Crie seu próprio Site Grátis! Templates em HTML5 e Flash, Galerias em 2D e 3D, Widgets, Publicação do Site e muito mais!
Remédios Caseiros
Remédios Caseiros

Remédios Caseiros

Remédio caseiro para azia

Um remédio caseiro para azia, simples mas muito eficiente é nunca beber água no momento da azia ou qualquer líquido para aliviar a queimação mas sim um pedaço de pão ou bolacha de água e sal.

Coloque também um calço de 3 cm na cabeceira da cama para evitar o refluxo durante a noite.

A azia é consequência do contato do suco gástrico com a mucosa do esôfago, por isso independente da causa da azia, a sensação de queimação pode ser aliviada empurrando novamente o conteúdo ácido do estômago que refluiu.

Sintomas de azia

A azia, também chamada de pirose, é um desconforto que comummente aparece após uma refeição. Os sintomas de azia são:

  • Ardor/queimação na região que vai da garganta até o estômago,
  • Refluxo de comida,
  • Sensação de estômago cheio ou pesado,
  • Gosto ruim na boca.

Para tratar a azia evite alimentos muito ácido e gordurosos. Não se deve também beber nada durante uma refeição.  Mas se o problema persistir,pode-se tomar uma dose de sal de frutas.

Solução natural para azia

Um solução natural para a azia é o bicabornato de sódio.

Coloque uma colher de café de bicabornato de sódio em um copo com 100ml de água e beba sempre que sentir  a sensação de queimação no esôfago.

Para prevenir a azia procure evitar a ingestão de sucos cítricos, produtos com tomate, alimentos muito condimentados ou fritos.

Azia hereditária

Não se pode afirmar que a azia seja hereditária, embora seja comum ser queixa de mais do que um membro da mesma família.

Os comportamentos relacionados com o estilo de vida são de acordo com muitos estudos responsáveis pelo aparecimento da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).

Os hábitos quando repetidos pelos membros de uma mesma família podem fazer com que manifestem o mesmo sintoma a azia. Fatores como:

  • refeições ingeridas rapidamente e acompanhadas de grandes quantidades de líquidos,
  • alimentos muito condimentados
  • alimentos gordurosos
  • obesidade

Estes listados acima são alguns dos comportamentos que geralmente são repetidos por membros de uma mesma família e determinam o desenvolvimento da azia.

Como evitar a azia na gravidez

Para evitar a azia na gravidez, coma em pequenas quantidades de alimentos com frequência para que o estômago não fique muito cheio e evite deitar-se depois de comer, porque a posição horizontal favorece o refluxo.

Se a azia é muito intensa à noite, deite-se na cama com  a parte superior do corpo mais levantada, modifique a cabeceira da sua cama colocando um pedaço de madeira nos pés ou simplesmente durma com um travesseiro mais alto.

Beba leite várias vezes ao dia e evite café, limonada, cebola, alho, doces e as comidas indigestas.

Tratamento caseiro para azia

Um excelente tratamento caseiro para a azia é a erva doce e a hortelã.

Num copo amasse 2 colheres de sopa de erva doce e 2 colheres de sopa de folhas de hortelã com o cabo de uma colher até formar uma pasta.

Acrescente meia chávena de mel e deixe descansar na geladeira por 6 horas. Coe e tome 1 colher de sopa 3 vezes por dia.

Contra indicações: Pessoas com úlcera gástrica, bebês e crianças.

Alimentação para evitar azia

O tratamento dietético auxilía na redução dos sintomas da azia.

A escolha dos alimentos corretos é o passo mais importante reduzir o desconforto causado, por isso, evitar o ácool, alimentos com cafeína(chocolate, café, chá preto), alimentos com alto conteúdo de gordura (fritos, azeite, manteiga, carnes gordas, molhos de tomate, etc.), além do tomate, laranja, uva, pimenta, especiarias e alimentos condimentados.

Faça também pequenas refeições ao longo do dia, evite refeições muito volumosas, matenha o peso controlado e evite  alimentos muito quentes ou muito frios.

Nunca deite após as refeições principalmente se for uma refeiçãos líquida.

Remédio caseiro para sinusite

Um excelente remédio para a sinusite são  inalações de vapor com camomila, duas a três vezes por dia produzem um alívio rápido em gripes, resfriados, congestões nasais, e sinusites frontais.

Coloque 6 colheres de chá de flores numa taça com 1 a 2 litros de água frevendo. Coloque então o rosto sobre a taça e cubra a cabeça com uma toalha ou lençol.

É importante respirar o vapor o mais profundamente possível durante 10 minutos no mínimo.

Inalação para sinusite

Para fazer uma solução natural de inalação para sinusite, adicione em 2 litros de água fervente 5 gotas de óleo essencial de eucalipto e 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta.

Coloque uma toalha em cima da cabeça e aproxime o rosto do recipiente onde está a água quente com os óleos essenciais. É importante assegurar que a toalha sela a saída do vapor que deve ser inspirado por 10 minutos no mínimo. Esta inalação deve ser repetida 2 vezes por dia para aliviar rapidamente os sintomas.

A inalação de vapores quentes solta o catarro que congestiona os seios perinasais eliminado assim também os micro-organismos que aumentam os sintomas e a gravidade da sinusite.

Solução natural para a sinusite

Uma ótima solução natural e caseira para a sinusite é limpeza do nariz com água morna com sal. Basta misturar 1 copo de 200 ml de água mineral morna com meia colher de sal de cozinha.

Com o auxílio de um conta gotas jogue essa solução no nariz, respire e deixe-a chegar a garganta, em seguida cuspa a solução. Não engula a água pois ela estará suja e cheia de secreção. Repita esse procedimento até acabar a água do copo por 3 vezes ao dia enquanto estiver em crise de sinusite.

Aos poucos este remédio caseiro irá dissolver a secreção presa nos seios nasais facilitando a respiração e diminuindo as dores.

Remédio natural para sinusite

Um excelente remédio natural para a sinusite são as folhas da hortelã. Faça um chá forte com algumas folhas de hortelã, e coe a seguir.

Espere amornar e despeje o chá no liquidificador com 1 colher de espinafre e 1 copo de água de côco e bata por alguns minutos.

Coe o remédio e acrescente 1 colher de mel de abalhas e beba a seguir. Deve ser ingerido 1 copo por dia, logo após o seu preparo.

Sintomas de sinusite

Os sintomas de sinusite incluem:

  • Dor de cabeça logo pela manhã
  • Dor na parte da frente do rosto, acima do nariz
  • Dor de dente ou no maxilar superior ocasionada pela infecção
  • Região ao redor dos olhos inchada
  • Dor nos olhos
  • Nariz entupido
  • Dor no ouvido, pescoço e no topo da cabeça
  • Febre
  • Cansaço
  • Rinite
  • Congestão nasal

 

Sinusite crônica

A sinusite é uma doença respiratória que pode tornar-se crônica se não for devidamente tratada. Ela é caracetrizada por uma dor nos seios paranasais e pela saída de um líquido purulento amarelo-esverdeado e muitas vezes mau cheiroso que sai pelo nariz, sempre acompanhada de muita dor de cabeça e nos olhos.

As causas mais comuns de sinusite são a rinite alérgica e as alergias respiratórias. Se ela não for devidamente tratada pode desencadear ainda problemas mais graves como bronquite, otite, abscesso cerebral e até mesmo a cegueira.

Alguns exames capazes de identificar a sinusite são: tomografia computadorizada, raio-x da face, e a ressonância magnética. Todos eles auxiliados pela história clínica do indivíduo.

Remédio caseiro para impotência sexual

Um excelente remédio caseiro para impotência sexual é a combinação do  alecrim, chápéu de couro e catuaba. Tome 4 xícaras do chá por dia.

Junte num recipiente 100g de cada erva e misture bem. Utilize 20g  da mistura para preparar 1 litro de chá. Ferva a água, coloque as ervas, desligue o fogo, abafe e deixe repousar por 15 minutos e coe a seguir. Beba ao longo do dia.

Para começar a sentir alguma melhoria, beba o chá pelo menos por sete dias. As proporções de erva e água devem ser respeitadas, porque embora sejam soluções naturais promovem alteração no organismo.

Remédio caseiro para aumentar o desejo sexual

Um excelente remédio caseiro para aumentar o desejo sexual é uma erva medicinal conhecida como feno-grego. Para preparar o chá ferva um litro de água juntamente com 50g de sementes de feno-grego. Quando esfriar coe e tome durante o dia.

É aconselhável que os dois parceiros sexuais tomem esta infusão, com regularidade durante 3 semanas para que as propriedades tônica e revigorantes do feno-grego sejam sentidas.

Estimulante sexual caseiro

As propriedades afrodisíacas dos morangos e da melancia se combinam nesta receita resultando num delicioso e natural estimulante sexual. 

Coloque 350 gramas de melancia com casca e sementes na centrífuga e junte 150 gramas de morangos sem as folhas.

Os mais ousados adicionam uma gota de pimenta malagueta ao suco conferindo-lhe um sabor ainda mais exótico aumentando o seu potencial sexual.

Este suco deve ser feito com alguma regularidade para se verificar seur efeitos. Não é possível preparar este suco no liquidificador.

Chá para impotência sexual

A catuaba é um excelente remédio caseiro para aumentar o desejo sexual e também o desempenho da relação.

Faça um chá com a raíz da catuaba na proporção de 40g  para cada 750 ml de água.

Para fazer o chá ferva a água e acrescente as 40g da raíz de catuaba e deixe ferver por mais 10 minutos. Coe e tome três xícaras ao longo do dia.

Os efeitos são sentidos logo nas primeiros 30 minutos após a toma.

Culinária para impotência sexual

A impotência sexual é um dístúrbio que impossibilita a ereção do pênis.

O alho, a cebola, o gengibre, a páprica, o alecrim a pimenta malagueta, e o orégano são alguns dos ingredientes facilmente encontrados na cozinha que podem ser usados na alimentação do dia-a-dia para combater a impotência sexual.

