UTILIDADES DOMESTICAS...TIRAR MANCHAS DE ROUPAS
UTILIDADES DOMESTICAS...TIRAR MANCHAS DE ROUPAS

Dicas 1

• Um bastidorzinho de madeira é um objeto ótimo para usar como removedor de manchas com água fervendo. Ele estica e firma a fazenda enquanto você despeja a água através da mancha.

• As manchas nos tapetes devem ser removidas o mais depressa possível. Cubra com papel absorvente e pise em cima. Ponha uma toalha felpuda por cima e deixe um livro pesado de um dia para outro. Para tinta e outros produtos use o tira manchas indicado.

• Os objetos de couro quando guardados em lugares úmidos, ficam manchados de mofo. Se isso aconteceu, limpe esfregando a parte manchada com vaselina, deixando uma camada de um dia para outro. No dia seguinte limpe esfregando um pano macio.

• As manchas nos guardanapos, saem deixando de molho em solução de hipoclorito de sódio (água de lavadeira, cândida).

• O óleo e manteiga deixam freqüentemente manchas em toalhas de linho ou algodão. Umedeça e aplique uma pasta de sapólio com água e gotas de hipoclorito de sódio. A mancha desaparece depois que lavar normalmente.

• Para tirar goma de mascar ou chiclete, coloque a peça manchada no congelador, e a borracha congelada e sai com facilidade passando-se a unha.

• Quando tiver roupa manchada de barro, deixe secar, raspe fora toda a parte endurecida. A pequena mancha que restar, lave em água fria e sabão. Se persistir use álcool.

• Para limpar as roupas manchadas de bolor, ferva água misturada com fubá, durante quinze minutos ou ferver o tecido manchado numa água contendo um pedaço de couro de bacalhau ou usar a própria água que ferveu o bacalhau.

• As roupas manchadas com café com leite ou chocolate com leite saem facilmente quando lavadas imediatamente. Se a mancha ficar seca, misture água quente e gema e esfregue bastante o local. Lave depois. Se ficar mancha, experimente passar álcool.

• Se as crianças mancharem as roupas com coca-cola, procure limpá-las o mais depressa possível com água fria. Se a mancha já estiver há algum tempo, esfregue manteiga sobre a mancha e lave em bastante água quente com sabão em pó.

• As manchas deixadas pela tinta de canetas esferográficas variam. Algumas são impossíveis de remover. Quando você se ver diante de mancha semelhante, tente o removedor de esmalte (dá resultado sobre estofamentos de plástico) ou álcool.

• As manchas de ferrugem saem quando molhadas de limão, cobertas de sal e deixadas ao sol bem quente.

• Quando não houver sol, para tirar manchas de roupas brancas, passe limão sobre a mancha e segure a fazenda sobre o bico de uma chaleira fervendo. Repita até desaparecer a mancha.

• Para limpar as manchas de frutas, use água fervendo despejada do avesso para o direito, conservando a peça sobre uma tigela. Se não sair experimente água oxigenada. Em roupas não laváveis, experimente álcool.

• As manchas de vinho, podem ser tratadas como as de frutas, com a diferença que a mancha deve ser coberta de sal antes de coar água fervendo por cima.

• As manchas de gordura ficam mais dóceis, com um tratamento quente. Coloque farinha de trigo sobre a mancha e um mata-borrão limpo sobre a farinha. Passe um ferro bem quente sobre o mata-borrão, até que haja absorção da gordura pela farinha quente e pelo mata-borrão. Escove a farinha fora. Se ainda restar mancha, repita a operação.

• A graxa em geral, sai com detergente esfregando fortemente e depois passando em água quente. As manchas de graxa saem mesmo depois de serem lavadas. Esfregue com solvente de graxa como varsol. O sistema usado pelos tintureiros é o seguinte: Passe a ferro a mancha até ficar bem quente. Passe uma mistura de varsol com talco sobre a mancha e deixe secar. No dia seguinte escove fortemente até sair o talco e a mancha.

• Evite passar a ferro roupas manchadas de massa de tomate, porque o calor fixa a mancha que ficará muito difícil de sair. Em roupas laváveis, passe água fria e deixe alguns minutos, esfregue um pano molhado em detergente sobre a parte manchada. Depois lave.

• Para eliminar as manchas de tinta, deixe de molho no leite quente, renovando a cada duas horas; depois lave.

• As manchas de tinta a óleo, mesmo que já tenham secado e endurecido, saem com uma solução em partes iguais de terebentina e amoníaco.

• A tinta da caneta tinteiro ou esferográfica devem ser removidas logo, com removedor de esmalte de unhas. Se lavar, fixará mais a mancha.

• As manchas de transpiração devem ser lavadas em água morna e detergente. As manchas recentes saem com aplicação de amoníaco em solução (1 colher por litro de água) e depois enxaguadas em água pura. As manchas mais antigas precisam ser tratadas com vinagre branco e depois passadas em água pura. Para as manchas amarelas e muito antigas experimente uma solução de ácido oxálico.

• As moscas deixam manchas nas cortinas e toalhas. Remova usando uma solução de álcool e água destilada.

• Para tirar mancha de batom, use a seguinte técnica: Coloque um pano limpo sobre a mancha e vire do avesso. Passe uma pasta de sabão em pó e água do lado avesso, forçando sobre o pano branco e mudando de lugar. Lave com um pano molhado, limpo e depois um pano bem seco.

• As manchas de batom podem ser muitos indiscretas. Não se atrapalhe quando ficar com o rosto todo manchado de batom, passe um pouco de miolo de pão e esfregue, mudando os pedacinhos de pão, à medida que forem ficando vermelhos.

