleiro untado e polvilhado.

Montagem:
Rechear os biscoitos com o chocolate derretido e una dois a dois. Se desejar, passar no açúcar de confeiteiro.


Biscoito amanteigado clássico


xícara de (chá) de manteiga ou margarina (de boa qualidade)
2 e 2/3 xícara de (chá) de farinha de trigo
colheres de (chá) de essência de baunilha
xícara de (chá) de açúcar
1 ovo


Bata a manteiga e o açúcar na batedeira até obter um creme esbranquiçado e fofo. Junte o ovo e bata mais um pouco. Adicione a essência e a farinha e misture tudo. Ponha a massa num saco de plástico (ou embrulhe-a em filme plástico) e leve-a a geladeira por uma hora. Ligue o forno em 200ºC. Modele os biscoitos no formato desejado ou use uma máquina ou cortadores!. Faça os biscoitos um ao lado do outro, pois a própria circunferência externa do aparelho tem largura suficiente para fazer a distância entre os biscoitos. Leve o tabuleiro ao forno, que foi preaquecido, por cerca de dez minutos ou até os biscoitos começarem a dourar levemente.


Biscoito amanteigado de Amido de Milho


200 gramas de de amido de milho
colheres de (sopa) de farinha de trigo
200 gramas de margarina sem sal
colheres de (sopa) de açúcar
2 gemas de ovos


Misturar todos os ingredientes até a massa ficar firme sem grudar na mão. Faça bolinhas, triângulo ou a forma que preferir. Leve ao forno por aproximadamente 25 minutos.


Biscoito champagne caseiro



¼ xícara de (chá) de açúcar de confeiteiro peneirado
2/3 xícara de (chá) de farinha de trigo peneirada
½ colher de (chá) de essência de baunilha
½ xícara de (chá) de açúcar
3 ovos grandes
Suco de limão

Para Untar:
Manteiga ou margarina

Para Polvilhar:
Farinha de trigo


Primeiramente, separe as gemas das claras. Depois, bata as claras em neve. Para obter claras mais firmes, acrescente algumas gotas de suco de limão. Quando formar um suspiro firme, adicione o açúcar e bata por mais ou menos 1 minuto. Com a ajuda de uma espátula, adicione a essência de baunilha e as gemas e misture delicadamente. Acrescente a farinha peneirada e continue mexendo com cuidado para a mistura não perder volume. Unte duas assadeiras e polvilhe com farinha de trigo. Recorte um retângulo de papel com uns 10cm de comprimento e 3cm de largura. Coloque o papel recortado na assadeira polvilhada e marque o contorno dos retângulos com a ajuda de um palito ou faca. Pré aqueça o forno em temperatura baixa (150º). Coloque a massa em um saco de confeitar com bico redondo e forme os biscoitos dentro das marcas feitas na assadeira. Assim que terminar de colocar a massa de um biscoito, levante a ponta do bico de confeitar rapidamente para que não formem "rabinhos" sobre o biscoito. Polvilhe muito bem os biscoitos com metade do açúcar de confeiteiro. Espere 5 minutos para que a massa absorva o açúcar e polvilhe novamente. Vire a assadeira ao contrário e dê uma batida com a faca para retirar o excesso de açúcar. Isto deve ser feito rapidamente; se a mistura estiver com a consistência certa, o formato dos biscoitos não mudará. Leve ao forno pré aquecido por uns 35 minutos ou até que estejam assados. Retire imediatamente da assadeira e deixe esfriar. Para guardar, coloque em recipiente bem fechado.

Rendimento: 22 unidades


Biscoito de fécula de batata


200 gramas de fécula de batata
200 gramas de farinha de trigo
100 gramas de gordura vegetal
200 gramas de manteiga
150 gramas de açúcar
Raspas de metade de 1 limão (opcional)


Colocar todos os ingredientes em um recipiente. Amassar até obter uma consistência maleável. Fazer bolinhas e moldar a gosto. Colocar em forma untada e polvilhada. Forno preaquecido, 180º graus, até dourar.

Biscoito de maizena


500 gramas de maizena
colheres de (chá) de farinha de trigo
100 gramas de coco ralado
1 lata de leite condensado
Leite (para dar o ponto)
colher de margarina
1 ovo


Misture todos os ingredientes em uma vasilha e sove. Caso necessite, acrescentar umas colheres de leite. Quanto mais firme a massa, mais fofinhos os biscoitinhos. Faça as bolinhas e leve ao forno pré aquecido 180°C, por cerca de 20 minutos.