O potencial vasodilatador da semente da melancia também atua no combate à impotência sexual. Utilize-a na forma de chá, tome e ofereça ao seu parceiro para melhorar o desempenho sexual.

Remédio natural para impotência sexual

Um ótimo remédio totalmente natural para tratar a impotência sexual é um xarope caseiro. Basta ter 1 chávena e meia de mel de abelhas, uma colher de guaraná em pó, 1 colher de folhas de hortelã e 1 colher de ginseng em pó.

Misture todos os ingredientes até formar uma pasta homogênia. Tome uma colher de sopa pela manhã.

Contra indicações: não deve ser consumido por hipertensos, gestantes, diabéticos e durante a amamentação.

Compulsão sexual

A compulsão sexual é um transtorno psicológico que pode atingir homens e mulheres de todas as idades. O compulsivo sexual costuma pensar em sexo o tempo todo, deixando de realizar até mesmo seus afazeres diários para pensar ou praticar sexo.

A compulsão sexual é considerada uma doença e deve ser tratada com ajuda de psicoterapia ou mesmo a psiquiatria em alguns casos.

Geralmente essas pessoas não se sentem satisfeitas nunca e vivem em ansiedade na busca pelo prazer. Mas mesmo quando o encontram não sentem-se bem e acabam vivendo num ciclo vicioso e totalmente prejudicial à saúde.

Desejo sexual na mulher

O desejo sexual na mulher depende do seu bem estar físico e emocional. Um dos primeiros sinais da excitação na mulher é a lubrificação da vagina, que equivale à ereção no homem.

A mulher pode ter o desejo sexual diminuído em períodos de tensão, cansaço, frustação, menopausa, ira ou falta de conversa entre o casal.

Para aumentar o desejo sexual na mulher é preciso ter em conta todos esses fatores.

Algumas dicas para aumentar o desejo sexual feminino incluem o consumo de alimentos afrodisíacos, experimentar usar um gel lubrificante à base de água e investir um tempo para estarem a sós e não só para ter sexo.

No caso de mulheres na menopausa a reposição hormonal é de grande ajuda.
 

Atividade sexual na gravidez

Manter o relacionamento sexual é fundamental, para a saúde da mulher e do casal. Só há indicação para restrição quando a mulher tem descolamento de placenta.

Algumas vezes, a alteração hormonal que ocorre durante a gravidez pode diminuir a libido, mas para muitas mulheres a disposição para o sexo aumenta.

O sexo é benéfico pois o bem estar e a alegria da mãe são sentidas pelo bebê em desenvolvimento. Não há risco nenhum para o bebê, salvo em situações especiais sob aconselhamento médico.

 1º trimestre

Durante os primeiros três meses de gestação a preocupação descabida de causar aborto nesta fase e o desconforto com as náuseas, pode contribuir para a diminuição do desejo no casal.

 2º trimestre

Dos três aos seis meses de gestação ococrre a volta do desejo feminino ao normal, e até mesmo com maior intensidade. A aceitação da nova forma do corpo contribui  para que a mulher se sinta atraente e feliz.

3ª trimestre

Na fase final da gravidez  e especialmente após o 8º mês, o desconforto com as posições é mais evidente e incomodativo, restringindo ainda mais as posições assumidas no ato sexual.

A freqüência urinária pode aumentar e a barriga muda o centro de gravidade da mulher, tornando-a um pouco mais desajeitada ao caminhar.

Alguns homens temem bater na cabeça do bebê com o pênis durante a penetração, e os casais ficam mais reticentes em buscar atividade sexual, o que por vezes gera ansiedade na mulher por não haver gratificação sexual, que pode ser mais lesiva que o coito.

Após o parto

O período aconselhado para abstinência  até recomeçar a vida sexual é de aproximadamente de 4 a 6 semanas. Esse período varia de acordo com o tipo de parto e disposição da mulher.

Sintomas de impotência sexual

Os sintomas de impotência sexual masculina são:

  • Dificuldade ou falta de ereção do pênis
  • Incapacidade de manter a ereção do pênis por tempo suficiente para uma relação sexual satisfatória
  • Perda da ereção durante o ato sexual
  • Ejacular com o pênis pouco ereto
  • Ejaculação precoce
  • Persistência do problema por mais de 1 mês

Os sintomas de impotência sexual podem estar relacionados com problemas cardíacos, psicológicos ou distúrbios físicos.

Falta de desejo sexual

A falta ou diminuição do desejo sexual pode atingir tanto homens como mulheres, pode pcorrer após anos de atividade e desejo sexual considerados normais.

Este distúrbio sexual e é caracterizado por uma perda  das fantasias sexuais e do interesse pela atividade sexual e pode estar relacionado a eventos traumáticos ocorridos na infância ou na adolescência, com supressão das fantasias sexuai.

As causas a diminuição do desejo sexula incluem o tédio em uma relação, a depressão, um desequilíbrio hormonal e o uso de sedativos, medicamentos ansiolíticos, antidepressivos e certos medicamentos para o tratamento da hipertensão arterial. Baixos´níceis de testosterona, e neste caso tanto em tanto para homens quanto em mulheres pode estra na origem do distúrbio.

O tratamento envolve a avaliação da condição clínica do indivíduo e qualquer medicamento que esteja sendo utilizado e que pode estar contribuindo para a instalação de problemas sexuais, e o aconselhamento ou a terapia comportamental.
 

Desejo sexual na mulher

O desejo sexual na mulher depende do seu bem estar físico e emocional. Um dos primeiros sinais da excitação na mulher é a lubrificação da vagina, que equivale à ereção no homem.

A mulher pode ter o desejo sexual diminuído em períodos de tensão, cansaço, frustação, menopausa, ira ou falta de conversa entre o casal.

Para aumentar o desejo sexual na mulher é preciso ter em conta todos esses fatores.

Algumas dicas para aumentar o desejo sexual feminino incluem o consumo de alimentos afrodisíacos, experimentar usar um gel lubrificante à base de água e investir um tempo para estarem a sós e não só para ter sexo.

No caso de mulheres na menopausa a reposição hormonal é de grande ajuda.

Impotência sexual feminina

O distúrbio da excitação sexual feminina é o fracasso na obtenção da excitação sexual apesar de uma estimulação sexual adequada, o distúrbio pode ocorrer após um período de funcionamento e excitação sexual considerado normal.

As causas do distúrbio da excitação sexual podem ser a dor decorrente da endometriose ou de uma infecção na bexiga ou mesmo na vagina. Deficiencias hormonais de estrogênio por causa da menopausa, ou mesmo remoção cirúrgica dos ovários, podem acarretar o distúrbio da excitação sexual, mas assim como no caso da impotência sexual masculina, podem também ser psicológicas.

Tratamento

Um questinário e um exame físico podem determinar se a causa do distúrbio é primariamente psicológica ou física.

A terapia edicamentosa é feita com antibióticos, são prescritos para combater a infecção da bexiga ou vaginal e hormônios alguns hormônios poderão ser prescritos para suprir alguma deficiência.

Existem exercícios que fortalecem os músculos pélvicos e podem ajudar a mulher a sentir mais prazer.

Os benefícios da masturbação para a saúde sexual feminina

Uma vida sexual saudável traz benefícios ao nível psicológico, comportamental e inclusive cardíaco.

A masturbação, uma forma natural de conhecimento do próprio corpo, é a auto-manipulação genital, objetivando o orgasmo e faz parte da saúde genital da mulher porque ajuda a exercitar músculos, produzir secreções e manter viva a genitália feminina.

O orgasmo atingido através da masturbação não é diferente daquele da relação sexual compartilhada, seja em intensidade, duração ou qualidade, e não existe uma maneira “correta” de se ter orgasmo ou um modelo único de necessidade ou comportamento sexual.

Camisinha feminina

A camisinha femina é mais larga, mais lubrificada e é feita de um material mais fino do que a camisinha masculina. Ela deve ser colocada logo no início da relação sexual de maneira a proteger os dois parceiros.

A camisinha feminina é um método anticoncepcional de barreira que protege das doenças sexualmente transmissíveis e de uma gravidez indesejada.

Ela pode ser comprada em qualquer farmácia e vem com um folheto explicativo que ensina a como colocar a camisinha feminina.

Com os movimentos de entrada e saída do pênis a camisinha pode mover-se sendo necessária segurá-la para que ela realmente consiga não permitir o contato direto entre o pênis e a vagina.

Higiêne íntima feminina

Alguns cuidados na higiêne íntima feminina incluem lavar diariamente a região com um sabonete próprio, com pH ácido e anti-alérgico, mas lave somente a região externa, esquecendo completamente a parte interna, a vagina.

A vagina possui sua própria maneira natural de limpar-se e o hábito de jogar uma duche nessa região, retira totalmente sua proteção natural aumentando as chances de infecção e de contaminação, por mudar o pH natural da região, facilitando a procriação de fungos e de bactérias.

Mesmo depois da relação sexual, não deve-se jogar um duche no interior da vagina, o melhor é sentar-se no bidê e lavar muito bem toda a região externa com um sabonete próprio, de preferência líquido e que faça pouca espuma, para não agredir a pele.

Evite também utilizar com frequência calcinhas que não sejam de algodão, pois os materiais sintéticos aumentam as chances de infecção.

Fertilidade feminina

A fertilidade feminina têm seu início na puberdade e vai diminuindo a cada ano até cessar completamente durante a menopausa. Na mulher a taxa de fertilidade está intimamente ligada ao ambiente em que vive, estilo de vida que leva, e ao fator emocional.

As mulheres que encontram dificuldades em engravidar podem ser consideradas inférteis e podem recorrer a algum tipo de tratamento para engravidar ou experimentar uma adoção.

É preciso ter em mente que esses tratamentos podem ser demorados e por utilizarem uma grande quantidade de hormônios sintéticos, só devem ser realizados 1 vez ao ano, segundo a recomendação de especialistas.

Alimentos para aumentar a fertilidade

Uma vitamina chamada tocoferol tem um grande poder antioxidante e ajuda na formação das células sexuais. Alguns alimentos utilizados para aumentar a fertilidade são:

  • avelã,
  • nozes,
  • aveia,
  • trigo,
  • abacate,
  • gérmen de trigo,
  • batata doce,
  • brócolis,
  • margarinas.