Dicas 2

Manchas de caneta esferográfica - Manchas de esferográfica saem se esfregarmos ligeiramente com leite azedo ou com uma mistura de leite e vinagre. Repita a operação várias vezes.
- Umedeça o local manchado com vinagre branco. Enxugue sem esfregar.
Roupa branca mais branca - Para que a roupa branca fique ainda mais branca, ferva-a numa solução de água misturada com uma colher de sopa rasa de amoníaco.
Manchou a roupa na máquina? - Você não prestou atenção e uma peça de roupa escura manchou sua roupa na máquina de lavar. De preferência, não a deixe secar com a "nova cor". Coloque-a em água com um pouco de sabão em pó, numa panela e dê uma fervida, rápida.
Manchas de frutas - Use uma mistura de água morna, leite azedo, sumo de limão ou vinagre branco.
- Coloque leite fervente sobre a mancha e deixe até o dia seguinte. Lave.
Sal para tirar manchas - Sal ajuda a tirar mancha. Antes de usar qualquer produto para tirar manchas no tecido, passe um pouco de sal que facilita a retirada.
Manchas de ferro de passar - Se você manchou sua camisa de algodão favorita com o ferro muito quente, mergulhe-a imediatamente em água fria e deixe-a de molho por 24 horas. A mancha amarelada vai desaparecer.
Marcas de ferro? - Na hora de passar a roupa branca, basta um minuto de desatenção e pronto! O ferro muito quente deixa uma marca amarelada e feia no tecido. Quando isso acontecer, passe água oxigenada sobre a parte afetada e lave em seguida com água.
Manchas de gordura - Se algum tecido ficar com manchas de gordura, experimente colocar um papel absorvente embaixo da mancha e passar com ferro bem quente. O papel absorverá a gordura, fazendo a mancha sumir.
- Na hora em que cair uma gordura sobre a roupa, salpique talco sobre a mancha e deixe por alguns minutos, antes de escovar. Facilitará muito o trabalho de lavar e diminuirá a mancha, enquanto estiver com a roupa
Ferrugem? - Se achar dificuldade em tirar manchas de ferrugem nos tecidos, passe uma mistura de suco de limão com bicarbonato sobre ela.
- Coloque sal sobre o tecido manchado, pingue algumas gotas de limão, deixe secar sob o sol e depois lave.
Graxa? - A margarina vegetal ajuda a tirar manchas de graxas. Coloque um pouco sobre a sujeira, deixe por alguns minutos, depois lave normalmente com água e sabão.
Você retirará manchas de óleo de carro, graxa e de piche passando na roupa, depois de lavada, um pouco de querosene. Torne a lavá-la imediatamente.
Caiu café? - Café: lave com água morna e glicerina.
Batom? - Limpe com benzina. Se o tecido admitir lavagem, lave com água e sabão.
- Coloque um pouco de detergente sobre a mancha. Deixe por alguns minutos, esfregue e enxágüe bem.
- Esfregue um pouco de álcool no tecido manchado antes de lavar.
Para fixar as cores das roupas - Substitua o amaciante de roupas por ½ copo de vinagre branco na água de enxágüe de roupas. Ele elimina toda substância alcalina do sabão e fixa a cor do tecido.
Manchas de mofo - Mancha de mofo nos tecidos sai fervendo a peça em uma solução de água e bicarbonato de sódio, na proporção de 4 colheres de chá por litro de água.
Manchas de ovo - Lavar com água fria, não use água quente que vai fixar ainda mais a mancha. Antes de lavar, use uma pasta de sal (sal com gotinhas de água) sobre a mancha.
Carvão - Manchas de carvão: esfregue um pedaço de miolo pão fresco.
Bebidas - Bebidas alcoólicas: em geral, essas manchas saem com éter. Depois, enxaguar com água.
Como tirar manchas de tinta a óleo - Manchas de tinta a óleo, devem ser limpas com solvente ou aguarrás, gasolina ou benzina.
Tinta de parede - Deixe a mancha ficar de molho em aguarrás ou benzina.
Manchas em geral - Se encontrar dificuldade para tirar uma mancha (não sendo gordura) por falta de produtos recomendados, lance mão de uma pedra de gelo e esfregue pacientemente sobre ela. O gelo é excelente tira-manchas e, quem sabe resolverá seu problema. Não faz mal tentar.
Lavando roupas na máquina - Quando lavar uma roupa de cor pela primeira vez, nunca o faça na máquina, pois pode sair tinta e manchar as outras roupas.
Lavando roupa a mão - Quando estiver lavando uma roupa de cor e perceber que a tinta sai na água, coloque uma colher de sal na água. O sal fixa a cor.
Caiu café? - Se você manchou sua camisa com café e não dá tempo de trocá-la em casa, peça uma pedra de gelo, esfregue sobre a mancha e enxugue com uma toalha.

Dicas 3

TAPETES
Para remover manchas em tapetes, use creme de barbear. Faça espuma com o creme, porque a espuma é um bom removedor e age instantaneamente. Lave em seguida com pano úmido e depois seque.

SUOR
Para retirar manchas de suor das roupas, deixe-as de molho em água morna e vinagre. As manchas somem num instante

PARA RETIRAR  MANCHAS DE BOLOR:
Se o tecido for colorido,basta mergulhar a parte afetada em leite fervendo, até desaparecer o mofo. Em seguida, lavar o local com água morna e vinagre branco.

No caso da renda,cubra o bolor com sabão sabão de coco . Esfregue a renda com o sabão até formar uma película ( sabão seco e a renda rapidamente úmida ). Deixe várias horas ao sol, depois enxágüe.

Se o tecido for lavável pode molhar bem com leite cru e deixar exposto ao sol. Depois, lavar com água e sabão normalmente e pendurar esta roupa num cabide, ao sol.
Outro processo é enxaguar o local manchado com 1 colher ( sopa ) de amoníaco para cada 2 litros de água.

MANCHAS DE FRUTAS
Todas as manchas ocasionadas por frutas em tecidos, podem ser removidas da seguinte maneira : primeiro passar uma esponja embebida em água fria e pura ; em seguida, esfregar a mancha com glicerina, deixando ficar assim por algumas horas.

Umedeça o local com algumas gotas de vinagre branco, deixando também ficar por alguns minutos. Finalmente, enxaguar com água pura e fria.

ou
Coloque leite morno em cima da mancha, com a roupa seca. deixe um pouco de molho, depois esfregue com as mãos até a mancha sair.
Depois lave normalmente.

GORDURA
Se o tecido apresentar manchas de gordura proceda da seguinte maneira:com a roupa seca, cubra toda a mancha com sabonete branco (tem que ser branco) também seco (tipo lux luxo) esfregando bem o sabonete, até a mancha ficar invisível, totalmente coberta pelo sabonete.

Então lave a área com agua fria, se necessário esfregue com as mãos, até mancha sair toda. depois é só lavar a roupa do seu jeito de costume.Serve pra tirar graxa também.

SANGUE
Se sua roupa manchou de sangue faça o seguinte:coloque leite sobre a mancha e deixe algum tempo este leite agir, você vai notar que a mancha vai desaparecendo aos poucos, aí então, é só esfregar e lavar normalmente.

TINTA DE CANETA ESFEROGRÁFICA
Coloque leite na mancha.A mancha desaparece de imediato.
ou umedeça o local com vinagre branco.