Biscoito frito


xícaras de (chá) de farinha de trigo
1 e ½ xícaras de (chá) de açúcar cristal
colher de (sopa) de manteiga
colher de (sopa) de fermento
Um pouquinho de canela
xícara de (chá) de fubá
colher de (café) de sal
xícara de (chá) de leite
3 ovos inteiros


Junte a farinha de trigo, o açúcar, o fubá, o fermento , o sal, a canela e a manteiga. Acrescente os ovos, um a um. Por último, colocar o leite. Misture bem e amasse. Coloque mais farinha de trigo até o ponto de enrolar. Quando não grudar mais na mão, está no ponto. Polvilhe o tabuleiro com farinha de trigo e coloque os biscoitos. Frite na gordura não muito quente. Diminua o fogo para deixar cozinhar por dentro. Passe açúcar refinado e canela por cima.


Como Evitar o Desperdício

Receitas com reaproveitamento integral dos alimentos:
Salgados
Doces
Sucos


COMPRAR BEM:
 preferir legumes, hortaliças e frutas da época.

CONSERVAR BEM: armazenar em locais limpos e em temperaturas adequadas a cada tipo de alimento.

PREPARAR BEM: lavar bem os alimentos, não retirar cascas grossas e preparar apenas a quantidade necessária para a refeição de sua família.



Aproveitar sobras e aparas, desde que mantidas em condições seguras até o preparo:

* Carne assada: croquete, omelete, tortas, recheios etc.;

* carne molda: croquete, recheio de panqueca e bolo salgado;

* Arroz: bolinho, arroz de forno, risotos;

* Macarrão: salada ou misturado com ovos batidos;

* Hortaliças: farofa, panquecas, sopas, purês;

* Peixes e frango: suflê, risoto, bolo salgado;

* Aparas de carne: molhos, sopas, croquetes e recheios;

* Feijão: tutu, fejtão tropeiro, virado e bolinhos;

* Pão: pudim, torradas, farinha de rosca, rabanada;

* Frutas maduras: doces, bolo, sucos, vitaminas, geleia;

* Leite talhado: doce de leite.




Alimentos que podem ser aproveitados integralmente:

* Folhas de: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, couve-flor, abóbora, mostarda, hortelã e rabanete;

* Cascas de: batata inglesa, banana, tangerina, laranja, mamão, pepino, maçã, abacaxi, berinjela, beterraba, melão, maracujá, goiaba, manga, abóbora;

* Talos de: couve-flor, brócolis, beterraba;

* Entrecascas de melancia, maracujá;

* Sementes de: abóbora, melão, jaca; 

* Nata;

* Pão amanhecido;

* Pés e pescoço de galinha;

* Tutano de boi.

Fonte: Mesa Brasil Sesc - Segurança Alimentar e Nutricional


Bolinho de chuva salgado


 (sopa) de queijo parmesão ralado
 (chá) de farinha de trigo
2/3  (chá) de leite
Óleo para fritar
Sal a gosto
1 ovo


Em uma tigela, misturar todos os ingredientes até obter uma massa grossa e lisa. Fritar colheradas da massa em óleo quente até dourar. Escorrer em papel-toalha e servir. Essa é uma massa básica para frituras salgadas, voce pode adicionar qualquer ingrediente do seu gosto que fica uma delícia.


Bolinho de frango


1 e ½  de frango cozido moído ou desfiado
 (chá) de farinha de rosca para empanar
¼  (chá) de cebola ralada
 (sopa) de queijo parmesão ralado
 (sopa) de mostarda
 (sopa) de salsa
 (sopa) de leite
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Óleo para fritar
2 ovos


Em uma tigela, misturar o frango moído, a cebola, a salsa, a mostarda, os ovos, o queijo ralado, sal e pimenta. Adicionar o leite e mexer bem. Fazer bolinhas com as mãos, passar pela farinha de rosca e fritar em óleo quente até dourar. Escorrer em papel-toalha e servir.


Bolinho de lingüiça


 (sopa) de queijo parmesão ralado
 (sopa) de farinha de trigo
 (sopa) de salsa picada
 (chá) de arroz cozido
2 gomos de lingüiça fritos sem pele
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Farinha de trigo para empanar
Óleo para fritar
2 ovos


Bater a lingüiça no liqüidificador e transferir para uma tigela. Acrescentar o arroz, os ovos, a salsa, o queijo ralado e misturar bem. Adicionar a farinha de trigo, aos poucos, amassando com as mãos até dar consistência de enrolar. Temperar com sal e pimenta a gosto. Se necessário, adicionar mais farinha de trigo. Com as mãos ligeiramente úmidas, moldar bolinhas. Passar pela farinha de trigo e fritar em óleo bem quente até dourar. Escorrer em papel-toalha e servir em seguida.