Indivíduos que consomem poucos alimentos ricos em tocoferol são frequentemente estéreis e possuem uma maior chance de desenvolver alguns tipos de câncer.

Reposição hormonal feminina

Uma das maneiras de diminuir os incômodos causados pela menopausa é através da terapia de reposição hormonal.

A terapia de reposição hormonal feminina consiste na toma de hormônios (sintéticos ou naturais) para substituir o estrogênio e a progesterona que os ovários deixam de produzir na menopausa.

O tempo de tratamento vai depender do organismo de cada mulher, mas há uma média de 2 anos ininterruptos de reposição para aquelas que desejam combater os sintomas da menopausa, e um período de aproximadamente 5 anos para aquelas que desejam também diminuir o risco de osteoporose e de doenças cardiovasculares.

Reposição hormonal natural

Optar por uma alimentação rica em grãos é uma ótima forma de fazer uma reposição hormonal de forma natural. Para tal efeito deve-se consumir principalmente alimentos como a soja, sementes de linhaça e o inhame.

A soja é especialmente indicada para as mulheres, por conseguir diminuir o risco de osteoporose e diminuir as chances de desenvolver um câncer de mama. Já o inhame é ótimo para combater o inchaço e a retenção de líquidos, situações comuns nesta fase da vida.

As pessoas que optam por fazer uma reposição hormonal ganham em qualidade de vida ao diminuir os sintomas causados pela menopausa.

Estes são ingredientes fáceis de serem encontrados nos supermercados e além de tudo, são saborosos.

Contra-indicações da reposição hormonal

As contra-indicações da reposição hormonal são para mulheres com insuficiência hepática ou câncer de mama.  Embora a terapia de reposição hormonal sirva para reduzir o desconforto sentido pela mulher na menopausa, ela  não é essencial, e muitas mulheres preferem sentir as alterações naturais da idade sem interferência de medicamentos.

Existem alternativas naturais para a reposição hormonal mas em qualquer situação a mulher deve sempre estar sendo aconselhada por um médico.

Remédio caseiro para hemorróidas

Um excelente remédio caseiro para hemorróidas é o banho de assento com pó de castanha da índia.

Para fazer um banho de assento, misture 5 colheres de sopa de pó de castanha-da-índia em 2 litros de água fervente, deixe a infusão descansar por dez minutos aproximadamente e assim que a água atingir uma temperatura agradável, coloque-a numa bacia e utilize como banho de assento. Faça isso por 5 dias seguidos para poder avaliar os resultados.

A castanha da índia é uma forma simples mas muito curativa  para  tratar a hemorróida, reduzindo os sintomas como inchaço, inflamação e desconforto, embora também exista cirurgias para hemorróidas.

Remédio natural para hemorróidas

Um excelente remédio caseiro para hemorróidas é o banho de assento morno com hamamélis.

Quando uma hemorróida com um coágulo sangüíneo causa dor, ela é tratada com banhos de assento quentes  pomadas anestésicas de uso local ou compressas de hamamélis.

A dor e o inchaço  normalmente diminuem e os coágulos desaparecem num período que pode variar entre quatro a seis semanas.

Canela pode acelerar a menstruação

A canela é há muito utilizada como remédio caseiro em forma de infusão para ”descer a menstruação” em atraso, mas deve-se ter cautela pois pode ser considerada abortiva.

A Cinnamomum zeylanicu, ou canela é Originária do Sri Lanka, sudeste da Índia, é aromático, estimulante da circulação, do coração e aumenta a pressão. Provoca a contração de músculos e do útero, por isso é hemenagoga.

A arruda parece ter também o mesmo efeito.

Benefícios da Canela

Dentre os benefícios da canela pode-se citar o seu papel positivo no tratamento de diversas doenças como Alzheimer, prevenção do Câncer, Síndrome metabólica e Diabetes.

A canela é rica em polifenóis, cujos efeitos tem sido descrito em vários artigos científicos. A canela exerce seus efeitos melhorando a sensibilidade dos tecidos à ação da insulina, melhorando a utilização da glicose e a expressão genética de transportadores de glicose.

A canela pode ser utilizada de diversas maneiras, uma delas é polvilhar a canela em pó sobre sobremesas, cremes, mousses e mingau. Uma outra forma de consumir a canela é em forma de chá.

Tratamento caseiro para tosse

A canela é um dos ingredientes de um ótimo tratamento caseiro para acabar com a tosse e o seu potencial é aumentado quando utilizada juntamente com cravos da índia.  Para preparar o chá de canela com cravos da índia:

Coloque num bule 1 canela em pau, 2 cravos da índia, 1 rodela de limão com 500ml de água e deixe ferver por 5 minutos.

Espere esfriar e coe a seguir, adoce com 1 colher de sopa de mel e beba 2 chávenas deste chá por dia.

Chá para a Tosse

O chá de alfazema é muito eficaz para acabar com a tosse. Ele é muito fácil de ser feito, não é dispendioso e tem um resultado rápido, sendo uma ótima opção de tratamento.

Despeje 3 colheres de sopa de folhas secas de alfazema numa panela e cubra com 500 ml de água e deixe ferver por 10 minutos. tape, deixe esfriar e coe a seguir.

Se desejar aumentar o poder curativo deste chá adoce-o com 2 colheres bem cheias de mel de abelhas e vá bebendo aos poucos.

Além disso beba bastante água, para manter o corpo bem hidratado e fluidificar qualquer secreção da garganta, tornando-a mais fácil de ser liberada.

Remédio para a tosse

A tâmara é um ótimo remédio para a tosse. Essa fruta é rica em vitaminas B, proteínas, minerais como o ferro, magnésio, cálcio e fósforo e é rica em fibra vegetal.

O consumo das tâmaras combatem a tosse e desfazem o catarro. Além disso ela suaviza os brônquios, combatem a fadiga e a debilidade.

Pode-se comê-la fresca, seca, em conserva, ou cozida com leite.

Remédio caseiro para tosse

Este xarope fácil de fazer em casa é um excente remédio caseiro para tosse.

Em meio litro de água acrescente 70 g de folhas frescas de tamarindo, 140g de raiz de gengibre cortada em fatias bem finas e ferva num recipiente de preferência em barro em fogo brando até que se reduza a metade do volume inicial. Nesse ponto, desligue o fogo e após coar junte o suco de 3 limões ao preparado. Para finalizar a receita junte 40 g de açúcar ou mel e deixe ferver até engrossar o quanto baste.

Tomar 1 colher de sopa do xarope a cada 4 horas.

Solução caseira para tosse

Uma excelente solução caseira para tratar a tosse é o seguinte chá:

Ferva 8 folhas de guaco em 500 ml de água, desligue o fogo e acrescente 1 colher de chá de folhas secas de poejo e 1 colher de sopa de gengibre ralado. Tampe a panela e espere amornar. Coe e misture com 3 colheres de sopa de mel.

Tome 1 chávena desse chá a cada 8 horas.

Contra indicações: gestantes e pessoas com cálculo biliar.

Xarope caseiro para tosse

Para fazer este xarope de ervas para a tosse Coloque para ferver meio litro de água1 colher (sopa) de semente de anis e 1 colher (sopa) de raiz de alcaçuz seca, durante 15 minutos e a seguir retire esta infusão do fogo e adicione 1 colher (sopa) de tomilho e deixe descansando tampada até esfriar. Passe-a por um coador e 250 ml de mel e aqueça em fogo brando mexendo sempre para que o mel se dissolva e misture bem.

Este xarope deve ser tomado sempre que necessário para aliviar a tosse. Conserve na geladeira por um período máximo de 3 meses, num frasco de vidro bem tampado.

Remédio natural para tosse

Um excelente remédio natural para acabar com a tosse é a cenoura, pois é rica em vitamina C.

Bata no liquidificador 3 cenouras, 1 colher de gengibre, 2 ramos de hortelã e 1 copo de água. Adoce com mel à vontade e beba esse suco no mínimo 2 vezes ao dia.

Remédio caseiro para gases

Para tratar pequenos espasmos gastrointestinais e especialmente gases (flatulência), o funcho (foeniculum vilgare) tem propriedades medicinais muito adequadas devido à sua ação anti-espasmódica.

Para se preparar o funcho para esta finalidade, triture 1 colher de chá de sementes, acrescente-as em 250 ml de água fervente e deixe descansar 10 minutos.

O chá deve ser bebido várias vezes ao dia sem adição de açúcar. Por ser muito leve pode ser administrado para crianças. 

Tratamento para gases

Para tratar os gases é importante se conhecer a sua causa, para isso ser possível segue uma dica de como descobrir o que provoca os gases e assim eliminar ou reduzir os seus sintomas.

Para começar elimine um alimento ou um grupo de alimentos da dieta de cada vez. Cada exclusão deve ter um duração entre 3 a 5 dias para se avaliar os resultados.

  1. comece por excluir da dieta leite e derivados;
  2. a seguir elimine a seguir frutas frescas;
  3. elimine os vegetais fibrosos, mesmo cozidos como couves ou abóbora;
  4. por fim ou antes de iniciar o teste evite mascar chicletes para eliminar a hipótese de estar engolindo ar;

Os alimentos devem ser introduzidos novamente na dieta do dia-a-dia, caso se verifique que não altera o volume de gases. Caso descubra qual é o alimento ou grupo responsável pela produção excessiva dos gases é preciso se substituir o seu valor nutricional inserindo-se na dieta um outro alimento compatível àquele conteúdo nutricional.

Os gases ou  flatulência podem provocar dor além da distensão abdominal e eliminação excessiva de gases através do ânus.

Solução caseira para gases

Uma ótima solução caseira para gases é a seguinte mistura:

Coloque no liquidificador 1/2 xícara de iogurte natural, 1/2 xícara de abacate picado, 1/2 fatia de mamão sem sementes, 1/2 cenoura picada e 1 colher de linhaça e bata bem.

Beba 1 xícara de chá 3 vezes por dia para acabar com os gases e seus incômodos.