MANCHAS ANTIGAS
Para tirar manchas antiga em roupas brancas,Misture sabão em pó de côco com bórax em partes iguais. Umedeça essa mistura com água pura até formar uma pasta. Esfregue-a nos lugares da mancha, deixando por algumas horas, se possível exponha ao sol. Depois é só lavar normalmente.
Borax é encontrado em farmácias de manipulação.

MANCHAS DE MOSTARDA
Numa xícara de chá, coloque 2 dedos de vinagre branco e complete o restante da xícara com água e misture bem.

Pingue esta misture sobre a mancha e deixe agir no máximo 1 minuto (é bem rápido).
Absorva o líquido da mancha com uma toalha de papel branca ou pano branco.Depois lave normalmente.

ROUPA BRANCA

Se a roupa branca manchar com outra roupa de cor e esta for de tecido de algodão,coloque a roupa manchada numa panela , ferva água suficiente para cobrir a roupa em questão.Depois de ferver, coloque uma boa quantidade de açúcar, junte a roupa e deixe fervendo ate que a mancha desapareça.


MANCHA DE ÁGUA EM MÓVEIS
Caso o móvel de madeira seja encerado,derreta cera branca com algumas gotas de óleo de linhaça e esfregar com força no local manchado.Se necessário repita a operação depois que a cera estiver seca.

Se o móvel for envernizado, esfregue suavemente o local com um pano macio embebido em azeite de oliva e depois lustre com uma flanela. Repita a operação se for necessário.


Limpeza por fora, saúde por dentro

 

Restos de comida e resíduos no fundo das panelas podem não só alterar o sabor dos pratos, como também trazer problemas para a saúde da família. Por isso, uma limpeza correta desses itens é fundamental.

Ao limpar as panelas, utilize sempre uma esponja macia com detergente, tendo cuidado para não deixar restos de comida decorrentes do preparo. E fique atento quanto à resquícios de sabão, que podem fazer mau à saúde.

Lembre-se: cada material tem um período de vida útil. Panelas de ferro tendem a durar mais em relação às de alumínio, por exemplo. Portanto, mantenha uma limpeza correta de suas panelas para que elas durem por muito mais tempo.

 

 

Como limpar piso antiderrapante de porcelanato

 
Como limpar piso antiderrapante de porcelanato
INGREDIENTES:

5 litros de água
Detergente neutro
1 pano de chão limpo que não solte fiapos

COMO LIMPAR:

Coloque os 5  litros de água em um balde, e adicione uma colher de sopa de detergente neutro.
Misture a solução até formar uma espuma consistente.
Molhe o pano de chão na solução e passe sobre todo o piso.
Em seguida passe outro pano levemente umedecido em água.
Por fim passe um pano seco sobre o piso.
 

Como Acabar com Acaros e Poeira

 
Como Acabar com Ácaros e Poeira nos quartos
Dicas para acabar com ácaros e poeira nos quartos
 
1- Manter o quarto sempre arejado e ensolarado
2- Forrar colchão e travesseiro com capa impermeável
3- Lavar e trocar fronhas, lençol e outras peças com bastante frequência
4- Cobertores devem ser substituídos por edredons que possam ser lavados quinzenalmente
5-Limpar a mobília do quarto com pano úmido com frequência superior a uma vez por semana
6- Limpar persianas com pano úmido ou em caso de cortinas de tecido leve, lave-as a cada 15 dias no máximo
7- Aspirar cortinas, tapetes e carpetes
8- Evitar que animais que soltem pelos, como cães e gatos, fiquem no ambiente, principalmente na cama.
9- Não fumar dentro do quarto
10- Evitar deixar no quarto objetos que acumulem poeira como livros, revistas, brinquedos de pelúcia, caixas e quadros
11- Evitar cheiros fortes como de tintas, solventes, insecticidas e produtos de limpeza.

Mantenha seu quarto e de sua família sempre bem limpo e arejado, com isso você estará evitando doenças alérgicas que os ácaros e a poeira pode causar a sua família.
 

DICAS PARA TIRAR MANCHA DEIXADA POR OUTRA ROUPA

 
Se você colocou as roupas de molho, e sem querer ou por falta de experiência esqueceu de colocar roupas coloridas separadas, quando foi ver estavam todas manchadas porque alguma peça de roupa soltou tinta.
Segue abaixo alguns truques para solucionar esse problema.
 

DICA 1:
Para tirar a mancha que uma roupa coloca na outra, ferva a peça com sabão de coco cortado em pedacinhos. Usei e funcionou. 

DICA 2:

Para tirar uma mancha deixada por outra roupa é só pegar um pedaço da casca da cana, mas tem que ser a casca mesmo, não pode ser raspada. Se alguém tiver no quintal é melhor, porque é só um pedaço. Colocar a roupa manchada em uma vasilha juntamente com o pedaço da casca e ferver por uns quinze minutos ou até que a mancha saia. 

DICA 3:

Você não prestou atenção e uma peça de roupa escura manchou sua roupa na máquina de lavar. De preferência, não a deixe secar com a "nova cor". Coloque-a em água com um pouco de sabão em pó, numa panela e dê uma fervida, rápida.

DICA 4:

Manchas ocasionadas por mistura de roupas, consegue-se tirar fervendo a roupa manchada em água limpa, mas cuidado não funciona para roupas sintéticas, pois a fervura deformará o tecido. 
 

Como Tirar Mofo de Tecido

 

Como Tirar Mofo de Tecido, é muito facil...

Tirar Mofo
Sal, vinagre e suco de limão. Parece tempero, mas é uma eficiente mistura contra manchas pretas de mofo e algumas outras manchas que aparecem em nossas roupas brancas. Faça uma pasta com os ingredientes citados acima, esfregue essa pasta na roupa e deixe ao sol por uma hora. Depois, lave normalmente.
 

Dicas para Desentupir Vaso Sanitario

 

Dicas para Desentupir vaso Sanitário, Saiba alguns métodos eficientes para desentupir privada.

COMO DESENTUPIR VASO SANITÁRIO


DICA 1: Subir na privada com cuidado ou colocar um peso para vedar

Como fazer:

1- Abra a tampa da privada (só a tamba de cima, deixe o assento abaixado)
2- Cubra o assento com um saco de lixo e jornal velho ou apenas com uma grossa camada de jornal velho de forma a tampar totalmente o assento.
3- Feche a tampa e fique de pé sobre a privada de forma a vedar completamente a entrada de ar.
4- Aperte/puxe a descarga.

Quando você dá a descarga, parte do ar que está dentro da privada normalmente sai por cima. Como essa abertura estará vedada, o ar, juntamente com a água da descarga sairá pelo cano da privada, empurrando seja lá o que estiver trancando. A pressão exercida pelo ar e a água da privada é bem forte. Esse é um dos métodos mais eficientes e simples de se desentupir uma privada.
...................................

