Escoliose
Escoliose

Tratamento para Escoliose

O tratamento para a escoliose vai depender da idade do indivíduo e do grau da curvatura. Quando ela é diagnosticada ainda em bebê e em crianças e é considerada grave, uma boa opção é utilizar o colete de milwaukee, sob a orientação de um ortopedista.

Quando ela é descoberta em indivíduos adultos, muitos podem beneficiar-se de uma especialidade da fisioterapia que é a Reeducação Postural Global (RPG). Esta técnica utiliza várias posturas e exercícios que visam realinhar a coluna trazendo grandes benefícios para a diminuição da escoliose e das dores nas costas.

Alguns casos são considerados muito graves e devem ser tratados com uma cirurgia. Geralmente aconselha-se a prática de natação para fortalecer todos os músculos principalmente das costas fazendo com que a postura fique mais correta e isso traga algum benefício a mais.

Escoliose

A escoliose é uma curvatura anormal na coluna vertebral fazendo um lado do quadril ficar mais alto que o outro. A gravidade da doença depende da localização da curvatura, e de quando começaram os sintomas. Quanto mais grave a curvatura, maior a probabilidade de piora do quadro.

Embora, uma escoliose discreta pode não causar sintomas, uma pessoa com esta doença na coluna pode sentir fadiga nas costas após permanecer muito tempo sentada ou em pé. A fadiga pode ser seguida por dor muscular nas costas e, finalmente, por uma dor mais intensa.

O ortopedista é o profissional indicado para tratar o problema e quanto mais cedo se detectar a localiazação da curvatura mais fácil será tratar. Algumas vezes, é necessária a realização de uma cirurgia, na qual as vértebras são fundidas. Uma haste metálica pode ser inserida durante a cirurgia para manter a espinha reta até ocorrer a fusão das vértebras.

Tratamento para Enxaqueca

A acupuntura também é uma ótima aliada no tratamento para enxaquecas, pois não possui efeitos secundários, como os tratamentos convencionais à base de anti inflamatórios e analgésicos.

A OMS incluiu em sua lista a enxaqueca como uma doença que preferencialmente deve ser tratada com a acupuntura.

Na acupuntura o corpo é visto como um todo e cabe ao terapeuta descobir quais são os bloqueios energéticos que estão originando esta enxaqueca. Muitas vezes o problema está na cervical e no fígado e por isso estas zonas deverão ser tratadas ao mesmo tempo.

Além das tradicionais agulhas serem colocadas em pontos específicos, é muito comum o complemento com remédios chineses, à base de plantas medicinais, que irão tonificar ou regular os órgãos afetados ou tratar outros problemas que podem estar relacionadas com a enxaqueca.

Enxaqueca na mulher

Últimos artigos científicos demonstram que a enxaqueca na mulher pode estar relacionada com as alterações hormonais. 

As maiores vítimas são as mulheres com idades entre 18 e 39 anos que trabalham muito e tem pouquíssimo ou nenhum tempo reservado para o lazer.

As mulheres que tomam anticoncepcional são ainda mais afetadas, no período pré menstrual as crises podem ser diárias, diz o estudo.

Geralmente as mulheres com crises de enxaqueca possuem o mesmo perfil: são muito trabalhadoras, não “desligam”, são perfeccionistas, inflexíveis e ansiosas.

Para evitar as crises de enxaqueca deve-se ter um tempo para relaxar e aproveitar a vida.

Remédio natural para enxaqueca

Um ótimo remédio natural para acabar com a enxaqueca são as sementes de girassol.

Torre aproximadamente 60 gramas de sementes de girassol no forno e depois coloque-as no  liquidificador e bata até que as sementes abram.

A seguir ferva 1/2 litro de água e jogue sobre as sementes e deixe descansar por 20 minutos. Deixe esfriar e coe.

Tome 3 chávenas dessa água por dia durante a enxaqueca.

Tratamento para Reumatismo nos Ossos

A base do tratamento para reumatismo nos ossos é a mudança no estilo de vida. A pessoa não deve fazer muitos esforços, deve descansar sempre que possível e alimentar-se bem. Além disso, nos períodos de crise ela deve tomar antiinflamatórios, analgésicos e fazer fisioterapia.

Seguir estas dicas é muito importante para que a doença não se agrave e a pessoa fique ainda mais limitada, sem conseguir fazer suas coisas do dia a dia.

É importante relembra que estes cuidados devem ser tomados diariamente, durante todo o ano, mas deve ser seguido ainda mais intensamente no inverno, quando as dores tornam-se maiores.

Quando a pessoa não estiver sentindo-se bem pode também optar por tomar algum remédio caseiro para reumatismo nos ossos, que ajude a fortalecer o organismo e combater a doença como os chás de malva, sabugueiro, erva cidreira ou boldo.

Sintomas de reumatismo nos ossos

Os sintomas de reumatismo nos ossos incluem:

  • dor nas articulações, dor nos músculos,
  • dor na coluna, dificuldade em movimentar uma articulação,
  • ter inchaços próximos das articulações e tendões

Estes sintomas indicam uma doença reumatológica e deve-se procurar um médico reumatologista para que ele avalie e trace o melhor plano de tratamento.

Essa doença pode afetar pessoas de todas as idades e não somente os idosos. Outro mito comum é achar que a doença só aparece no inverno, isso é um erro e a doença deve ser tratada por todo o ano.

Paget: ossos que se desfazem

Paget é uma doença óssea metabólica, de origem desconhecida embora esteja relacionada com infecções virais e herança genética. Costuma afetar sobretudo a região pélvica, femur, tíbia, vértebras, clavicula e úmero.

Se caracteriza pela destruição do tecído ósseo, que volta a formar-se a seguir mas com deformidades. O novo osso que se forma é estruturalmente maior porém mais fraco, e com muita calcificação.

Geralmente surge após os 60 anos de idade, embora a partir dos 40 já existam casos documentados. É de manifestação benigna e a maioria dos doentes não apresenta manifestação clínica durante muito tempo, e como ocorre na maioria das vezes em idades avançadas os sintomas confundem-se muitas vezes com condições impostas pela idade.

O tratamento faz-se com a administração de analgésicos ou anti-inflamatório para aliviar a dor, ou moduladores da atividade óssea nos casos em que a doença está mais ativa. É possível também recorrer a cirurgia ortopédica  para corrigir deformações específicas. A duração do tratamento habitualmente ronda os 6 meses.

Sintomatologia

  • Dores nos ossos;
  • Dores articulares;
  • Diminuição dos movimentos;
  • Dores de cabeça;
  • Dor no pescoço;
  • Diminuição da estatura;
  • Cegueira;
  • Perda de adição.

Remédio Caseiro para os Ossos

Tomar diariamente uma chávena de chá de cavalinha é um ótimo remédio caseiro para fortalecer os ossos, deixando-os menos suscetíveis às fraturas.

O chá de cavalinha deve ser tomado preferencialmente antes das refeições para ter um efeito mais forte. Despeje 1 colher de folhas secas de cavalinha numa chávena e cubra com água fervente.

Tape, deixe descansar por 15 minutos, coe e beba a seguir.

Esta é também uma boa maneira de diminuir um dos efeitos causados pela menopausa, que é a menopausa.

 

Votação
O que você acha desse site? Dê sua nota
9|95|blue
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (2603 votos)




ONLINE
6





Partilhe este Site...