Sintomas de gases

A dor abdominal é o principal sintoma de gases intestinais, porém os outros sintomas de gases são:

  • Inchaço abdominal,
  • Mal estar geral
  • Flatulência,
  • Fraqueza,
  • Arrotos

Os gases podem ser produzidos por bactérias nos intestinos ou podem ser engolidos durante uma refeição. Para evitar os gases deve-se comer devagar evitando engolir ar e ter uma dieta equilibrada.

Feijão sem gases

Para comer feijão sem se preocupar com o gases que pode causar, basta não comer a casca do grão. Sirva-se apenas com o caldo.

Depois de cozido, Passe o feijão por uma peneira e esprema de forma que passe apenas o caldo, assim aumentar a quantidade de feijão que come com todos os seus benefícios nutricionais mas  sem permitir que ele provoque gases.

Experimente esta dica pois feijão é um dos alimentos mais comuns na mesa do brasileiro apesar de poder causar muita flatulência.

Gases na gravidez

Ter gases na gravidez é uma situação normal e provoca algum desconforto. Para evitar os gases na gravidez a mulher deve evitar comer alguns alimentos na mesma refeição como batata e feijão por exemplo.

Evitar comer comidas muito pesadas, de difícil digestão e não beber bebidas gasosas também são ótimas dicas para evitar os gases.

Fazer exercícios leves e respirar profundamente também ajudam a melhorar a digestão e a diminuir os gases.

Alguns médicos recomendam a toma de Dimeticona (Luftal), mas não o tome sem receita médica.

Alimentos que causam gases

Alguns alimentos causam mais fermentação durante a sua digestão e provocam incômodos. Veja uma lista dos alimentos que causam gases:

  • Repolho, Brócolis, Couve-flor,
  • Grão de bico, Ervilhas, Lentilha,
  • Feijão, batata doce, iogurte, ovos,

Evitar o consumo desses alimentos pode ajudar a diminuir os gases e até mesmo as cólicas nos bebês. Uma outra maneira de tratar os gases é utilizar um remédio caseiro.

Causa de gases

Os gases podem ser causados por se engolir ar, que deixam a barriga inchada e provoca arrotos. Neste caso evitar mastigar chicletes ajuda, assim como comer mais lentamente.

Os alimentos mias difíceis de digerir podem também ser a causa do problema, que muitas vezes é doloroso, por isso os indivíduos que arrotam ou eliminam muitos gases podem ter que alterar a dieta, eliminando do dia-a-dia alimentar alimentos de difícil digestão, como alimentos com muita gordura ou com muita fibra como é o caso de algumas carnes e da couve manteiga por exemplo.

A ingestão de bebidas com gás podem ser outra das causas produção de ar no sistema gastrointestinal, por isso eliminar as bebidas com gás pode melhorar bastante a necessidade de arrotar e de eliminar gases.

O uso de antiácidos como o bicarbonato de sódio também pode ser uma das causas da formação de gases.

Pés e mãos inchadas, o que fazer?

Quando os pés e as mãos ficam inchadas a atividade física ou a simples caminhada reduzem muito o inchaço assim como o incomodo causado, outra coisa a se fazer para reduzir  inchaço das mãos e dos pés é não reduzir o consumo de água, pois isso pode agravar o problema, mas evite ingerir bebidas ricas em açúcar.

Se sente este tipo de incomodo frequentemente verifique se sofre de hipertensão arterial ou insuficiência renal. O controle destas doenças é suficiente para eliminar o inchaço. Porém o período pré menstrual, a toma de certos medicamentos e inclusive a gravidez também podem provocar este inchaço nas mãos, pés e também de forma generalizada.

Remédio caseiro para pés e mãos inchadas

Um ótimo remédio caseiro para pés e mãos inchadas é o suco diurético de melancia com pêssego e romã.

Para fazer o suco diurético corte meia melancia, dois pêssegos e meia romã e jogue no liquidificador até que fique homogênio, se achar que o suco fica muito grosso, coloque água a gosto, mas não o adoce. Também é possível colocar as sementes da romã, já no suco pronto e beber gelado assim que acabar de o fazer para não perder seus nutrientes.

A alimentação diurética aumenta a necessidade  de ir ao banheiro, purificando o corpo e reduzindo o inchaço.

Remédio caseiro para limpar a pele

Um ótimo remédio caseiro para limpar a pele é a camomila, que limpa a pele com impurezas e revigora.

Para preparara a receita separe 20 gramas de flor de camomila para cada 200ml de água fervente.

Limpe o rosto 2 ou 3 vezes por semana com este chá de camomila ou simplesmente faça compressas e deixe a pele repousar sob as propriedades da camomila.

A camomila tem uma ação estimulante da cicatrização, calmante e desinfetante, é uma forma natural e muito barata de se cuidar.

Vitamina para limpar a pele

Uma excelente vitamina para tonificar a pele é a mistura de uva, melão e maçã. Esta bebida suave e refrescante deve ser ingerida dois dias seguidos por semana, em substituição do café da manhã, durante 4 semanas para que a pele fique limpa de dentro para fora.

Coloque na centrífuga 1 maçã (120g), 1/2 melão(350g) e 100g de uvas pretas.

Adicione o suco de um limão no copo da vitamina depois de pronta para aumentar a sua capacidade de depuração, e dê preferência não adicione açúcar.

Repita o “ritual” no final de cada estação do ano, ou a cada 3 meses.

Máscara natural para pele irritada

Para prepara esta máscara natural para pele irritada misture em um recipiente de vidro 2 colheres  (chá) de farinha de aveia, 2 colheres (chá) de iogurte natural gordo; 1/2 colher (sopa) de mel e 1 gota de óleo essencial de camomila.

Deixe a máscara no rosto por 15 minutos e retire utilizando discos de algodão com água morna. Este é o segredo.

O óleo essencial de camomila é anti-inflamatório e tem ação calmante para pele sensível, e o mel, a aveia e o iogurte atenuam a irritação da pele.

Remédio caseiro para cuidar da pele

A cavalinha é uma planta medicinal que possui ácido silício em sua composição, que é um ingrediente importante para a boa nutrição da pele.

Coloque 1 colher de sopa da erva numa panela junto com 25o ml de água e deixe ferver por 5 minutos. Faça compressas mornas com o chá de cavalinha após limpar a pele com sabonete apropriado, logo em seguida utilize um creme hidratante compatível ao seu tipo de pele.

Como limpar o bebê

Para limpar o bumbum do bebê, é preciso ter à mão, perto do trocador, uma fralda limpa, pomada para assaduras e algodão ou toalhinhas descartáveis.

  1. Primeiro deite o bebê numa superfície segura e tire a fralda suja. Com o auxílio da fralda retire o excesso de cocô ou de xixi do seu bumbum, num movimento que vai de frente para trás.
  2. Com o auxílio do algodão umidecido ou de algumas toalhinhas umidecidas limpe toda a região com muito cuidado e observe como está a pele do bebê, se está muito vermelha significa que a fralda já deveria ter sido trocada antes.
  3. Coloque a frada limpa aberta em baixo do bubum do bebê e passe a pomada contra assaduras ou o talco, mas somente quando achar necessário, não é bom utilizá-los em todas as trocas de fraldas.
  4. A seguir é só fechar a fralda limpa e arrumar o elástico das coxas para que não vaze líquidos.

Esse processo deverá ser feito o mais rapidamente possível, pois o bebê fica irritado se ficar muito tempo na mesma posição, além de ser comum fazerem xixi nesse processo, obrigando muitas vezes a troca de toda a roupa do bebê e as vezes da mãe.

Como limpar os ouvidos do bebê

Os oouvidos dos bebês devem ser limpos apenas na parte externa do pavilhão auditivo, que é a orelha.

Limpe  o pavilhão auricular com a ajuda de um compressa suave dentro e por traz da orelha, assim como no canal auditivo, mas apenas na parte externa.

Os cotonetes não são indicados especialmente porque o cérebro do bebê está muito próximo à zona do ouvido interno, separado apenas por um fia membrana, e há um grande risco de lesão cerebral. Além disso estimula a secreção de cera.

Remédio caseiro para pele ardida e queimada

Um ótimo remédio caseiro para pele ardida e queimada após a exposição solar excessiva é jogar no corpo o chá frio de menta.

Faça o chá com 1 xícara de folhas de menta e 500 ml de água, deixe esfriar e jogue sobre a pele, e de preferência deixe secar ao ar livre.

A menta promove o bem estar e acalma a pele irritada pelo sol.

Remédio caseiro para pele seca

Misture em um recipiente uma colher (sopa) de mel, 2 colheres de aveia e 1 colher de chá de alga marinha.

Aplique esta máscara na pele seca e deixe atuar durante 30 minutos. Repita a operação 1 vez por semana ou quantas vezes achar necessário. O periodo da noite é o melhor momento para hidratar intensamente a pele.

A pele fica mais seca especialmente durante as estações frias do ano, mas os banhos muito quentes e frequentes, também ressecam a pele, além dos sabões e detergentes fortes.

Esfregar ou coçar a pele seca não é aconselhável pois a pele fica irritada e costuma formar feridas, se tornando facilmente a porta de muitas infecções.

Características da pele seca

A pele seca, xerose como é tecnicamente chamada, ocorre sobretudo como consequência de factores ambientais.

Os sintomas próprios do ressecamento da pele podem manifestar-se em qualquer parte do corpo, e a pele seca, ou seja sem proteção, é uma importante via entrada para infecções bacterianas, fungícas ou mesmo virais.

Os sinais de pele seca são:

  • vermelhidão;
  • descamação;
  • presença de pequenas rugas;
  • fissuras.

Solução caseira para pele seca e extra seca

O côco é uma ótima solução caseira para pele seca e extra seca. Você vai precisar de 1 xícara da polpa branca do côco picada, 1 colher de aveia e 1 copo de água morna.

Bata todos os ingredientes no liquidificador até virar um creme uniforme e passe em todas as áreas em que a pele esteja bastante seca. Deixe agir por 15 minutos e enxague a seguir com água tépida.