DICA 2: Água quente

O método número 2 é jogar água quente na privada até ela desentupir. Geralmente é eficiente, mas pode demorar a fazer efeito.
...................................

DICA 3: Desentupidor de privada
Não gosto muito desse método por exigir um pouco de força do operador e também porque até hoje não me empolguei de comprar esse trambolho (o desentupidor de privada).
Posicione o desentupidor de forma a vedar a saída da privada. Pressione e puxe. Aperte a descarga para verificar se deu certo. Repita a operação.
...................................

DICA 4: Soda cáustica
Bastante eficiente: jogue um pouco de soda cáustica na privada e pressione a descarga.
...................................

DICA 5: Coca-cola
Nem todo mundo tem soda cáustica em casa, então a coca-cola resolve.
Joque uma garrafa inteira na privada.
 

COMO LIMPAR PISCINA

 
Saiba Como Limpar sua Piscina, e manter a água sempre cristalina.

TROCA DA ÁGUA 

A água de sua piscina é permanente, ou seja, sendo bem cuidada jamais haverá necessidade de troca. Mesmo que por eventual descuido ela esteja bastante irregular.Deverá ser tratada e será totalmente recuperada. Poderá estar com o PH desajustado, com ALGAS ou até mesmo com sujeira em excesso. Seguindo as instruções de decantação e aspiração ela voltará a estar em condições de uso. 



ATENÇÃO !!!

_Nunca esvaziar sua piscina sem autorização expressa da Acqua Brasil Piscinas, pois, dependendo das condições, construtivas e tipo de terreno poderá haver prejuízos irrecuperáveis para a estrutura de alvenaria, tais como trincas ou rachaduras, bem como para o vinil. Observe que não estarão cobertos por garantia quaisquer danos causados em decorrência desse fato. 

_Ao redor da piscina e da casa de máquina, deverá ser realizado pelo menos 1 MT. De contra piso e pedra, para evitar infiltração de fora para dentro devido as chuvas.

_É de fundamental importância que o nível do PH (Alcalinidade e Acidez), do Cloro Residual e o controle de Algas, sejam mantidos de acordo com o abaixo exposto, pois deles dependerão a durabilidade do VINIL, dos equipamentos e principalmente a saúde de seus usuários.

_A não observância dessas instruções poderá provocar manchas e uma rápida e acentuada descoloração no VINIL, além de danificar acessórios e equipamentos.

_Filtre a água de sua piscina diariamente por um mínimo de 04 a 08 horas, retrolave a areia do filtro após esse período e limpe o cesto do pré–filtro a cada 3 dias.

PRODUTOS QUÍMICOS

FUNÇÃO ESPECIFICA DE CADA PRODUTO: 

Cloro......................................= Bactericida e germicida.
Algicida de Manutenção ..........= Evita a formação de algas .
Algicida de Choque................. = Eliminar algas.
Decantador líquido ................. = Decantar impurezas da água. 
Redutor de PH (-PH) .............. = Reduzir o nível de PH
Barrilha leve (+PH).................. = Elevar o nível do PH. 
Clarificante ..............................= Clarifica a água e melhora a filtragem.


COMO DECANTAR A ÁGUA DE SUA PISCINA

O método ideal para decantação da água de sua piscina, deverá ser através do uso de produtos líquidos, tais como: decantador ou aditivo para decantação .
Barrilha leve, Sulfato de Alumínio e Sulfato de Cobre são produtos impróprios para piscinas em vinil os quais deixam resíduos, que, depositados no fundo da piscina, acabam por manchá-la e se aspirados para o filtro, (empedram) a areia eliminando sua função de filtragem. 
A título de exemplo e visando facilitar o tratamento de sua piscina,transcreveremos a seguir, instruções de uso de alguns produtos .

DECANTADOR

INSTRUÇÕES DE COMO FLOCULAR A ÁGUA TURVA DE SUA PISCINA:

1- Ligue o filtro na posição Recircular, com todos os registros abertos. 

2- Medir o PH da água usando o estojo teste . Se estiver fora de faixa ideal 7.4 e 7.6, é necessário ajusta-lo. 


3- Misture - Decantador usando seis ml. para cada metro cubico (m3) da piscina, dissolvido em um balde plástico com água da própria piscina. Espalhe na superfície. 

4- Desligue o filtro após 30 minutos de Recirculação e deixe a água em repouso à noite inteira. 

5- Na manhã seguinte, aspire o fundo da piscina jogando a água fora (válvula seletora na posição Drenar, com o registro de ralo de fundo fechado) com uma escova plástica escove as paredes laterais caso haja algas aderidas. Após a aspiração, ligar o filtro por 08 horas, com a válvula seletora na posição filtrar. 

6- Após esse período analisar e reajustar o PH da água se necessário. 

CONTROLE DO PH

O controle do PH deverá ser feito com a maior freqüência possível, ou no mínimo 01 vez por semana. A piscina estando ou não em uso, deve permanecer tratada e em condições adequadas, pois o PH mantido na faixa ideal, melhora a ação desinfetante do Cloro, não produz irritações nas pessoas e evita corrosão dos equipamentos e do VINIL. Habitue-se a usar frequentemente seu estojo de teste e tome as medidas corretivas, sempre que os resultados das analises, estiverem fora das condições ideais. 

O PH deverá ser mantido constantemente entre 7,4 e 7,6. 

ESTOJO DE TESTE para analise do PH e CLORO é encontrado em lojas de produtos para piscinas, e vem acompanhado das instruções de uso. 

VERIFICAR A LEITURA DO PH

PARA VERIFICAR A LEITURA DO PH . PROCEDA DA SEGUINTE FORMA 

1- Enxágüe o estojo de testes com água da piscina antes e depois de cada uso. 

2- Mergulhe o estojo de boca para baixo, aproximadamente a uns 30 cm da superfície. A seguir, vire-o para colher a amostra. 

3- Elimine a água que exceder o nível indicado no estojo de testes. 

4- Abra a embalagem dos reagentes que acompanham o kit. Adicione, sem tocar com os dedos, 05 gotas de fenol, no recipiente do lado direito (PH ) do estojo. 

5- Coloque a tampa e, com o dedo cobrindo o orifício central, agite até que os liquidos se misturem completamente. Depois, faça a leitura comparando os índices. 

6- Se o nível de PH estiver fora dos limites máximo ou mínimo, mantenha a amostra de água no estojo e prossiga o teste para determinar a correção necessária, conforme instruções nas embalagens dos produtos. 