Bolinho de mandioca


 (chá) de mandioca cozida e espremida
 (sopa) de cheiro-verde picado
 (sopa) de farinha de trigo
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar
1 ovo


Em uma tigela, misturar bem todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Moldar bolinhas com as mãos e passar pela farinha de rosca. Fritar em óleo quente até dourar. Escorrer sobre papel-toalha e servir.


Empadão - massa de empada original que derrete na boca


500 gramas de farinha de trigo aproximadamente (para sovar a massa)
200 gramas de banha de porco
colheres de manteiga
½ colher de queijo ralado
½ colherinha de sal
2 ovos


Misture a banha, a manteiga, os ovos, o sal e o queijo ralado, até ficar homogêneo. Misture aos poucos o trigo, sovando até a massa desgrudar das mãos. Sove bem pra ela ficar bem fofinha e não quebrar. Depois desse processo deixe a massa descansar na geladeira por cerca de 30 minutos. Divida a massa em 2 partes. Coloque uma parte na forma (deixando borda), coloque o recheio a gosto, e depois cubra o empadão com a outra parte da massa. Pincele com gemas de ovos e leve para assar em forno pré-aquecido.


Empadão (massa simples)


xícaras de farinha de trigo
xícara de amido de milho
200 gramas de margarina


Misture todos os ingredientes numa vasilha até ficar no ponto (dependendo do tempo, talvez seja necessário adicionar mais margarina ou farinha de trigo). Espalha sobre uma forma pequena e deixa um pouco de massa para tampar. Fica deliciosa com recheio de frango e palmito.

Empadão de Camarão




Massa:
colheres de (sopa) de fermento químico em pó Royal
xícaras de (chá) de farinha de trigo
100 gramas de margarina Qualy Sadia
xícara de (chá) de água morna
sal

Recheio:
1 quilo de camarão sete barbas limpo
colheres de (sopa) de azeite de oliva
Pimenta-do-reino branca moída
1 lata de palmito em rodelas
1 maço de cheiro-verde
3 folhas de manjericão
4 tomates picados
2 dentes de alho
1 cebola picada
Sal

Molho:
½ colher de (sopa) de margarina Qualy Sadia
colher de (sopa) de farinha de trigo
colheres de (sopa) de Queijo Ralado
½ colher de (café) de sal
1 copo de leite



Massa:
Misture todos os ingredientes da massa e sove bem. Deixe descansar de um dia para o outro, envolvida em filme plástico. Tire a massa da geladeira e, com a metade, cubra o fundo de um refratário médio, abrindo com as mãos. Adicione todo o recheio de camarão e, por cima, espalhe o palmito picado. Despeje todo o Molho branco sobre o recheio. Abra a outra metade da massa e cubra o empadão. Pincele com uma gema batida e leve ao fogo médio, pré-aquecido, por 40 minutos.

Recheio:
Leve ao fogo uma panela com o azeite. Deixe esquentar e junte a cebola picada os tomates picados, o alho amassado, a salsinha e o manjericão picadinho. Tempere com sal e a pimenta a gosto. Acrescente ½ xícara de (chá) de água. Mexa bem e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Adicione os camarões e o palmito deixe ferver por 7 minutos. Prove para ver se está bom de sal, corrija se necessário e desligue o fogo. Reserve.

Molho:
Coloque o leite em uma panela pequena. Misture a farinha de trigo, a margarina e o sal. Leve ao fogo baixo e mexa até formar um creme leve (meio mole). Adicione o queijo ralado e misture bem. Reserve.


Lasanha de pão e atum


1 pão de forma sem casca
1 lata de atum escorrido
colheres de (sopa) de queijo ralado
colheres de (sopa) de margarina
Sal e salsa picadinha, a gosto
½ xícara de amido de milho
1 cebola (média) picadinha
1 litro de leite

Para Polvilhar:
Queijo ralado


Em uma panela, doure a cebola na margarina. Junte o leite e o amido de milho, mexendo sempre até engrossar. Acrescente o queijo, o atum, o sal e a salsa. Misture bem. Num refratário retangular (médio), faça camadas alternadas do creme e do pão, terminando com o creme. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno médio por 15 minutos. Sirva quente. Querendo, substitua o atum por 1 xícara de frango desfiado.