Hidratante para pele seca

Um bom hidratante para pele seca é aquele que contém em sua fórmula produtos que evitam a perda de água como a glicerina.

O tratamento fundamental para a pele seca é a reposição de lípidos da camada córnea através da aplicação diária de cremes. Contudo eles não são todos iguais, um hidratante que tenha um poder oclusivo como o petrolatum preenche com lípidos os espaços entre as células e fecham a água dentro delas.

Essas substâncias são responsáveis por devolver à pele a sua permeabilidade e a capacidade de regeneração. Como a pele seca é muito sensível e mais suscetível à irritações também é importante que os cremes não tenham cheiro forte nem substâncias que causam alergias.

Para combater a pele seca deve-se usar diariamente um hidratante que contenha essas substâncias por todo o corpo insistindo mais nos joelhos, cotovelos e mãos.

O melhor é aplicar o hidratante após o banho, pois assim ajudam a reter a água.

Demaquiante natural para pele

Para fazer um excelente demaquiante natural para limpar e cuidar da pele misture:

  • 125 ml de iogurte natural desnatado
  • 125 ml de água
  • 1 colher (sopa) de calêndula seca
  • 1 colher (sopa) de tomilho seco
  • 2 colheres (sopa) de colsoldas secas

Junte todos os ingredientes num frasco, e leve para a geladeira durante 12 horas. Depois coe e transfira para um frasco de vidro escuro, de preferência.

Após a limpeza da pele com esta loção natural de ervas, aplique um tônico e um bom hidratante.

Mantenha este desmaquilhante natural na geladeira por no máximo 1 semana.

Máscara natural para pele irritada

Para prepara esta máscara natural para pele irritada misture em um recipiente de vidro 2 colheres  (chá) de farinha de aveia, 2 colheres (chá) de iogurte natural gordo; 1/2 colher (sopa) de mel e 1 gota de óleo essencial de camomila.

Deixe a máscara no rosto por 15 minutos e retire utilizando discos de algodão com água morna. Este é o segredo.

O óleo essencial de camomila é anti-inflamatório e tem ação calmante para pele sensível, e o mel, a aveia e o iogurte atenuam a irritação da pele.

 

Creme caseiro para pele madura

O creme caseiro de laranja é uma receita altamente hidratante, indicada para peles secas e maduras. Este creme é ideal para o verão onde a pele desidrata mais facilmente.

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de óleo de jojoba
  • 1 colher (sopa) de óleo de amêndoa
  • 1 colher (sopa) de óleo de coco
  • 1colher (sopa) raspa de cera de abelha
  • 1 capsula de Vitamina E concentrada (400 UI)
  • 50 ml de água de rosas
  • 3 gotas de óleo essencial de néroli
  • 3 gotas de óleo essencial de palmarosa
  • 3 gotas de extrato de sementes de toranja

Modo de preparar

Em banho maria derreta a cera de abelha com os óleos de jojoba, amêndoa e coco, quando estiver tudo homogêneo retire do fogo e adicione o conteúdo da cápsula de vitamina E. Junte a água de rosas ligeiramente aquecida e misture vigorosamente até que o creme esteja frio e com uma consistência macia (pode se usar a batedeira no mínimo). As gotas de óleo de neróli, palmarosa e toranja devem ser adicionas no final e misturadas a mão.

Faça mascaras semanais com duração de 10 minutos antes de deitar. Retire o excesso com água morna e aplique um tônico facial.

Conserve este creme na geladeira por 3 meses.

Hidratante natural para pele normal

Coloque no liquidificador 1 pêssego médio descascado e sem caroço, 1 morango, 1 colher de sopa de flocos de aveia 1 colher de chá de mel e água suficiente para transformar os ingredientes em creme. Bata tudo e aplique a mistura no rosto ou no corpo, deixando atuar por 20 minutos.

A pele é o maior orgão do nosso corpo e merece cuidados, sendo a principal barreira de defesa do organismo contra o ataque de microorganismos. Ela requer uma boa limpeza e esfoliação 1 vez por semana para retirada de resíduos e uma hidratação profunda para se manter saudável.

Como clarear a pele

Um ótima maneira de clarear a pele é utilizar um preparado caseiro com algumas folhas de neem e açafrão da Índia.

Misture bem 1 colher de óleo de neem com 1 colher de açafrão da Índia na palma da mão e friccione na pele por alguns minutos, fazendo uma pequena esfoliação.

Em seguida lave o local com água fresca. Nos locais onde a pele encontra-se mais escura deve-se insistir mais com as fricções, para conseguir um resultado uniforme.

Como clarear cotovelos escuros

Para clarear a pele dos cotovelos e joelhos escuros esfregue uma mistura de açúcar com limão sobre eles. Lave muito bem o local e as mãos a seguir, para não manchar a pele.

O limão quando cai na pele que é exposta ao sol mancha e pode até provocar queimaduras. Para não correr esse risco esfregue essa mistura enquanto está tomando banho e lave-se bem a seguir. É importante não esquecer de, após o banho, passar um creme hidratante principalmente nestes locais.

Para a mistura: Corte um limão ao meio e salpique cada metade com açúcar. Esfregue cada metade nas regiões escuras por alguns minutos, lavando muito bem a seguir.
 

Clarear os dentes

Para clarear os dentes existem tratamentos caseiros com geis branqueadores que se podem comprar na farmácia assim como tratamentos mais profissionais feitos no dentista, que utilizam uma frequencia de luz associada a um gel branqueador que aumenta a capacidade branqueadora dos produtos prara clarear os dentes sem danificá-los.

Muitos tipos de manchas podem ser clareadas desde aquelas provocadas pelo fumo, pelo consumo do café ou chá assim como as manchas escuras relacionadas à idade e a deficiências vitamínicas.

Embora todos os processos de branqueamento sejam indolores, eles podem promover a sensibilidade dentária.

Dentes amarelos

Os dentes podem ficar amarelos por 4 motivos,

  1. fator genético, 
  2. alimentação, como a toma de café e de bebidas com corantes,
  3. má higiene bucal,
  4. maus tratamentos dentários,

A causa mais comum é a da má higiene que leva ao depósito de placa bacteriana. O clareamento dental pode ser feito com uma moldeira e gel ou com laser.

Dentes brancos

Para deixar os dentes brancos o dentista primeiro isola os dentes a serem clareados e a seguir aplica um produto químico em gel ou pasta contendo um agente oxidante libertador de oxigênio. Durante os dois dias seguintes ao clareamento do dentes aconselha-se que o indivíduo não deve fume ou coma alimentos ricos em corantes como café, beterraba, chá ou coca-cola.

Existem várias técnicas profissionais para clarear os dentes, o laser por exemplo é outra alternativa, e qualquer dente pode ser clareado inclusive dentes já desvitalizados.

Dentes sensíveis

A sensibilidade dos dentes alterada ocorre porque a dentina, parte mais interna dos dentes, fica à amostra e causa dor quando come-se ou bebe-se  algo quente, gelado, ácido ou muito doces.

Para diminuir esse incômodo deve-se escovar os dentes corretamente, com um creme dental apropriado para dentes sensíveis. Deve-se também evitar o consumo de refrigerantes, por serem ácidos e podem aumentar o desgaste dentário, aumentando a sensibilidade nos dentes.

As pessoas mais propensas a isto são as que tem falta de saliva, tem uma exposição da gengiva maior do que deveria, pessoas que sofrem de bulimia (pela acidez do vômito), pessoas sujeitas a tratamentos periodontais e as que não escovam os dentes corretamente.

Dentes saudáveis

Para manter o dentes saudáveis e evitar cáries é importante seguir uma rotina de limpeza dos dentes.

Siga então os 4 passos sugeridos a seguir para manter as saúde dos dentes:

  1. Escove os dentes após cada refeição.
  2. Use fio dental diariamente.
  3. Limite a ingestão de alimentos e bebidas açucaradas.
  4. Visiste o dentista 2 vezes por ano.

Solução caseira para mal hálito

O bicarbonato de sódio é um excelente neutralizador de odores que ajuda a diminuir o mal hálito.Sempre que for escovar os dentes, mergulhe a escova de dentes num pote com bicarbonato de sódio e esfregue muito bem os dentes e toda a boca enxaguando a seguir.

Principalmente à noite não esqueça de passar o fio dental antes de começar a escovar os dentes.

Sintomas de periodontite

A periodontite é uma doença inflamatória que atinge a gengiva e a mandíbula causando a perda de dentes. Seus sintomas são:

  • Alterações na posição dos dentes,
  • Aumento da sensibilidade dos dentes,
  • Mau hálito,
  • Pus na gengiva,
  • Sangramento da gengiva ao escovar os dentes,
  • Gengiva vermelha e inchada,
  • Dentes fracos,
  • Amolecimento dos dentes,
  • Dentes sem carne.

A periodontite está intimamente ligada ao tártaro e deve tratada rapidamente para evitar o agravamento da situação.

Remédio Natural para Afta

O bicarbonato de sódio é um ótimo remédio natural para acabar com as aftas. Coloque um pouquinho de bicarbonato de sódio em cima da afta e deixe derreter sozinho.

Você pode também fazer um bochecho com uma solução feita à base de bicarbonato para um tratamento complementar menos abrasivo.

Coloque 1 colher de chá de sal, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em meio copo de água morna e faça os bochechos 3 vezes por dia.

Muitas vezes as aftas são causadas por uma baixa no sistema imunitário, para melhorá-lo coma mais verduras, legumes e frutas.

 

Sal marinho cura afta

O sal marinho acelera a cicatrização, curando mais rapidamente a afta. Por isso prepare uma solução misturando meia colher de chá de sal marinho em 125 ml de água morna. Faça bochechos com esta solução várias vezes por dia.

As aftas podem aparecer em qualquer parte do interior da mucosa da boca, nas gengivas, na língua na bochecha e algumas vezes na garganta. Em geral duram entre 1 e 2 semanas se não forem tratadas.