COMO USAR A BARRILHA LEVE ( PH + )

ATENÇÃO !!

Quando fizer uso da barrilha leve (ph +), esta deverá ser perfeitamente dissolvida, para depois ser adicionada na água da piscina. Não permita que o produto, não dissolvido fique depositado no fundo do balde e seja colocado na piscina, a fim de evitar que o mesmo venha manchar o fundo da mesma.
PRIMEIROS SOCORROS
Em caso de contato com a pele ou os olhos, lavar abundantemente com água durante 15 minutos e chamar um médico. Se cair na roupa, tire-a imediatamente, lavando a pele e a roupa com muita água. 




CLORO 

INSTRUÇÕES PARA USO: 

1-Usar de acordo com a indicação do fabricante. 

2-Manter o PH da água sempre entre 7.4 e 7.6. 

3-Em piscinas com sinais de algas ou água esverdeada primeiramente tratar com ALGICIDA DE CHOQUE. 

CONTROLE DO RESIDUAL DE CLORO 

1-Enxágüe o estojo com água da piscina, antes e depois do uso.

2-Mergulhe o estojo de boca para baixo, aproximadamente uns 30 centímetros da superfície. A seguir, vire-o para colher a amostra. 

3-Elimine a água que exceder o nível indicado no estojo de testes. 

4-Abra a embalagem do reagente que acompanham o kit. Adicione sem tocar com os dedos, 05 gotas de orto-tolidina (CLORO LIVRE) do estojo.

5- Coloque a tampa e, com o dedo cobrindo o orifício central, agite até que os tabletes se dissolvam completamente. Depois faça a leitura comparando os índices.

6-Se o cloro estiver fora dos limites máximo ou mínimo recomendamos, será necessário ajustar seu nível. 

7- Não há possibilidade de reduzir o RESIDUAL DE CLORO disponível na piscina, assim o mesmo deverá ser cuidadosamente ajustado para evitar excesso.

A T E N Ç Ã O ! 

Nunca use TABLETES DE CLORO pois poderão manchar o vinil de forma irreversível se colocados diretamente na piscina ou se o suporte flutuante ficar parado, fazendo com que cloro se concentre em um único ponto da piscina.

Use CLORO GRANULADO este deve ser bem diluído antes de ser colocado na piscina, pois o grão de cloro, em contato direto com o vinil, poderá manchar o mesmo de forma irreversível. 

Sempre que for necessário “aumentar” a quantidade de cloro para atender a um tratamento específico, essa dosagem deverá ficar o tempo mínimo suficiente para corrigir o problema. 

O cloro é extremamente corrosivo e o excesso na dosagem poderá causar danos irrecuperáveis a sua piscina de vinil, aos equipamentos, acessórios e também a saúde de seus usuários. 

Lembre-se que o ponto máximo de dosagem de cloro para a água de piscina esta entre 1.0 e 3.0 ppm. 


CONTROLE DE ALGAS

Para se evitar a formação de algas, deverá ser utilizados um Algicida de Manutenção de acordo com as instruções do rótulo de cada produto. Da mesma forma será utilizado o Algicida de Choque nos casos em que a piscina estiver, impregnadas de algas. 

ALGICIDA DE MANUTENÇÃO 

Instruções para uso:

-Dissolva o produto em um balde plástico, e aplique-o na superfície da piscina.

-Dosagem inicial – 14 ml para cada 1000 litros de água.

-Dosagem de Manutenção – 03 a 05 ml para cada 1000 litros de água, semanalmente, deixando o filtro ligado por pelo menos 01 hora, posicionando a alavanca da válvula seletora do equipamento na posição Recircular.

ALGICIDA DE CHOQUE 

Instruções para uso: 

Em piscina com água esverdeada, paredes e escadas escorregadias, siga as instruções abaixo:

Ajuste o PH da água na faixa de 7.2 a 7.6. 

Dissolva em um balde plástico, 05 a 07 ml de – Algicida de Choque para cada 1000 litros de água, em vários pontos da piscina e ligue o filtro com a alavanca da válvula seletora na posição Recircular por pelo menos 01 hora. 

Dois dias após, com uma escova plástica, escove as laterais e aspire o fundo da piscina para remover as algas mortas. Use a alavanca da válvula seletora na posição Drenar.
 

Como Tirar Manchas de Bolor da Parede

 
Como Tirar Manchas de Bolor da Parede facil e pratico, basta seguir a dica abaixo.




Tirar Bolor de Parede

Você vai precisar de:

1 Esponja de Pintor
1 Balde
Água morna
Detergente
Bactericida
Borrifador

1) Dissolva cerca de 2 colheres de sopa de detergente em um balde com água morna.
2) Lave as paredes sujas de bolo com essa mistura.
3) Enxugue com uma esponja seca e deixe terminar de secar pelo menos por 2 horas.
4) Colocar no borrifador a solução bactericida.
5) Borrife as paredes e, principalmente os cantos.

Mais Dicas

Faça regularmente essa limpeza das paredes para evitar que o bolor volte
 

Como Limpar Panela Queimada

 
Como Limpar Panela Queimada
Dicas para tirar queimado de panela
Dicas para limpar panela queimada
Panela Queimada como limpar

DICA 1:
Cobrir a parte queimada com água e misturar 2 colheres pequenas de molho de tomate, então ferva-a e em pouco tempo o queimado irá se soltar. 

DICA 2: 
Queimado no fundo da panela sai mais facilmente se ficar de molho com bicarbonato de sódio por algumas horas.
Depois é só lavar normalmente.

DICA 3: 
Deixar de molho apenas com um pouco de sal também ajuda.

Breve mais dicas de limpeza doméstica.

Se você tiver alguma dica boa, deixe nos comentários, as Rainhas do Lar Agradecem muito.
 

Como Limpar Maquina de Lavar Roupas

 
Como Limpar Maquina de Lavar Roupas, é mais fácil do que se pensa
Dicas para limpar a máquina de lavar roupas




Basta colocar 1 litro e meio de vinagre branco na máquina e executar o ciclo completo.
Pronto sua maquina de lavar esta pronta pra outra.
 

Dicas para Limpar Telhados

 
Como Limpar telhas
Dicas para limpar telhas
PRODUTOS PARA LIMPAR TELHAS
Segue algumas dicas para limpar telhados.








DICA 1


O LIMPA TELHADO MAX: é um produto revolucionário, limpa instantaneamente, sem precisar esfregar e pode ser aplicado com vassoura ou bomba costal.