Massa básica de torta de liquidificador


colher de (sopa) de fermento em pó (não muito cheia)
12 colheres de (sopa) de farinha de trigo
½ copo (americano) de óleo
3 copos (americano) de leite
colher de (café) de sal
3 ovos


Bata todos os ingredientes no liquidificador (exceto a farinha). Sem parar de bater adicione a farinha de trigo aos poucos. Coloque o recheio e asse por 40 minutos em uma forma untada com óleo e farinha.


Massa básica de torta de liquidificador


1 pedaço de queijo minas ou 1 pacote de queijo ralado
1 e ½ copos de farinha de trigo
colher de fermento em pó
1 copo americano de leite
colher de (café) de sal
½ copo de oleo
2 ovos


Coloque no liquidificador os ovos, o óleo, o leite,o sal e o queijo bater aproximadamente 5 minutos. Acrescente o restante dos ingredientes e bata mais 3 minutos. Coloque em uma assadeira untada a metade dessa massa, coloque o recheio de sua preferência e coloque novamente a massa que ficou no liquidificador. Leve para assar até dourar.


Massa básica para salgados (pizza, empadinhas, americano, esfihas e tortas)



2 tabletes de 15 gramas de fermento biológico
2 copos de (requeijão) leite morno
Trigo até no ponto de enrolar
colheres de açúcar
½ copo de óleo
½ colher de sal


Coloque o leite morno na bacia com o açúcar e o fermento, até espumar. Acrescente o sal, óleo e o trigo até desgrudar das mãos, não fica dura, fica bem macia. Amasse bem deixa descansar um pouco, para esfihas faça bolinhas. Para pizza abra a massa (da umas 4 grandes) e recheie a gosto.


Massa basica para torta de liquidificador


colher de (sobremesa) cheia de fermento normal
1 pacote de 50 gramas de queijo ralado
1 e ½ de leite em temperatura ambiente
xícaras de (chá) de farinha de trigo
xícara de (chá) de óleo
3 ovos inteiros


Leve o ovo, o leite e o oleo no liquidificar e bata até ficar bem misturado. Depois misture o queijo ralado e a farinha e por último o fermento. Unte uma forma quadrada coloque a metade da massa e coloque o recheio de sua preferência. Depois coloque o restante da massa e leve ao forno baixo por mais ou menos 35 minutos.


Massa Básica para Torta Salgada


14  (sopa) de farinha de trigo 
 (sopa) de gordura vegetal hidrogenada 
 (sopa) de manteiga 
 (sopa) de óleo 
 (sopa) de salmoura 
2 gemas 


Misturar bem todos os ingredientes com as pontas dos dedos, acrescentar um pouco mais de farinha se necessário. Formar um bola, cobrir com um pano e deixar na geladeira por 1 hora. Abrir com o rolo e utilizar.


Massa básica para tortas


12 colheres de (sopa) de farinha de trigo
colher de (sopa) de fermento em pó
xícaras de (chá) de leite
xícara de (chá) de óleo
colher de (café) de sal
3 ovos inteiros


Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque a metade da massa no pirex, coloque o recheio e cubra com o restante da massa. Leve ao forno para dourar por 45 minutos. O recheio fica a gosto, pode ser de cachorro quente com o molho bem sequinho, frango, calabresa, queijo e presunto ou sardinha. A massa fica bem ralinha, então os recheios não podem ter muito molho. Essa massa é bem leve.


Massa de batata para tortas


300 gramas de batatas, descascadas e cortadas em cubos
55 gramas de manteiga fria, cortada em cubos
colheres de (sopa) de leite semi-desnatado
115 gramas de farinha de trigo branca
1 pitada de sal


Cozinhe as batatas numa panela com água fervente por 8 a 10 minutos ou até ficarem macias. Escorra bem e amasse-as com o leite. Reserve para esfriar. Peneire a farinha de trigo e o sal numa tigela grande. Acrescente a manteiga e trabalhe a massa com as pontas dos dedos até obter uma farofa fina. Acrescente as batatas amassadas à farofa e misture, formando uma massa macia. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por, pelo menos, 30 minutos antes de abri-la.



Massa de torta de liquidificador


 (sopa) de fermento químico em pó
13  (sopa) de farinha de trigo
 (chá) de óleo de soja
 (chá) de leite
50 gramas de queijo ralado
5 ovos
sal


Bater no liquidificador os ovos, com o óleo, e o leite, aos poucos acrescentar a farinha de trigo, o queijo ralado, o sal e por último o fermento. Deixar formar uma pasta cremosa, lisa e uniforme. Untar a fôrma, colocar a massa e um pouco do recheio (de sua preferência), cobrir com o restante da massa e assar num forno baixo ou 180ºC , aproximadamente 30 a 35 minutos. Deixar esfriar para cortar e servir.