Remédio caseiro para afta

Mastigar folhas novas de abacateiro é um excelente remédio caseiro para curar as aftas na boca, mas se não tiver por perto um abacateiro, outra solução natural é fazer bochechos com chá de salva duas vezes por dia.

As aftas podem ser consequência de uma alimentação inadequada ou do aumento da acidez estomacal, por isso evite alimentos condimentados, enlatados e de origem animal.

Solução caseira para afta

A calêndula é uma ótima solução caseira para curar aftas. Faça o chá com 1 colher de sopa das pétalas de calêndulas, de preferência frescas, para meia chávena de chá de água fervente e deixe em infusão por 10 minutos.

Faça 3 bochechos por dia com esse chá, um de manhã, outr a tarde e outro a noite.

Como a causa das aftas são de problemas digestivos experimente também beber um remédio caseiro para digestão.

Tratamento caseiro para afta

O aipo é um ótimo tratamento caseiro para aftas. Basta ferver 1 litro de água e despejá-la sobre 3 colheres de sopa de aipo picado.

Deixe amornar, coe e beba a seguir. Esse chá de aipo deve ser tomado a cada 8 horas para que tenha o efeito desejado.

Sabe-se que o aparecimento das aftas está relacionado com o stress, então controlar a ansiedade e o stress também são essenciais para acabar com as aftas.

Remédio caseiro para dor de cabeça

Um excelente remédio caseiro para dor de cabeça é a semente de citrinos.

Junte o 10  sementes de mexerica, 10 sementes de laranja e 10 sementes de limão. Triture todas as sementes até torna-las em pó e faça um chá. Tome 30 minutos antes das refeições (café da manhã, almoço e jantar), durante o período de crise. 

Os principais causadores das dores de cabeça são cansaço, estresse ou sinusite, porém dores muito intensas e frequentes devem ser investigadas por um especialista.

Dieta do café da manhã

A dieta do café da manhã foi criada pela endocrinologista Daniela Jakubowicz e consiste em tomar um café da manhã até as 9h contendo 7 porções de proteína, 2 de carboidratos, 2 de gordura e 1 de doce.

Ela afirma que é permitido comer praticamente tudo o que se deseja no café da manhã a fim de acelerar o metabolismo e evitar a sensação de fome durante o dia. Mas é importante contar as calorias também no almoço e no jantar.

Ao longo do dia a pessoa pode consumir ainda mais 600 calorias distribuídas entre almoço e jantar. O almoço deve ser por volta das 14hs e o jantar pouco tempo depois.

O importante é lembrar que praticamente metade das calorias, que deve ser ingerida diariamente, devem ser consumidas no café da manhã. Não esquecendo de comer muitas fibras também nessa refeição.

Remédio caseiro para dor muscular

O suco de melão com limão e uvas, é muito rico em potássio e vitaminas A e C, sendo por isso um ótimo remédio caseiro para ajudar a aliviar dores e tensões musculares.

Bata no liquidificador 30 gramas de melão, e 125g de uvas sem as sementes e depois adicione o suco de metade de um limão. Este suco feito na centrífuga fica mais saboroso e suave.

Tome uma vez por dia este sumo durannte o os primeiros 1o dias de treinos mais intensos, logo após a atividade física. A recuperação muscular acontece  muito mais eficiente e por isso as dores musculares são menos intensas.

Remédio caseiro para dor de cabeça na gravidez

Um ótimo remédio caseiro para acabar com a dor de cabeça na gravidez é colocar uma botija de água fria na cabeça e repousar.

Tente ficar sentada, encostada num local confortável, faça técnicas de respiração para descansar e coloque a botija na cabeça até que a dor de cabeça passe.

A grávida não deve nunca tomar qualquer remédio sem orientação médica. Pois pode ter um resultado desastroso para o bebê.

Lembre-se que tudo o que come, vai para o bebê, mas o fígado do bebê ainda não tem as condições necessárias para filtrar qualquer remédio e isso pode provocar-lhe muito mal.

Teste de gravidez caseiro

Um teste de gravidez caseiro pode ser realizado através da urina.

Numa panela de barro coloque a urina e ferva, observe se há formação de nata, como acontece no caso do leite, se tiver a formação da nata indica que a mulher está grávida.

Uma outra maneira de realizar o teste de gravidez caseiro também com a urina é colocar a urina num recipiente de vidro transparente e adicionar um pouquinho de cloro puro, se a urina mudar de cor, a mulher está grávida.

Esses métodos eram utilizados no passado, porém não são os mais confiáveis.

Remédio para Enjôo na Gravidez

A abobrinha é um ótimo remédio caseiro para diminuir grandemente os enjôos comuns do início da gravidez. Além disso ela é rica em ácido fólico e em magnésio,que são nutrientes essenciais para a formação do bebê.

O magnésio  contribui na absorção do cálcio pelos ossos e na assimilação de proteínas e hidratos de carbono, além de ter função relaxante. E o ácido fólico previne doenças neurológicas e na contribui para a formação perfeita da coluna vertebral.

Deve-se comer a abobrinha diariamente, de diversas formas, assada, ensopada, nas saladas, cozida juntamente com carnes e etc.

Remédio para Resfriado na Gravidez

Os únicos remédios para curar gripes e resfriados na gravidez são os analgésicos à base de paracetamol, a vitamina C e os chás.

As grávidas não estão aconselhadas a tomar nenhum outro tipo de remédio para a gripe, pois estes podem vir a causar problemas no bebê. Como o seu corpo ainda não está devidamente formado, o fígado dele vai ficar sobrecarregado e isso pode ter consequências graves.

Por isso, a grávida deve somente tomar chás de menta ou limão, tomar uma mistura de mel com laranja e se a garganta estiver irritada, pode-se experimentar fazer um gargarejo com água e sal.

A dose diária recomendada de vitamina C é de 60mg, esse valor não deve ser ultrapassado de maneira nenhuma.

A alimentação e a hidratação também são fundamentais para a boa recuperação. Dê preferência a alimentos cozidos ou crus e beba muita água.

Remédio caseiro para enjôo na gravidez

Um ótimo remédio caseiro para acabar com o enjôo na gravidez é mastigar pedacinhos de gengibre logo pela manhã.

A grávida também pode experimentar comer alimentos frios como iogurte, gelatina, sorvete, saladas, água com gás e evitar comer muito, mas sempre de 3 em 3 horas.

Deve-se evitar ao máximo tomar qualquer remédio contra os enjôos principalmente sem orientação médica, pois pode causar uma má formação no bebê.

Os enjôos na gravidez afetam 80% das grávidas e duram em média até a 12ª semana. Isso ocorre pelas alterações hormonais essenciais para a formação do bebê.

Remédio caseiro para anemia na gravidez

Um delicioso remédio caseiro para anemia na gravidez é comer morangos. Os morangos contém propriedades fundamentais para todas as grávidas, que ajudam na produção de sangue.

Experimente comer a fruta fresca após as refeições ou faça um suco de morango para beber aos poucos durante o dia.

O morango além de ser bom para o sangue também aumenta a resistência da pele e fortalece ossos e dentes.

Gripe na gravidez

Para tratar a gripe na gravidez é preciso ter cautela. As grávidas não podem tomar os remédios comuns que combatem a gripe, pois eles podem vir a prejudicar o bebê.

Quando a grávida estiver gripada ela precisa ficar em repouso, beber muito líquido e só pode tomar os comprimidos a base de paracetamol e 1g de vitamina C por dia.

Para ajudar na congestão na nasal, pode-se fazer uma nebulização com soro fisiológico e para a dor de garganta pode-se fazer um gargarejo com água e sal. Uma outra opção é usar um spray de própolis na garganta.

Os chás e mistura de mel com limão são também ótimas maneiras de aumentar o sistema imunitário e vencer a gripe.

Nova gripe

A nova gripe, também conhecida como gripe suína, gripe A ou ainda gripe H1N1, é uma variação da gripe comum.

Neste caso o vírus influenza que provoca esta gripe, sofreu uma mutação desenvolvendo alta capacidade de contagiar as pessoas através do contato direto com o animal doente e também entre pessoas infectadas.

O vírus influenza A, que é o causador da “nova gripe” é tratável com os antivirais Tamiflu e Relenza. O tratamento apresenta melhores resultados quando se inicia em torno do segundo dia de manifestação dos sintomas.

A gripe suína tende a evoluir de forma muito violenta promovendo rapidamente quadros de pneumonia, falência respiratória e morte.

Gripe A (H1N1)

A gripe A, também conhecida como gripe Suína é causada por uma nova espécie de vírus, o H1N1, que é transmitido pelo ar, de pessoa para pessoa, através de gotículas de saliva de um indivíduo doente, e seu diagnóstico é feito através de exame de sangue, já que os sintomas são semelhantes aos da gripe comum.

Os espirros a tosse e o contato da mãos com objetos contaminados são formas potenciais de contágio.

A melhor forma de prevenir o contágio é evitar o contato com pessoas que apresentem sintomas de gripe comum, que são: febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dores no corpo ou musculares, arrepios, fadiga, e menos frequentemente vômitos e diarréia.

Por não existir ainda vacina ou tratamento adequado para este novo vírus, o melhor para se proteger e conter o avanço da doença será sempre evitar o contágio.

Gripe Suína

A gripe suína é uma variação da gripe comum e utiliza como hospedeiro natural o porco. Este vírus sofreu uma mutação e tem uma elevada capacidade de contagiar as pessoas através do contato direto com o animal infectado sendo o risco de contagio igualmente alto entre os seres humanos.

O vírus influenza A, causador da gripe, após uma mutação, que ocorre anualmentea cada ciclo de temporada gripal, se torna mais resistenteaos medicamentos e vacinas. Esta nova “versão”, o  H1N1 batizado como gripe suína, é um tipo tratável com os antivirais Tamiflu e Relenza, medicamentos mais potentes contra o vírus influenza,O tratamento apresenta melhores resultados quando se inicia em torno do 2º dia de aparecimento dos sintomas.

Sintomas de Gripe Suína

Os sintomas da gripe suína nas pessoas são semelhantes aos da gripe regular e inclui:

  • febre;
  • dores no corpo;
  • dor de garganta;
  • dor de cabeça;
  • calafrios;
  • fadiga.