Basta aplicar 01 ou 02 vezes e depois enxaguar e o seu telhado como LIMPA TELHA FÁCIL estará limpo e neutralizado para a aplicação de impermeabilizante, uma vez que LIMPA TELHA FÁCIL contém anti-fungos!



DICA 2

LIMPA TELHA:Limpa até 50 metros de telhado.

Dilua 1 litro de LIMPA TELHA em 1 litro de água e conforme a sujeira,pode-se diluir em ate 1 litro de LIMPA TELHA por 10 litros de água.
Indicação: É recomendado na Limpeza de todos os tipos de telhas, especialmente para telhas de barro. é um produto revolucionário, limpa instantaneamente, sem precisar esfregar e pode ser aplicado com vassoura ou bomba costal: basta aplicar 01 ou 02 vezes e depois enxaguar e o seu telhado como LIMPA TELHA estará limpo e neutralizado para a aplicação de impermeabilizante, uma vez que LIMPA TELHA contém anti-fungos!


Atenção: Na hora que for limpar as telhas, chame alguém que esta acostumado a subir em telhados para fazer a limpeza.
 

COMO LIMPAR CERAMICA

 
COMO LIMPAR CERÂMICA DE MODO FACIL E RAPIDO.

COMO LIMPAR CERÂMICAS
VOCÊ VAI PRECISAR DE:

Água
Sabão Líquido
Detergente
Esfregão
Escova
Óleo Vegetal


1- Nos pisos de cerâmica, espalhe uma mistura de água, sabão líquido e detergente, deixando-a agir por alguns minutos.

2- Com ajuda de um esfregão, esfregue a superfície até a remoção completa das manchas e sujeiras.

3- Para manchas mais arraigada, espalhe uma solução forte de detergente com uma escova ou vassoura de cerdas finas, lavando a área em seguida.

Obs:
Paredes e pisos revestidos com cerâmica podem ser limpos com sabão líquido ou produtos específicos, inclusive detergentes, sempre auxiliado por esfregão e uma escova de dente para limpeza das juntas dos azuleijos.
 

Dicas para Limpar Fogão

 

Dicas para limpeza do fogão

COMO LIMPAR FOGÃO


Higienize o fogão usando uma esponja ou um pano fino com água e sabão neutro. Depois de enxaguar, seque com um pano seco e macio. Aquela sujeira mais pesada, que insiste em ficar grudada no fogão, pode ser removida com um pouco de bicarbonato de sódio e vinagre de maçã. Nunca use removedores e produtos com soda cáustica, eles estragam o fogão.

Para que a gordura não vá se acumulando e deixando mais difícil a limpeza do fogão, passe um pano depois de cozinhar na superfície aparente do fogão.

.....................................................


Tire as grelhas e os bicos do fogão. Coloque os bicos de molho em uma solução de água com vinagre.
.....................................................

Borrife um anti-gordura e deixe agir por alguns minutos, tire o anti-gordura com uma esponja ou pano macio ligeiramente úmidos.

.....................................................

Nunca use palha de aço para limpar o fogão, assim você evita de riscá-lo.
.....................................................

Depois de limpos os bicos, coloque-os de volta e passe um pano seco por todo o fogão.

.....................................................

Antes de limpar o forno, dê uma aquecida e utilize detergentes específicos para limpeza de fogão.

.....................................................

Para a limpeza o forno

• Aqueça o forno ligeiramente e remova o excesso de gordura e os restos das últimas refeições com um pano úmido ou uma esponja de lavar a louça já usada.

• Nunca utilize materiais como esponjas de aço ou facas, pois o seu forno nunca mais será o mesmo.

•Se a gordura estiver muito incrustada, recorra à ajuda de produtos anti gordura específicos para o efeito.

• Depois de o forno esfriar passe novamente com um pano úmido para retirar os restos da gordura e/ou detergentes.

• Termine secando-o com um pano limpo.

Outras Dicas:
1. Fornos auto limpantes: para limpá-los, basta passar um pano úmido internamente. Passe muitas vezes, até o pano sair limpo.

2. A limpeza do forno ficará mais fácil se você colocar 1 pires com amônia dentro do forno frio. Deixe por algumas horas e proceda com a limpeza, pois a gordura e a sujeira terão se soltado com o vapor da amônia.

3. Caso algo seja derramado no forno durante o cozimento e estiver exalando cheiro de queimado, espalhe um pouco de sal e depois de frio proceda com a limpeza de costume.
 

Torneiras Pingando Como Consertar

 
Dicas para consertar torneiras que pingam o tempo todo.

COMO CONSERTAR TORNEIRA
Torneira pingando mais de uma gota por segundo gasta cerca de 46 litros de água por dia
Se você não aumentou seu tempo no banho nem na lavagem da louça e, ainda assim, a conta de água está mais alta, a culpa pode ser daquela torneira que vive pingando!
Saiba que consertar a torneira e acabar com aquele pingo, é muito facíl, e você mesmo pode fazer, basta trocar o vedante, conhecido como courinho, que é vendido em casas de material de construção, e custa em média R$ 2,00.

VOCÊ VAI PRECISAR DE:

1 Alicate
1 Chave de fenda
1 Chave inglesa ou de rosca
1 Courinho (se a torneira estiver pingando) ou torneira nova
1 Grifo
1 Luvas de borracha

como trocar o vedante passo a passo:

1. Feche o registro. Desaperte o pino superior da torneira com um alicate.
2. Termine de desatarraxá-lo com a mão e retire-o com cuidado.
3. Abra, com ajuda da chave de fenda, o parafuso interno da peça.
4. Solte a parte de cima com uma chave inglesa ou uma de rosca.
5. Remova-a. Se o courinho estiver ajustado, terá de trocar a torneira.
6. Caso esteja solto, utilize uma chave de fenda para alcançá-lo.
7. Encaixe o couro novo no pino. Fixe bem para que ele não solte.
8. Com a peça bem encaixada, acople a parte de cima da torneira.
9. Rosqueie bem com o auxílio de um alicate para ela não ficar solta.
10. Coloque o parafuso na peça e aperte com a chave de fenda.
11. Encaixe o pino de cima. Se quiser, use o alicate, como no passo 1.

Vale muito a pena, alem de se livrar daquele pingo chato, você ainda economiza muito na sua conta de água.
 

Como Trocar o Forro da Cadeira Estofada

 
Como Trocar o Forro da Cadeira Estofada, faça você mesmo,é super fácil e rápido.
Saiba como trocar os forros das cadeiras e mudar a decoração da sala de jantar.

Você vai precisar de:

Uma chave de fenda grande
Um martelo
Um grampeador de tapeceiro ou estofador
Tesoura
Tecido grosso para estofamento ou o que preferir colocar couro, courvin etc...