Massa levíssima para tortas salgadas


colheres de (sopa) cheias de margarina
colher de (sopa) de fermento em pó
xícaras de farinha de trigo
1 pacote de queijo parmesão
xícaras de leite
3 ovos


Bata tudo do liquidificador. Despeje em forma untada e enfarinhada. Utilize o recheio que quiser: frango, legumes, atum etc. Essa massa fica muito leve por causa da substituição do óleo pela margarina.


Massa líquida para torta salgada


colher de (chá) de fermento
colheres de farinha de trigo
1 copo e meio de leite
½ copo de óleo
1 pitada de sal
3 ovos


Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se quiser que a massa fique mais dura, coloque mais uma colher cheia de farinha. O recheio é opcional, variando com o gosto. Unte uma forma, pode ser de vidro ou de alumínio, só muda o tempo de cozimento. Coloque uma camada no fundo da forma, em seguida, coloque o recheio e depois o restante da massa. Para um sabor diferente, salpique orégano em cima da massa. Coloque no forno, em temperatura média. Tempo ao forno em torno de 30 a 45 minutos.


Massa fácil para tortas salgadas



colher de (sopa) de fermento em pó
xícaras de farinha de trigo
xícara de água fervendo
xícara de óleo
Sal a gosto


Misture a água fervendo com o óleo. Em uma tigela coloque os outros ingredientes. Adicione a mistura de água fervendo e óleo. Mexer até formar uma massa lisa e consistente.


Massa fácil para tortas salgadas


12 colheres de (sopa) cheias, de farinha de trigo
colher de (sobremesa) de fermento em pó
colheres de (sopa) cheias, de margarina
3 copos americanos de leite
colher de (café) de sal
3 ovos

Recheio a gosto


No liquidificador bata os ovos, a margarina e o leite primeiro. Misture a farinha de trigo e o sal aos poucos com o liquidificador ligado. Por último coloque o fermento junto à massa. A massa fica um pouco rala, isso é que vai dar a textura ideal a ela. Recheie a gosto. Leve ao forno por 30 a 40 minutos (220°C).


Recheio para torta salgada



2 latas de sardinha (pode ser substituído por atum, frango, carne moída, peixe etc.)
½ cebola bem picadinha ou 2 colheres de (sopa) de polpa de cebola
1 dente de alho picadinho ou 1 colher de (chá) de polpa de alho
Salsinha e cebolinha a gosto
1 lata de seleta de legumes
1 pimenta vermelha picada
½ pimentão picadinho
Azeitonas a gosto
Palmito a gosto
3 tomates picados
Sal a gosto


Em uma panela junte as sardinhas (com o azeite), a cebola, o alho, a pimenta, o pimentão e o cheiro verde. Refogue e acrescente os tomates, deixe até que eles desidratem e murchem. Acrescente o restante dos ingredientes, verifique o sal, mexa para dar uma misturada e desligue o fogo.

COMIDAS MINEIRAS

Receita de Lasanha de Frango

 

Receita de Lasanha de Frango

 

Ingredientes

02 peitos de frango grandes temperados com sal e alho;
03 colheres (sopa) de manteiga;
01 cebola média picada;
01 lata de purê de tomate;
02 xícaras (chá) de água fervente;
02 colheres (sopa de farinha de trigo;
01 frasco de creme de leite pasteurizado fresco (500g);
500g de macarrão para lasanha cozido;
01 pacote de queijo parmesão ralado (100g).

Modo de Preparo

Doure o frango de todos os lados com uma colher de manteiga, junte acebola, o purê de tomate e a água. Deixe cozinhar.
Coe o caldo e resrve 02 xícaras (chá). Desosse e desfie o frango.
Derreta 02 colheres de manteiga e cozinhe nela a farinha de trigo. Adicione o caldo do frango. Misture para engrossar. Acrescente o creme de leite fresco para formar um molho cremoso.
Num refratário grande, monte a lasanha fazendo camadas alternadas de molho e de massa. Finalize com o molho e o queijo e leve ao forno à temperatura média (180 graus), para assar e gratinar.
Dicas:Esta lasanha é bem prática, poderá ser preparada com antecedência e pode ser servida comoprato único. Se preferir, utilize o molho cremoso de frango com outros tipos de massa de macarrão: parafuso, rigatoni, espaguete, penne e etc.