Alguns casos podem também acompanhar diarréia e vômitos.

A gripe suína tende a evoluir de forma muito violenta promovendo pneumonia, falência respiratória e morte.

Prevenir o contágio e estar atento aos sintomas que possivelmente possam estar reacionada á gripe suína é o mais aconselhável.

A carne de porco não é um meio de transmissão da doença segundo as autoridades internacionais.

A vacina contra a gripe comum aumenta a resistência para qualquer gripe, e embora não proteja contra a gripe suína continua sendo importante para saúde pública.

Sintomas de gripe suína

Os sintomas da gripe suína são febre repentina que supera os 38° C, tosse intensa, dor de cabeça e nas articulações, falta de apetite, congestionamento nasal e mal-estar geral.

Os sintomas da gripe suína, gripe A ou como também pode ser conhecida gripe mexicana, são muito semelhantes àqueles que são próprios de uma gripe comum, por isso o diagnótico clínico é a única forma de se saber se é ou não a gripe suína.

Este diagnóstico é feito através de um exame clínico detalhado com análise do sangue, das secreções do nariz e laringe, e deve ser feito durante as primeiras 24-72 horas a partir do início dos sintomas.

O tratamento dos casos confirmados, é feito com os medicamentos ativirais  OseltamivirZanamivir.

Grupo de risco da Gripe A

Os grupos de pessoas com maiores chances para se contaminar com a gripe A são determinados considerando a tendência maior para desenvolver a gripe por possuir teóricamente um sistema imunológico mais frágil.

Esse grupo de risco é composto por idivíduos: 

  • com mais de 65 anos;
  • imunodeprimidos, com aids por exemplo;
  • portadores de doenças crônicas como diabéticos, doentes do fígado, coração ou asmáticos por exemplo;
  • crianças com menos de 2 anos de idade;
  • mulheres grávidas, já que não podem tomar medicamentos.

O estado nutricional e a gripe

Estudos científicos experimentais demonstram que o vírus da gripe pode produzir efeitos mais graves em pessoas com deficiência em selênio.

Além dos cuidados aumentados com a vacianção e também a higiene em época de epidêmia de gripe, o estado nutricional é outro fator determinante na reprodução do vírus e evolução da gripe.

No âmbito da proteção do organismo ao vírus da gripe estudos científicos referem que o selênio tem um papel de destaque, sendo a sua carência responsável pela maior gravidade da gripe, assim como pelo aumento da frequência de sua ocorrência.

Gripe espanhola

A gripe espanhola foi uma pandemia mundial, que matou muitos milhões de pessoas nos anos de 1917 á 1919 em plena guerra mundial. 

Tratava-se então de um vírus do tipo influenza mutado para o qual os seres humanos não tinham imunidade. Esta variação do vírus, fazia com que os pulmões se enchessem de fluido matando as pessoas por afogamento.

Aquela mutação do vírus da gripe comum, é semelhante a que pode se verificar nos casos mais recentes de gripe das aves ( H5N1) ou gripe suína (H1N1), que por ser uma mutação nova e ainda não identificada pelo organismo torna-se fatal para o homem.

A gripe espanhola ficou conhecida com este nome, pois foi em tesrritório espanhol que provocou o maior número de mortes, embora tenha alcançado a índia, sudéste asiático, Japão, China, América central e inclusive o Brasil, onde matou o presidente, então recém eleito, Rodrigues Aves.

 

Fonte: http://www.unc.edu/news/archives/jun01/beck060801.htm

Remédio caseiro para espinhas

Um ótimo remédio caseiro para eliminar as espinhas é lavar o rosto com o chá de uma planta medicinal conhecida como bardana.

Para fazer o chá coloque 2 colheres de chá da raiz da planta seca ou fresca cortada em pequenos pedaços em meio litro de água fria e deixe descansar por 6 horas. Depois de estar de molho, leve ao fogo e ferva durante um minuto.

Use a solução após estar coada, lavando o rosto 2 a 3 vezes por dia, ou apenas aplique com algodão o chá sobre a espinha inflamada.

Remédio caseiro para falta de ar

Um ótimo remédio caseiro para a falta de ar é o xarope de agrião.

Para preparar o xarope leve ao fogo brando 500 g de agrião, 300 g de mel e 300 ml de água. Leve ao fogo e mexa até levantar fervura. Apague o fogo, deixe esfriar e tome 1 colher de sopa 4 vezes ao dia. Este xarope deve ser ingerido especialmente durante as mudanças de estação e inverno.

A falta de ar é caracterizada por uma dificuldade respiratória (dispinéia) que pode ser causada por  asma, bronquite, insuficiência cardíaca ou tuberculose. Os obesos têm maior tendência em sofrer com a dispinéia.  

É importante identificar o que origina a falta de ar para evitar complicaçãoes como alterações na pressão sanguínea, vertigens e asfixia com perda de consciência.

Xarope para a diarreia

Um xarope caseiro muito fácil de ser preparado e eficaz no controle da diarreia é o de cenoura com maçã.

Numa panela leve para ferver, em banho maria, 1/2 cenoura ralada, 1/2 maçã raspada e 1 xícara de mel. o tempo ideal é de 30 minutos, por isso, use o fogo baixo para não queimar.

A seguir, deixe esfriar e coloque num frasco de vidro limpo com tampa. Tome 2 colheres deste xarope por dia.

Este xarope pode ser concervado na geladeira por 1 mês.

Tratamento para diarréia

Durante uma crise de diarréia , nunca consuma café, chocolate ou qualquer tipo de chá preto ou substância que contenha cafeína, evite também o leite ou iogurtes, temperos ou molhos.

Um remédio caseiro simples e eficiente para interromper a diarreia é a água de arroz. Ferva durante vinte minutos em fogo brando 50g de arroz e uma cenoura grande sem pele em um litro e meio de água com sal. Beba um litro desta água por dia.

Manter a hiratação é uma atitude inteligente enquanto a diarreia não está controlada.
 

Solução caseira para diarreia

Uma ótima solução caseira para diarreia é a maçã.

Bata no liquidificador 2 maçãs com 500 ml de água e adoce com mel. Esse suco deve ser bebido diariamente em jejum para evitar as crises de diarreia.

Uma outra opção é fazer um chá de maçã ou experimentar comer duas maçãs em horários alternados.

Mas atenção o consumo exagerado de maçã pode gerar uma prisão de ventre o que também não é bom para o organismo.

Tratamento para diarréia

Durante uma crise de diarréia , nunca consuma café, chocolate ou qualquer tipo de chá preto ou substância que contenha cafeína, evite também o leite ou iogurtes, temperos ou molhos.

Um remédio caseiro simples e eficiente para interromper a diarreia é a água de arroz. Ferva durante vinte minutos em fogo brando 50g de arroz e uma cenoura grande sem pele em um litro e meio de água com sal. Beba um litro desta água por dia.

Manter a hiratação é uma atitude inteligente enquanto a diarreia não está controlada.

Remédio caseiro para diarréia

A diarréia é caracterizada por evacuações frequêntes, mais de três, e com consitência líquida.

Para interromper a diarréia faça um chá com as folhas da goiabeira (40g para 1 litro de água) e acrescente 1 colher de sopa de caroço e abacate torrado.

Uma receita mais fácil é tomar três copos de água de arroz, no decorrer do dia. Deixe o arroz de molho em água por 10 minutos e depois beba esta água esbranquiçada.

Remédio natural para diarreia

A junção de banana com alfarrobas são um ótimo remédio natural para curar a diarreia, sendo a ideal mistura para bebês e crianças pequenas.

As bananas e a alfarroba são ricas em pectina, um componente que solidifica as fezes líquidas.

Coma uma banana esmagada com um garfo com 2 colheres de sopa de farinha de alfarroba até que os resultados sejam vistos.

Remédio natural para diarreia

Um ótimo remédio natural para curar a diarreia é o chá de erva-dos-gatos, hortelã-pimenta e framboesa. Faça a infusão dessas ervas e beba 3 vezes ao dia.

Para a infusão: Coloque 2 colheres de chá de erva-dos-gatos, 2 colheres de hortelã-pimenta seca, 2 colheres de chá de framboesa numa panela e cubra com meio litro de água fervente e cubra. Deixe descansar por 15 minutos, coe e beba a seguir.

Diarreia infantil

A diarreia infantil é a situação que mais mata crianças até os 5 anos de idade. Se a criança tiver diarreias seguidas, isso pode provocar uma desidratação e pode comprometer gravemente os rins e consequentemente levar à morte.

Por isso a diarreia deve ser tratada com urgência, para evitar maiores complicações. Primeiro é preciso verificar o que causou a diarreia, pode ter sido comida estragada, água contaminada ou pode estar relacionada a uma outra doença.

Depois é preciso tomar algum remédio como o diasec, por exemplo, ou ainda pode-se experimentar uma ótima solução caseira para a diarreia, além de oferecer sempre a criança muita água e frutas.

Geralmente as crises de diarreia dessaparecem sozinhas dentro de 5 dias, mas se isso não acontecer procure rapidamente o auxílio médico.

Sonambulismo infantil

O sonambulismo infantil pode começar entre os dois e os três anos de idade. Durante os episódios de sonambulismo que iniciam geralmente duas horas depois da criança dormir, ela está apenas parcialmente acordada.

A criança sonambula pode:

  • andar
  • abrir a porta
  • ir ao banheiro
  • abrir gavetas

O sonambulismo pode ser um sintoma de tensão, ou seja, que algo perturba a criança durante o dia, e com o crescimento pode tornar-se perigoso para a criança.

Garantir que a criança dorme tempo suficiênte durante o dia pode ser a melhor forma de prevenir o sonambulismo.

Remédio caseiro inapetência infantil

Um excelente remédio caseiro para contornar a inapetência infantil é o chá de alfazema e erva-doce.

Faça o chá com 15g de folhas de alfazema e sementes de erva-doce para cada litro de água fervente. Ofereça a criança  este chá sempre que tiver sede.