Como Fazer para trocar:

1- Retire os grampos de cada assento utilizando a chave de fenda ou, se difícil, com o auxílio de um martelo
2- Meça a peça utilizando como molde a peça retirada, acrescentando um pouco mais (10cm ) para facilitar a colocação e o corte do tecido que sobrar depois de fixado
3- Verifique se a espuma está em bom estado ou se precisa se substituída
4- Deite o assento sobre o avesso do tecido, mantenha-o bem esticado para evitar rugas e comece a grampear do centro para a borda;
5- Com cuidado para não comprometer a fixação com os grampos, elimine as sobras do tecido.
6- Agora é só fixar novamente, parafusando ou recolocando de volta como estava antes.

Esta pronta a sua cadeira
 

Como Consertar o Ferro Elétrico

 
Dicas para consertar o ferro elétrico

Um dos defeitos mais comuns no ferro de passar roupas é o mau contato ou rompimento do seu fio. Isto pode ser perigoso, devido ao risco de choque elétrico e até mesmo de incêndio. O desgaste do fio pode ser causado pela forma como é enrolado (em geral em torno do próprio ferro) ou pela maneira como é retirado da tomada (puxando pelo próprio fio e não pela tomada). Para maior durabilidade, o fio deve ser enrolado em pequenos círculos (e amarrado com arame fino - como os que fecham os pacotes de pão-de-forma), sem forçar sua conexão com o próprio aparelho e sempre com o ferro completamente frio.

Para verificar o fio de seu ferro elétrico, siga os passos abaixo:

1. Desligue o aparelho da tomada e verifique se está totalmente frio e sem água (no caso de ferros a vapor).

2. Se a tomada não é blindada, abra-a e verifique as conexões internas: podem estar desgastadas, soltas ou até apresentando sinais de corrosâo (cor esverdeada na ponta do fio). Retire o fio, faça novas pontas e recoloque o fio nos terminais, assegurando-se que estão bem apertados.

ferro-elétrico

3. Para abrir a tampa do ferro elétrico onde o fio se encaixa (geralmente na parte traseira ou de apoio do ferro em pé), retire o parafuso com cuidado e retire a tampa.

4. Antes de mais nada, teste o fio para ver se está partido. A verificação do fio deverá ser feita com o auxílio do teste neon (veja matéria Reparos Elétricos - Conceitos Básicos), unindo-se um dos terminais do teste a uma das pontas da tomada e o outro terminal do teste a uma das pontas do fio que está aparafusada no ferro elétrico (ver item 5). Se a lâmpada do neon não acender, inverta um dos terminais do teste (colocando-o na outra ponta da tomada, por exemplo). Se a lâmpada do teste neon continuar não acendendo, o fio está partido e deverá ser trocado por outro novo, seguindo as especificações do fabricante do ferro elétrico.

5. Se o fio não está partido, verifique se um de seus terminais não está solto (ou com corrosão). Antes de soltá-lo do ferro, faça um esboço da ligação, anotando inclusive a posição e cor de cada fio. Você terá que refazer a ligação obedecendo este esboço. Afroxe os parafusos para poder soltar os fios.

6. Refaça as pontas do fio, cortando-o a uma distância de 2 a 3 cm de seu final. Com uma faca ou gilete, descasque os terminais, deixando um comprimento suficiente para que possam ser aparafusados novamente nos terminais do ferro elétrico.

7. Reinstale-os utilizando o esboço feito no item 5. Atenção: as partes desencapadas do fio não podem se tocar, pois haverá um curto circuito. Assegure-se de que os terminais estão bem apertados pelos parafusos. Repita o teste feito no item 4, para ter certeza de que o aparelho está funcionando corretamente.

8. Recoloque a tampa, com cuidado para não forçar o fio e aparafuse.

9. Ligue o terminal do fio na tomada da parede e ligue o ferro. Verifique se, depois de alguns minutos o fio está esquentando. Se estiver, desligue imediatamente o aparelho e retire o fio da tomada. O problema deve estar acontecendo em partes internas do ferro. Neste caso, recomenda-se levá-lo a uma assistência autorizada ou a um eletricista de confiança.

Obs: Se você não se sente confortável em executar os passos aqui sugeridos, ou se tem dúvidas não esclarecidas neste texto, leve o ferro de passar roupa a uma assistência autorizada ou a um eletricista de confiança. Se você não conhece um bom eletricista, consulte as lojas especializadas, pois elas costumam manter um cadastro de técnicos experientes
 
Frituras - Para a fritura NÃO ABSORVER ÓLEO demais é só acrescentar um pouquinho de vinagre no óleo enquanto ainda estiver frio. Para ABSORVER o óleo das frituras utilize folhas de alface. À medida que elas forem encharcando, vá trocando. Isso dispensa o papel absorvente.
 
Frutas - Quando colocadas na geladeira devem ir para gaveta própria, e se conservam frescas por mais tempo se junto a elas for colocada uma esponja úmida.
 
Pimenta Ardor - Comeu alguma coisa com muita pimenta? Não beba água porque a água intensifica o ardor, beba leite. A queimação acontece por causa da capsaicina, que está ligada aos receptores nervosos da boca. O leite contém caseinato de cálcio, que refresca a boca. Mas se você estiver em um jantar não vai pagar o mico de pedir leite no meio do jantar, certo? As melhores opções depois dele são a cerveja e o vinho – ainda bem, né não?!
 
Aves - Para LIMPAR a gosma da carne de Aves, lave-a com água corrente, esfregue, e mergulhe a carne num recipiente com água fria suficiente para cobrir tudo, misturada aduas colheres de sopa de vinagre. Deixe algum tempo e depois lave novamente em água fria.
Essa dica serve para os peixes de água do doce como Saint Peter, Truta, Dourado, etc, tira aquele gosto de terra.
 
Azeite conservação - Quando abrimos uma lata ou garrafa de azeite, ele começa a oxidar, suas características se alteram, inclusive o azeite virgem. Deve ser consumido conforme está na data de validade, no máximo em 02 ou 03 anos. Mas para aumentar a sua vida útil, guarde suas azeitonas ou pimentas dentro da garrafa de azeite. Altera o sabor, não resta dúvida, mas aromatiza e amplia a sua vida útil.
 
Bolos - Quando quiser deixar um Bolo bem FOFINHO, coloque uma pitadinha de Sal diretamente sobre as gemas na hora do preparo.
O seu bolo GRUDOU na forma? Fácil, coloque a forma na chama do fogão durante 5 minutos, dê umas sacudidas na forma, ele sai inteiro.
 