A inapetência ou falta de apetite é  natural nas crianças especialmente entre o primeiro e o terceiro ano de idade, mas é comum também que volte a aumentar em geral após os três anos de idade, mas se õ desenvolvimento esperado não estiver sendo alcançado é necessário procurar se contoranr o problema.

Sonambulismo infantil

O sonambulismo infantil pode começar entre os dois e os três anos de idade. Durante os episódios de sonambulismo que iniciam geralmente duas horas depois da criança dormir, ela está apenas parcialmente acordada.

A criança sonambula pode:

  • andar
  • abrir a porta
  • ir ao banheiro
  • abrir gavetas

O sonambulismo pode ser um sintoma de tensão, ou seja, que algo perturba a criança durante o dia, e com o crescimento pode tornar-se perigoso para a criança.

Garantir que a criança dorme tempo suficiênte durante o dia pode ser a melhor forma de prevenir o sonambulismo.

Roséola infantil

Roséola infantil é uma doença caracterizada por febre muito alta (até 42º) que afeta principalmente crianças com menos de 2 anos de idade. Ela é causada pelo vírus da herpes e é transmitida pela saliva, principalmente entre crianças.

A febre aparece repentinamente e dura em média 3 dias, a seguir, ela diminui e então aparecem algumas erupções na pele. É comum a criança ficar manhosa e perder o apetite, e em algumas uma leve diarreia pode ser vista.

Se o seu filho apresentar uma febre tão alta, procure imediatamente um pediatra. A roséola infantil não tem um tratamento específico, por isso, a medicação será só para controlar os sintomas.

Obesidade infantil

Obesidade na infância é uma problema mundial que cresce a cada ano e que pode em parte ser explicado devido ao estilo de alimentação adotado pela família, e pelo sedentarismo crescente.

Os principais riscos para a criança obesa são a elevação dos triglicerídeos e do colesterol, alterações ortopédicas, na pressão arterial, na saúde da pele, e complicações respiratórias.

A obesidade representa a doença nutricional mais prevalente entre crianças e adolescentes, muitas vezes coexistindo com a desnutrição.

Além das más consequências para a saúde do adolescente e do adulto, a obesidade na infância produz um quadro psicológico conturbado, com diminuição da auto- estima, depressão e distúrbio da auto-imagem.

Está estatisticamente comprovado que uma criança obesa tem um maior risco de tornar-se um adulto obeso.

Depressão infantil

A depressão infantil pode ser percebida quando o sentimento de tristeza da criança, deixa de ser esporádico para corriqueiro e torna-se cada vez mais forte. Isso ocorre principalmente em casos de separação dos pais, pela mudança do colégio, com a morte de algum parente ou até mesmo de um animal de estimação.

A depressão nas crianças muitas vezes pode ser confundida com birras, crises de mau humor e a agressividade. Para diagnosticar e tratar este problema ninguém melhor que um psicoterapeuta.

Muitas vezes a depressão infantil pode gerar outros problemas como distúrbios alimentares e má postura.

O uso de medicamentos não é unânime pelos médicos, somente nos casos mais graves e nas crianças com mais de 7 anos de idade. Mas todos concordam que um tratamento com um psicólogo é fundamental.

Artrite infantil

A artrite infantil é uma doença que afeta mais meninas do que meninos e em geral não tem causa definida. Esta doença pode começa a se desenvolver antes que a criança complete os cinco anos de idade e uma pequena parte se manifesta antes dos 2 anos de idade.

A artrite infantil quando envolve até 4 articulações nos primeiros 6 meses da doença se define como artrite idiopática juvenil oligoarticular. Em casos em que são afetados mais de 5 articulações se designa artrite idiopática poliarticular.

A especialidade médica mais indicada para se fazer o diagnóstico correto e implementar o tratamento adequado é o reumatologista pediátrico.

Perthes: problema infantil do quadril

Esta doença de Legg-Calvé-Perthes é uma perturbação infantil, de causa desconhecida, da circulação sanguínea no quadril quando este ainda está em desenvolvimento, onde o sangue deixa de irrigar o fêmur e o osso morre. Ocorre um enfraquecimento progressivo da cabeça do fêmur que pode provocar deformação permanente.

Perthes, afeta crianças entre os 3 e os 12 anos, principalmente, os meninos que são erca de 80% dos casos. Pode afetar apenas um lado ou os dois.

Não pode ser prevenida mas pode ser curada. O tratamento é feito reduzindo a carga sobre a área afetada para evitar as deformidades e favorecer uma cura mais rápida. Uma intervenção cirurgica é uma alternativa que se considera nos casos mais graves.

Os principais sintomas são sensação dolorosa no quadril ou na coxa, mancar progressivamente e atrofia muscular.

Scheuermann: um problema da coluna

A doença de Scheuermann é uma deformidade da curvatura da cluna vertebral, que produz um arqueamento ma das costas. Levando o doente a adotar uma postura dobrada ou agachada.

Pode surgir em qualquer idade afetando tanto homens como mulheres.

Sua origem é ainda desconhecida, masé uito frequente apresentar-se associada a diferentes problemas do desenvolvimento ou á doenças degenerativas.

Nos adolecentes, pode ser produto de separação de várias vértebras consecutivas, ou e pessoas de idade mais avançada a osteoporose é apontada como a causa mais provável.

O tratamento  a ser adotado varia de acordo com a casa da perturbação, podendo ser necessário recorrer à cirurgia corretiva em idades precoces ou em casos menos sérios fisioterapia e medidas é suficiente.   

Fox-fordyce: Problema de pele

É um processo dermatológico crônico, de origem desconhecida que afeta as áreas do corpo ricas em glândulas sudoríparas, especialmente as axilas, aréolas do peito, umbigo e virilhas. Aparecem nestas zonas  pústulas amareladas duras e de diferentes formas.

Afeta principalmente as mulheres especialmente na puberdade e na adolecência. A doença resulta de uma obstrução dos poros excretores das glândulas sudoríparas, e embora não tenha etiologia completamete exclarecida, atribui-se a fatores emocionais, hormonais e alterações químicas do suor.

O diagnóstico é confirmado através de uma biópsia aos microquistos, não existe um terapia curativa definitiva, mas o tratamento envolve a administração de estrogênios e corticóides locais, ou contraceptivos orais. A eletro-cirurgia a laser é também uma opção de tratamento.

Sintomas

  • Aparecimento de pápulas (grânulos) da mesma cor da pele ou mais escuras;
  • A pele das diferentes áreas afetadas adquire um aspecto de placas esurgem múltiplos microquistos, devido à obstrução dos poros.

Como solucionar o problema dos calos

Um calo é uma área dura na camada superior da pele que se torna grossa, rígida e espessa, como uma resposta ao atrito constante em que a área é submetida.

O problema dos calos também pode ocorrer em outras partes do corpo, como mãos, cotovelos ou sobre outras áreas expostas ao atrito repetido.

Para solucionar esse problema, é necessário eliminar a fonte de irritação da área da calosidade, o que normalmente o desfaz com facilidade.

Em outros casos, são usados medicamentos (ácido salicílico) que dissolvem a queratina presente no calo.

Artroplastia do quadril

A Artroplastia do quadril é uma cirurgia que coloca uma prótese de metal, de polietileno ou de cerâmica na articulação do quadril para substituir a articulação danificada. A artroplastia de quadril é indicada para pessoas com artrose grave na articulação do quadril, fratura, artrite reumatóide, e outros. A prótese pode ser total ou parcial.

Os benefícios do uso da prótese são diminuiçao da dor em 98%,  melhor qualidade de vida e facilidade em movimentar as pernas.

A prótese tem duração de 10 anos devendo ser substituída após esse período.

Luxação do Quadril

A luxação do quadril pode ocorrer em qualquer idade, inclusive em bebês. Quando o bebês já nasce com o quadril luxado, dá-se o nome de luxação congênita de quadril.

Ela é caracterizada por uma desconexão entre os ossos da bacia com os da coxa e pode passar desapercebida pelos pais nos primeiros meses de vida, só sendo notada quando o bebê começa a ficar de pé e a dar os primeiros passos.

Um ortopedista é a pessoa mais indicada para diagnosticar a luxação congênita de quadril fazendo teste e através de um exame de ultra som.

O tratamento vai depender da idade do bebê. Se ele for muito novo, o tratamento é feito engessando as pernas na posição correta. Quando o bebê já tem mais idade, muitas vezes é preciso recorrer à cirurgia para a correção.

Relação cintura quadril

A relação entre a cintura e o quadril (RCQ), é um excelente meio para identificar a existência do risco aumentado para doenças cardiovasculares e hipertensão arterial.

Para saber se faz parte do grupo de pessoas com alto risco para desenvolver doenças do coração,é preciso descobrir qual é a relação entre a cintura e o quadril. 

A conta é simples: (RCQ=c. cintira/c. quadril)

Com uma fita métrica meça a circunferência da cintura e divida este número pela circunferência do quadril.

Resultados superiores ou iguais a 0,8 para mulheres e 1,0 para homens, indica alto risco para doenças cardiovasculares, sendo que o risco é maior quanto maior for o valor.

Estudos científicos provaram que uma grande concentração da gordura abdominal (próxima ao coração), mesmo sem considerar o grau de obesidade, é um factor de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas.

Como afinar a cintura

Um novo método de como afinar a cintura é o uso do aparelho electro acoustic therapy associado ao ultra shape. Ele é indicado para regenerar a pele e ajudar na formação de novos tecidos, melhora a elasticidade e dá firmeza a pele.

São aplicadas ondas elétricas e acústicas simultaneamente, em torno de 10 sessões. O ultra shape é um equipamento que realiza uma remodelação ultrasônica destruindo as células de gordura sem causar lesão nos outros tecidos.

Numa sessão pode perder-se até três centímetros de contorno corporal. Associar os dois aparelhos é uma ótima forma de acabar com as gorduras localizadas na barriga e ter a pele firme.


 

 

Votação
O que você acha desse site? Dê sua nota
9|95|blue
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (474 votos)




ONLINE
3





Partilhe este Site...





Crie aqui o seu Site Grátis! Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net