Prolongue o efeito do desodorante e afaste o mau cheiro nas axilas

Prolongue o efeito do desodorante e afaste o mau cheiro nas axilas

Blog de dicasdomesticas :dicas domesticas de limpeza, Prolongue o efeito do desodorante e afaste o mau cheiro nas axilas

Com essas dicas você atravessa a jornada de trabalho sem preocupações com cheiro de suor

Ele é tão importante quanto o sabonete ou a pasta de dentes, por exemplo. O seu desodorante garante um corpo refrescante por horas a mais, além de preservar suas axilas e a roupa do cheiro desconfortável de suor. Que tal, então, prolongar o feito do seu produto favorito por mais tempo?

Para que o desodorante aguente a jornada de trabalho, sem correr o risco de ver as manchas surgirem na camisa, o especialista Angel Lizárraga, diretor da Associação Brasileira de Cosméticos, recomenda que os cuidados comecem durante o banho. A flora bacteriana existente nas axilas reduz a eficiência do produto , explica.

Primeiro, lave a região com sabonete antibacteriano para eliminar os microorganismos causadores do mau cheiro. Seque-se bem, pois a pele úmida dificulta a penetração do produto.

Também é importante prestar atenção no tipo de tecido que constitui suas roupas. Os sintéticos abafam demais e dificultam a transpiração, favorecendo o odor desagradável. Quem sua demais, deve evitar esse tipo de material em qualquer época do ano. Já quem não sofre com o problema deve privilegiar as roupas de algodão nos dias quentes, pelo menos. 

Se você costuma tomar banho e seguir direto para a cama, pode dispensar o uso noturno dos desodorantes. Isso porque a maioria das fórmulas conta com agentes que bloqueiam as glândulas sudoríparas (que mal trabalham enquanto o corpo repousa). Além disso, a pele vai permanecer com resíduos químicos até o dia seguinte, sem necessidade , afirma Angel. 

Afaste as preocupações com o suor, seguindo estas dicas:

Na hora do banho 

Lave bem as axilas com buchas e sabonetes anti-sépticos. Seque bem a pele após o banho.

 Blog de dicasdomesticas : dicas domesticas de limpeza, Prolongue o efeito do desodorante e afaste o mau cheiro nas axilas

Recheie o guarda-roupa

Prefira peças de algodão. Os tecidos sintéticos, como o elastano e a elanca, retêm o suor e dão mais chance para as bactérias entrarem em ação. Durante o dia, privilegie roupas de cores claras e que não apertem as axilas. Evite também tecidos grossos ou pesados, pois eles impedem a transpiração eficaz. Não repita roupas usadas de maneira nenhuma e evite usar roupas de outras pessoas.

Blog de dicasdomesticas : dicas domesticas de limpeza, Prolongue o efeito do desodorante e afaste o mau cheiro nas axilas

Menos suor

Mantenha a virilha e as axilas depiladas, pois isso ajuda a evaporar o suor e a diminuir o odor causado pelas bactérias, cuja proliferação é favorecida pela umidade retida nos pêlos. Compressas com chá preto ajudam a diminuir o suor, graças à presença de ácido tânico, que desacelera a produção da glândula sudorípara. Desodorantes antiperspirantes obstruem os ductos das glândulas sudoríparas, reduzindo a produção de suor.

Blog de dicasdomesticas : dicas domesticas de limpeza, Prolongue o efeito do desodorante e afaste o mau cheiro nas axilas

Sem perfume

Nunca escolha o desodorante pelo cheiro. Ele pode ser com ou sem perfume, porque seu efeito depende mesmo é da produção potencial de suor de cada indivíduo, da sua propensão a atrair bactérias e da capacidade desodorante do produto.

Blog de dicasdomesticas : dicas domesticas de limpeza, Prolongue o efeito do desodorante e afaste o mau cheiro nas axilas

Repassar

Os desodorantes antitranspirantes têm efeito mais prolongado, podendo inclusive ser usados uma vez ao dia, enquanto os mais suaves costumam exigir reaplicação - para quem transpira muito, de cinco a oito aplicações por dia. 

Blog de dicasdomesticas : dicas domesticas de limpeza, Prolongue o efeito do desodorante e afaste o mau cheiro nas axilas

Hidratação

O uso de talco, soluções caseiras e perfumes nas axilas não são aconselháveis pelos médicos, porque podem comprometer a transpiração ou irritar a pele. Uma solução à base de hidróxido de magnésio (leite de magnésia comum) pode ser manipulada. Para evitar o suor excessivo, ela deve ser passada duas vezes ao dia, após o banho. Fale com o seu dermatologista sobre isso. 

Blog de dicasdomesticas : dicas domesticas de limpeza, Prolongue o efeito do desodorante e afaste o mau cheiro nas axilas

Mais sensível 

Após a depilação, sua pele fica naturalmente mais sensível, irritando-se com facilidade. Por isso, evite passar desodorantes, e outros produtos químicos, nas 24 horas seguintes à eliminação dos pelos.

 

Dicas para agilizar suas tarefas de trabalho

 
 
 
Crédito da imagem: Mhofelmann



Passo 1: Liste suas tarefas de trabalho

 
Anote todas as coisas que você geralmente faz no seu dia de trabalho.
 
     
 
Passo 2: Simplificar ou eliminar 
 
 
Vá até a sua lista e marque as tarefas que você pode reduzir(marque com um R), simplificar (marque com um S) ou risque as tarefas que podem ser eliminadas da lista. 
 
 
Por exemplo: 
 
- Retornar as todas as mensagens de uma só vez no final do dia, assim você evita a interrupção do seu trabalho durante o dia;
- Se você faz muitas apresentações ou relatórios, que tal criar um modelo para otimizar seu tempo? 

Passo 3: Delegue tarefas
 
 
 
Verifique se há tarefas que você pode delegar a outra pessoa na empresa. 
 
Por exemplo: 

- Você pode treinar um membro da equipe júnior para elaborar relatórios, propostas ou apresentações;
- Você está fazendo as tarefas que poderiam ser executadas de forma mais eficaz por outra pessoa ou departamento? 

Passo 4: Terceirizar  

Agora verifique as tarefas que você pode terceirizar ou sub-contratar
 
Por exemplo: 

- Será que empresas especializadas economizariam tempo e dinheiro em áreas como o serviço ao cliente ou de pesquisa? 

Passo 5: Agrupe 





 


Votação
O que você acha desse site? Dê sua nota
9|95|blue
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (2622 votos)




ONLINE
1





Partilhe este Site...